AMIGOS E CIDADES: A Lú do Roma pra Você e seus segredos.


O Amigos e Cidades é um espaço que abri no Mochilinha para que amigos queridos pudessem partilhar um pouco do que mais amam em suas cidades. É um projeto para partilhar paixões, me inspirar e inspirar os leitores do Mochi, como contei no primeiro post: A Cris de Barcelona e o bairro Gótico.

Os convites tem um caráter bem pessoal, como tudo nesse espaço. Agradeço todos que toparam, com tanto carinho, dar uma parada em seus afazeres e dedicarem seu tempo à contar histórias, por acreditarem que partilhar nos faz mais felizes! 

A segunda convidada foi a Luciana, do Roma pra Você. Uma querida amiga que há anos me surpreende todas as manhãs com novos cantos da cidade eterna, que já vou favoritando na minha lista interminável de lugares para conhecer em Roma. Lista sempre recheada é garantia de muitos retornos, muitas visitas e muitas andanças por ruas tão queridas. 

O que será que ela nos conta sobre suas preferências? 


___________________________ 


Roma é uma surpresa constante. 


Sempre achei que conhecia muito bem a minha cidade, quando no Natal de 2012 ganhei um livro intitulado “101 coisas para fazer em Roma pelo menos uma vez na vida” (em it.: 101 cose da fare a Roma almeno una volta nella vita), que me mostrou quantas coisas ainda havia para descobrir.

Esse presente foi o pontapé para que eu criasse um city travel blog dedicado à Cidade Eterna, porque queria compartilhar meus achados com outras pessoas que querem conhecer Roma. Tanto para quem vem pela primeira vez, quanto os “viajantes seriais”, como costumo chamar aqueles que apostam em um destino e voltam sempre.

Então vamos lá! Três dicas que eu gostaria de compartilhar com vocês:

1) Explorar a Roma Secreta

No Google é possível encontrar muitos tópicos, principalmente em italiano (Roma Segreta) e em inglês (Secret Rome), com propostas de lugares maravilhosos para serem visitados. Muitos deles, mesmo não sendo totalmente desconhecidos, ainda são um segredo para a maioria do turismo de massa. As nossas escolhas? Visitar os subterrâneos de Roma. Começando por aquele da Fontana di Trevi. Inacreditável, mas há alguns anos, ao fazerem escavações para reformar um cinema nas imediações da fonte mais famosa de Roma, descobriram uma antiga vila romana. Outra proposta pode ser conhecer o Buraco da Fechadura, que revela um segredo fantástico: ao olhar pelo buraco da fechadura, vemos no fundo a cúpula da Basílica de São Pedro como se estivéssemos usando um monóculo. É incrível! E se você fala um pouco de italiano ou inglês, saiba que muitas associações culturais realizam visitas em locais que não ficam sempre abertos ao público. Mais uma sugestão? Também é possível percorrer o antigo Estádio de Domiciano, ou seja, os subterrâneos da Piazza Navona, praça majestosa na qual se encontra a sede da Embaixada do Brasil. Por fim, também é um passeio muito interessante poder conhecer os subterrâneos do Coliseu, geralmente abertos ao público de Maio a Novembro.



2) Vistas panorâmicas para ver Roma do alto

Existem várias possibilidades de poder contemplar Roma do alto, algumas pagas como: a cúpula da Basílica de São Pedro (após uma subida bem fadigosa), o terraço panorâmico do Vittoriano (Altare della Patria) e os seis mirantes dentro do Complexo formado pelo Fórum Romano e Palatino. Mas também há ótimas oportunidades totalmente grátis de contemplar a Cidade Eterna. As minhas duas preferidas são: 1) da Colina Gianicolo temos uma vista privilegiadíssima da cidade. Lá também se encontram duas estátuas lindas e monumentais dedicadas a Giuseppe e Anita Garibaldi (as cinzas de Anita encontram-se depositadas aos pés da estátua), pois foi aqui nessa colina e arredores que deu-se a batalha decisiva para a unificação da Itália. O lugar é bem bonito, muito bem cuidado, com um parque com pelo menos 60 bustos de mármore dedicados aos heróis que participaram da luta pela unificação da Itália. 2) Jardim das Laranjeiras (Giardino degli Aranci) uma das localidades que foram retratadas no filme A Grande Beleza e de onde temos uma vista privilegiadíssima do Trastevere, e também a cúpula da Basílica de São Pedro e parte do Rio Tibre.


3) Descobrir bairros pitorescos e interessantes além do Trastevere


Vejam bem, o Trastevere merece sim ser batido, descoberto, deslumbrado. É um bairro que eu amo, caminho sempre pelas mesmas ruas, pelos mesmos becos e tenho sempre algo novo a descobrir. Tudo depende do meu estado de ânimo. Mas existem pelo menos duas áreas de Roma que merecem serem exploradas: Testaccio e Monti. Testaccio nasceu como bairro para a classe operária. Era destinado como moradia aos trabalhadores do matadouro, das centrais de gás e luz. Hoje tem uma área trend, com muitos artistas, atores famosos e jornalistas. Por ser uma das principais sedes do IED (Istituto Europeo di Design) o bairro também é frequentado por muita gente jovem. O bairro também é ótimo para quem viaja com crianças: há pracinhas, livrarias infantis, além de ser um bairro completamente plano! 


Em Testaccio você encontra de tudo: moda, ótima gastronomia para todos os bolsos, lojinhas trend, o Macro (ex-matadouro que foi transformado em museu e espaço cultural) e muitas discotecas para quem curte a balada. O que você não pode perder em Testaccio? As barraquinhas de gastronomia da feira local, o famoso Mercato di Testaccio. Como chegar? Com os ônibus 83, 170, 23, 160, 75 e o bonde 3 que passa no Trastevere. Monti, por sua vez, é um bairro pequenino, escondido ali pertinho do Coliseu. Ele foi uma das locações escolhidas por Woody Allen para as cenas de Para Roma com Amor, e é uma delícia de bairro. Caramanchões nas janelas, subidas e descidas panorâmicas e, além de ser um dos redutos da boa gastronomia de Roma, ali também há muitas lojinhas e ateliês de artesãos que produzem o verdadeiro made in Italy. Como chegar? Ao sair da estação Cavour (metrô B), você já estará dentro do bairro. Comece seu passeio pela Via Urbana, que é o “epicentro gastronômico” de Monti.




____________________________ 

Encontre a Luciana e suas descobertas sobre Roma, no:


As imagens desse post pertencem ao "Roma pra Você" e foram gentilmente cedidas pela autora, para ilustrar essa história. 

_________________________

Índice das postagens do projeto "Amigos e Cidades": 



.

3 comentários

  1. Arrasou Lu, já preciso voltar para Roma!!!

    ResponderExcluir
  2. Lu, adorei e já vou lá conhecer seu blog ! Como é bom saber de cantinhos assim mesmo em grandes cidades. ótimo post ,beijocas

    ResponderExcluir
  3. Realmente Roma é impressionante e arrasa.
    Sempre me perguntam quantos dias seria o ideal para estar em Roma.
    Sabe a minha resposta? A vida inteira! Vejo suas fotos e realmente é um texto super completo e de referencia. Parabéns.

    ResponderExcluir

Para o Topo