3 Ilhas em Cartagena, para curtir em bate e voltas!


Há muitas maneiras de se organizar um roteiro para a Colômbia e tendo Cartagena como destino principal. Alguns roteiros incluem Bogotá e San Andres e outros mas, no nosso caso, não. Nosso destino era Cartagena das Indias


Tendo Cartagena e sua linda Ciudad Amurallada como desejo principal, é necessário escolher as ilhas por onde se perder sob o sol colombiano. 



As praias da cidade possuem areia escura e, no réveillon, estavam muito muvucadas. Agora, nada supera o pôr do sol em Boca Grande - o sol em brasas! 



Aqui o segundo detalhe: escolhemos turistar em bate e voltas, sem nos hospedarmos nos resorts existentes nas ilhas. Todos recebem turistas que se deslocam para passar apenas o dia. Após conhecê-los, acho que nossa decisão foi muito acertada, pois nos proporcionou curtir todas as noites nos embalos da Ciudad Amurallada. 



Para as ilhas particulares, caso das que indicarei nesse post, os passeios devem ser adquiridos nas agências de turismo ou diretamente no porto, de onde saem as lanchas (como adquirimos em agência, não saberia informar se devem ser adquiridos com antecedência no porto, ou não, mas acredito que sim). 



Os deslocamentos para as ilhas são feitos em lanchas rápidas, que são uma aventura a parte. Embora sejam passeios com certa "emoção", as lanchas nos pareceram em boas condições e com equipamentos de segurança de uso obrigatório individuais. Há fiscalização e as lanchas não saem do pier sem que todos estejam com coletes salva-vidas afivelados. 




O tempo médio de deslocamento, com as lanchas rápidas (alguns passeios podem ser feitos em Catamarãs), é de 45min a 1h e, em boa parte, é feito em mar aberto. Estando o mar muito revolto, especialmente no período da tarde, há um desvio por rio até o encontro das águas com a baia de Cartagena, que aumenta o percurso em quase 1h, mas dá mais segurança - tivemos essa experiência em nosso último dia. 



Para aqueles que não se sentem a vontade no mar, possuem receio de fazerem tais deslocamentos em lanchas ou ficam muito nauseados, recomendo a hospedagem nos resorts, diminuindo o número total de deslocamentos. 



Nas ilhas particulares os resorts estipulam um número máximo de turistas por dia, evitando aglomerações e permitindo que todos possam usufruir da estrutura com conforto. Para quem deixa para comprar os passeios já em Cartagena, nosso caso, aconselho a fazê-lo na chegada, para garantir suas vagas. 

Considerando nossas escolhas, indico as ilhas que mais curti (em ordem inversa de preferência): 

1. Isla CocoLiso

Esse passeio tem a opção de ser feito em Catamarã, meio que foi utilizado pela maioria naquele dia. Havíamos comprado como lancha rápida, mas pelo que percebi iriam empurrar todos para o Catamarã. Como nossa turma chegou no pier por último, fomos de lancha rápida, o que para mim foi maravilhoso - fiquei livre daquelas atrações musicais, brincadeiras e ainda ganhamos mais tempo para curtir as águas da ilha. 



O resort tem boa estrutura, um grande salão onde é servido o almoço, banheiros, área de piscinas, bar e quiosque com equipamentos para aluguel - snorkel e sapatilhas. 



A praia não possui área de areia, possuindo um deck junto a mureta que dá acesso ao mar, por escadas (iguais as usadas em piscinas). Junto ao deck há mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, que permitem um banho de sol confortável ou a permanência, junto ao mar, ao abrigo de ombrelones. 



Na chegada são oferecidos passeios ao Oceanário e para mergulho com snorkel, mas optamos por apenas curtir a praia. 

Na área de banho o fundo do mar é recoberto por corais e pedras, o que machuca bastante os pés e sempre há o risco de um corte. É aconselhável o uso de sapatilhas (ou crocs, como vi alguns usando). Para os desavisados, as sapatilhas são vendidas no píer de Cartagena, ao custo de 20 mil pesos (algo em torno de 20 reais) e, em CocoLiso especificamente, há o aluguel por 7 mil pesos. 


A única piscina de água doce que encontramos nas andanças foi nesse resort, com área para adultos e crianças, além de mesas, espreguiçadeiras, muita sombra e redário, no entorno. 




O almoço, incluído no valor pago, é servido em dois horários distintos. O primeiro horário para aqueles que não se deslocaram ao Oceanário e, no segundo, para os que de lá estão retornando. 

Em CocoLiso o almoço em sistema de buffet (quase um bandeijão) é servido no interior do prédio principal. A refeição pouco varia de um resort em relação ao outro: arroz de coco, patacones (bananas em forma de panquequinhas, fritas), salada verde, frutas fatiadas (melancia e manga), suco e peixe frito (mojarra). 

O mar é muito calmo, sem formação de ondas e com muitos peixinhos coloridos convivendo harmoniosamente com os turistas, para delírio das crianças. 

Numa escala de tons de verde, contrastando com o tom levemente amarelado da areia e corais ao fundo, as águas são um deleite para os olhos (e para as lentes das câmeras). Mas, quando se observa ao longe, são azuis... 



O lugar é muito agradável e incrivelmente fotogênico. 


2. Isla Del Encanto

A faixa de areia é belíssima, convidando a uma caminhadinha. 


Há uma boa e agradável estrutura no local, com sanitários, piscina, quiosque para venda de bebidas, além de muitos garçons que atendem diretamente na área junto ao mar. 



Há espreguiçadeiras colocadas junto ao mar, recobertas por ombrelones ou na sombra das árvores, protegendo do sol e proporcionando uma temperatura muito agradável. 



O mar, em tons azulados, conta com pequenas e serenas ondas. Há corais na área de banho, em menor quantidade do que em CocoLiso, mas ainda mais agradável com o uso de sapatilhas protetoras. 



A piscina é bastante rasa, permitindo que os pais deixem as crianças mais a vontade, aproveitando as águas salgadas ao abrigo do sol, já que fica na sombra das árvores no período da tarde. 



O almoço é servido num buffet instalado num grande e fresco quiosque, enquanto as mesas ficam no entorno, ao abrigo do calor. A refeição me pareceu bem mais saborosa do que em CocoLiso, com mais opções de saladas e frutas, servida num lugar infinitamente mais bonito e agradável. 



Del Encanto fora a isla mais recomendada e, admito, é um lugar lindo, organizado e muito gostoso. Se Gente de Mar não tivesse entrado em nosso roteiro, ela seria imbatível! 




3. Isla Gente de Mar



Essa não estava em minhas anotações e nem nos foi oferecida na agência de turismo. Vi seu nome num dos prospectos e perguntei se valeria a pena. Surpresa? A vendedora disse que era das melhores, que recebe um número limitado de turistas diariamente e que era muito bonita. 



Lá fomos nós, conhecer o pequeno paraíso! 

O lugar é esplêndido, com muitas áreas com cadeiras e espreguiçadeiras distribuídas sob a copa das árvores, deixando o local bastante fresco. 



A área de banho é em uma pequena enseada, com uma quantidade menor de corais no fundo e que possibilita o banho sem sapatilhas. 



Foi o melhor banho de mar de toda a viagem, passei horas curtindo aquelas águas mornas e com pequenas ondas - preciso dizer que esqueci de renovar o protetor e levei a super queimada da viagem? Não, né?!!  



Alguns nativos vendem pequenas esculturas em pedra, sem chegar a perturbar os visitantes. 

Há muitos caiaques a disposição dos visitantes. 



No bar há um salão de jogos e a venda de bebidas, mas os garçons servem as bebidas junto ao mar. 

Para famílias que pretendam ficar junto a piscina, com crianças especialmente, nessa não há tal comodidade. Lá o banho é apenas de mar!!! 

O almoço é servido numa área com muita vegetação e rodeada pelo mar, com uma vista linda, sem perder o frescor que a sombra proporciona. 



A refeição oferecida repete os ingredientes das demais, com exceção do caldo de peixe - provei e estava delicioso. O peixe estava maravilhoso. 



Em Gente de Mar nos foram oferecidas toalhas, logo na chegada, embora sempre levássemos as toalhas de piscina do hotel. Um cuidado do empreendimento, que deve ser valorizado. 

Há sanitários e chuveiros para uso dos visitantes, num espaço com bancos e bem higienizado. Entretanto, como nem tudo são flores e festa, estavam com problemas no abastecimento de água doce e as duchas estavam desligadas e a descarga dos sanitários foram substituídas por baldes de água do mar, jogados pelas funcionárias do local. 

Sem piscina e sem água doce nas duchas, tivemos que retornar com a pele salgada, o que sempre acentua o risco de queimaduras solares (hora de renovar o protetor e claro que a Paula não lembrou disso!!!). 

As lanchas que deslocam os turistas até o empreendimento são maiores, mas menos turísticas. Os bancos não são organizados como num ônibus, caso das demais, sendo que nessa as pessoas sentam em posições variadas, alguns viajando de costas para a corrente. O peso da lancha faz com que deslize de forma diferente, havendo menos choque com as ondas revoltas do retorno, mas jogando muito mais água nos viajantes. O retorno foi com muita emoção, digamos. Eu e Ná, que escolhemos voltar bem ao fundo, para podemos estar de frente, ficamos absolutamente encharcadas. O retorno foi com muita emoção, mas com muita alegria e gargalhadas!!! 




Informações gerais

* o valor dos passeios para as ilhas nominadas variou entre 150 e 160 mil pesos, por pessoa, todos com as refeições inclusas. Na chegada é informado que, para aqueles que não comem peixe, sendo feita a solicitação naquele momento, é possível optar por carne de gado ou frango; 

* fora o valor cobrado nas agências de viagens há o imposto de 7 mil pesos por perna, para entrar no complexo de Islas del Rosário. O imposto deve ser pago pelo próprio turista, no porto. É exigido o valor de 14 mil pesos por pessoa, por passeio. Tenha o dinheiro sempre em mãos. Para CocoLiso saímos de uma marina particular e o imposto foi exigido, mas não recebemos nossos comprovantes; 

* na maioria dos passeios para praias em áreas particulares, o transfer é de ida e volta para o hotel, o que não acontece no caso das praias públicas, quando é só de ida ao porto. Guarde pesos para o retorno ao hotel, se ele não está em área próxima ao pier;  

* em todas as ilhas particulares nos foram oferecidos artigos de artesanato produzidos pelos nativos. Não são insistentes, mas a maioria vende apenas alguns adereços simples e sem qualquer apelo. Entretanto, em Gente de Mar, há venda de pequenas esculturas, algumas muito bonitas e com valores variados. A maioria das esculturas eram de pequeno porte e estavam numa faixa que variava de 80 a 300 mil pesos. Não vi tais artigos sendo vendidos em qualquer outro lugar, nem mesmo em Cartagena. Logo, tenha pesos em mãos e negocie, pois é da tradição deles a pechincha; 

* o tipo de lancha e seu comportamento no mar varia de acordo com o empreendimento a ser visitado, mas em todos os casos há preocupação com a segurança. Todos recebem e são obrigados a usar coletes salva-vidas em boas condições, que devem ser mantidos afivelados, inclusive em bebês de colo. Em caso de mar excessivamente revolto é feito um desvio por um braço de rio, saindo de mar aberto e navegando em águas mais calmas até o encontro com a Baía de Cartagena (não esqueça, sua definição de mar revolto pode ser bem diferente da conhecida pelos colombianos). 

Como a cidade de Cartagena não possui praias de areias claras e águas cristalinas, embora sejam próprias para banho, os passeios diários são altamente recomendados para aqueles que não passarão algum período hospedados em resorts de praia. 

Fazer os passeios em sistema de bate e voltas proporciona conhecer diferentes empreendimentos e áreas com características bastante singulares. Embora não seja fã e ache um tantinho cansativo, organizei nossa viagem dessa maneira, ao estilo nordeste brasileiro, e foi muito gostoso! 

O que mais é preciso saber para curtir o sol e as águas colombianas? Protetor solar, um chapéu para os mais sensíveis e um coração aberto para curtir aquele povo são a melhor receita para a felicidade (e é muito fácil ser feliz em Cartagena).

Queres ler mais sobre minhas aventuras por Cartagena? Clica aqui e veja mais sobre a Ciudad Amurallada, restaurantes, aldravas e sobre outras ilhas de águas mornas e claras. 
































63 comentários

  1. Adorei!!!! Vou querer passar uns dias nessa última ilha!!!

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irei em abril e tenho algumas duvidas. Quero ficar uma noite num hotelzinho simples em isla grande mas ficar o dia em Gente del mar, como é feito o transporte nesse caso? No dia seguinte quero ir para Isla Coralina e Isla bora bora, dessa forma é so solicitar um transporte antes ou consigo facilmente na hora?

      Excluir
    2. Marcia, apenas relato experiências de viagem, não podendo informar acercado do que não fez parte de nosso roteiro, pois correria o risco de errar nas informações. Acredito que em cada lugar que se hospede consigas transporte para as demais ilhas/praias. Entretanto, terias que ver diretamente com a lancha do local, pois são propriedades privadas e recebem número limitado de pessoas por dia. Corres o risco de que os passeios só saiam do cais, em Cartagena. Para não ter erro, me informaria antes com o hotel as possibilidades oferecidas. Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Que pena que o mar é revolto ! Tenho medo,receio,pavor !!!!!
    Já tenho muitas emoções ! Mas vou preder essas praias maravilhosas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, daí o negócio é passar três dias em Cartagena e, depois, pegar um avião para San Andres!! 😜

      Excluir
  3. Olá! Eu e meu marido estamos nos preparando para uma viagem à Cartagena.Estamos animados mas um pouco receosos porque não falamos espanhol. Acha que teremos muitas dificuldades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, podem ir tranquilos, sem qualquer receio. Sempre pergunte e confirme preços e só. Com boa vontade é perfeitamente viável entender e ser compreendido. Boa viagem!!

      Excluir
  4. Estivemos, eu e o meu marido, na Ilha do Encanto em junho/16 e para nós foi uma decepção. Fora a água morna do mar, que não dá vontade de sair nunca, achei o resort muito despreparado para receber turistas, sem um chuveiro de água doce, tive que entrar na piscina infantil, cheia de adultos e crianças, para tirar o sal do corpo.
    As bebidas são muito caras, já o almoço foi bem mais variado do que estava esperando. Como somos da Bahia conhecemos praias muito mais bonitas do que esta, e confesso que o dia custou a passar e tive muitas saudades da piscina do Movich Hotel onde ficamos hospedados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ione, isso acontece. Há muito de expectativa envolvida. Sou uma apaixonada pelos mares do mundo, moro longe de águas mornas e claras e costumo encontrar em cada canto seu encanto. Tenho um olhar simpático com o que escolho conhecer e isso transforma até perrengues em gargalhadas. Eu procurava águas quentes, serenas e azuis, se possível. Encontrei. Boa sorte na próxima! Abraço!

      Excluir
  5. Já me apaixonei pela Isla Gente de Mar!!! :-)
    Olha que a Colômbia está na minha lista faz tempo... Quem sabe não vira a estréia internacional da Muçarelinha?
    Amei o post, Paulinha!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui, chegou a dar um frio no estômago! Muçarelinha andando em lanchas loucas só depois dos três anos, tá? Ufa, a tia aqui fica mais tranquila. hahahahaaa!!! Essa pequena viverá muitas e grandes emoções com os pais amados que tem. Bjão!!

      Excluir
  6. Adorei suas dicas. Qual você mais recomendaria para ir com uma criança de 1 ano e meio? Abs Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, a Coco Lisos. A área de banho tem águas sereníssimas, dá para ficar brincando com uma criança no colo tranquilamente, em meio aos peixinhos coloridos. Além disso, tem muita sombra, especialmente na área próxima da piscina. Agora, se preferes deixar correr nas areias, junto ao mar, aí é em Gente de Mar. Mas, de forma geral, nenhuma das três tem impedimentos. Abraços.

      Excluir
  7. Adorei as dicas :)
    Viajo em setembro e fiquei na dúvida em qual escolher.
    Você tem alguma agência de confiança para indicar? Fechou lá ou aqui ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, fizemos na agência que havia no Hotel Cartagena Plaza, em Boca Grande, onde ficamos hospedadas. Cada hotel tem sua própria agência, acredito. Abraços.

      Excluir
  8. Parabéns pelo post, Paula. Estava super em dúvida de qual ilha escolher. Agora vou pensar com carinho na Gente del Mar. Mas gostaria de fazer umas perguntas (se puder me ajudar...). Meu marido e eu passaremos 5 dias em Cartagena, chegando no reveillon deste ano, depois seguiremos para San Andres onde ficaremos por 8 dias. Será que vale a pena investirmos nas ilhas em volta de Cartagena? Pois tenho lido que os valores em San Andres são melhores neste tipo de passeio. Sem contar o fato de estar no meio do mar do Caribe. Bjs, Mariete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como irás para San Andres, aproveite ao máximo Cartagena, explore as ruas, os recantos, aproveite as praças. Com cinco dias, deixaria três para a cidade e faria um ou dois bate-voltas: Gente de Mar e Del Encanto. Caso passem o réveillon na cidade amurallada, recomendo que façam reservas para a virada e que aproveitem muito a noite absolutamente colorida e musical que eles preparam. Boas férias!

      Excluir
  9. Oi.. Amei as suas dicas e comentários, estou indo em fevereiro.. Como vc fez para comprar os passeios? É fácil encontrar? Vende nos hotéis?

    ResponderExcluir
  10. Oi, boa noite! Adorei as dicas e queria tirar umas dúvidas. Devo ter apenas um dia para fazer o passeio às ilhas. Qual a melhor opção? Tem como conhecer várias no mesmo dia? Pensei em começar por essas que você indicou e terminar em Playa Branca, ou o inverso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, Licia. São passeios de um dia inteiro. Vocês vai pela manhã, curte o local e retorna no final da tarde.
      Link para todas as postagens, para facilitar:
      http://www.mochilinhagaucha.com.br/search/label/COLOMBIA

      Excluir
  11. Olá tudo bem?
    Tem como conhecer somente uma das opções q você indicou nesse post? Por exemplo, ir direto para isla gente de mar, sem passar pelas outras? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Podes sim, cada uma dessas opções se refere a passeio de um dia. Saidas pela manhã, retorno ao final da tarde.
      Link para todas as postagens, onde poderás ver detalhes de cada um dos passeios:
      http://www.mochilinhagaucha.com.br/search/label/COLOMBIA

      Excluir
    2. Obrigado Paula!
      Só uma duvida, vi em todos os lugares que a vacina da febre amarela não é obrigatória. Realmente não pedem nada mesmo ao chegar no aeroporto de bogotá e cartagena?

      Excluir
    3. Melan, a tal vacina sempre gera muita discussão. Muitos paises possuem tal exigência, mas quase nunca verificam. O problema está nesse "quase nunca", pois quando um atendente resolve complicar e há norma, a única solução é apresentar o certificado. Fiz conexão no Panamá e pousei em Cartagena e, em nenhum momento, foi exigida. Ocorre que sei de pessoas que o embarque foi barrado, ainda no Brasil ou, pior, nem permitiram a imigração no destino. Sempre recomendo que viajantes tomem a tal vacina, emitam o certificado e fiquem livres da dúvida.
      Nos últimos dias há atualizações, em vista do surto de febre amarela em regiões brasileiras. Alguns países passaram a exigir e outros a verificar. Deixo aqui o link do Riq, com as últimas noticias:
      http://www.viajenaviagem.com/2017/02/vacina-contra-febre-amarela-para-viagem

      Excluir
  12. Olá! Poderia me falar o valor desses bate volta que fizeste? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Em torno de 150 mil pesos ou R$ 145,00, cada. Além disso, 14 mil pesos de taxa portuária. Abraços.

      Excluir
  13. Oi Paula! Tudo bem? Uma pergunta: essa viagem de barco para Isla Gente de Mar foi direto ate lá? Ou foi aqueles passeios que param no oceanário e etc?
    Já meio que me decide em ir para Gente de Mar, mas não gostaria de parar em nenhum lugar no caminho, ir direto para lá para aproveitar mais :)

    Obrigada


    Manoela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoela, podes ir sosegada. Os que optam por fazer o Oceanário ou outro passeio eventualmente oferecido, primeiro se dirigem para a ilha. Dali partem apenas aqueles que contrataram, os demais já ficam aproveitando o mar. Foi mosso caso, optamos por não fazer outros passeios e passamos o dia curtindo o local. BjO

      Excluir
  14. Boa tarde, Paula! Tudo bem? Adorei o seu post, me ajudou muito pois estou planejando minha viagem e queria fugir do agito de Baru / Playa Branca. Uma dúvida, você sabe dizer em qual agência agendou os passeios? Gostaria de uma referência! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora. Agendei na agência que há no interior do Hotel Cartagena Plaza, em Boca Grande, onde ficamos hospedados. Não saberia informar o nome da agência, infelizmente. Mas cada hotel possui uma agência para atendimento aos hóspedes e ao público, além de haver vendedores dos passeios as ilhas no porto, também. Abraços!

      Excluir
  15. Olá Paula,

    Estou adorando o seu blog. Anotando todas as dicas.
    Vou para Cartagena no próximo sábado, 10/06/17. Qual dessas 3 ilhas você acha que vale mais a pena com uma criança de 4 anos?

    Abs,

    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta. Vou indicar de acordo com o que percebi: as crianças pequenas brincavam muito em Coco Liso. A área para banho não possui areia, lembra piscinas, com escadas e delimitada por boias. Para o banho o ideal é, crianças e adultos, terem sapatilhas (vendidas no porto) ou croc's, por conta dos pedaços de corais e pedrinhas. Além da área de banho, sem ondas ou qualquer correnteza, tem a piscina de água doce, sombra e redário. Abraços.

      Excluir
  16. Adorei o post! Vc acha que os passeios são muito perrengue pra uma criança de 2 anos? Pergunto mais pelo deslocamento de lancha mesmo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irina. Não tenho filhos, mas vou dizer o que observei. Haviam crianças nos deslocamentos, sendo que um menino com 2, talvez 3 anos, se deslocou nos últimos dois dias, conosco. Foi alcançado colete infantil e os pais levavam ele no colo, usando um roupão (acho que para proteger do sol e da água que saltava). Não lembro dele chorar ou algo parecido. É uma aventura, mas com margem de segurança. As lanchas que vão para Playa Blanca são menores, mais rápidas e parecem menos seguras. Já para os demais empreendimentos elas são de porte mais avantajado, o que dá uma maior sensação de segurança. Eu encararia como uma aventura e experimentaria de chegada um passeio e veria a reação e, se tudo fosse tranquilo, faria outros. Abraços.

      Excluir
  17. Muito obrigada pela rápida resposta Paula. Achei ótima ideia de testar, provavelmente testarei a Gente de Mar primeiro, pra não deixar de conhecê-la kkkk! Depois volto aqui pra contar! Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi Paula, voltei recentemente de Cartagena e vim contar um pouco da minha experiência com uma bebê de (quase) 2 anos. Fizemos os passeios das Ilhas Gente de Mar e Del Encanto. Os trajetos foram muuuuuito tranquilos, minha filha dormiu tanto na ilha como na volta nos dois dias. Adorei a Gente de Mar, no geral foi q minha preferida. Mas a alimentação da Del Encanto é muito melhor, com mais opções. A falta de chuveiro de água doce contou negativamente. Mas recomendo muito as duas e o seu post me incentivou a conhecê-las. Muito obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que curtiram e aproveitaram os passeios. É, a falta de chuveiro de água doce causa um certo desconforto e é um ponto negativo. Obrigada, pelo retorno. Abraços.

      Excluir
  19. Ilhas Gente de Mar e Del Encanto também tem passeios ao Oceanário? Qual dessas não tem água doce? Pensei que era apenas no dia de visitação, mas parece que outra leitora encontrou o mesmo problema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, havia possibilidade de contratação de passeios, enquanto os demais ficavam na ilha. Para tanto, deves contratar no momento que contratares o passeio do dia, pois lhe darão as opções. Acredito que eles tenham problemas de abastecimento de água doce com frequência, mas conosco aconteceu apenas na vez relatada. Obrigada pela visita.

      Excluir
  20. pela experiencia de vcs, a volta com uma crinaca de 2 anos nessas lanchas e muito arriscado /
    O que acham .

    ResponderExcluir
  21. Olá Paula, parabéns pelo post e blog. Uma dúvida: você informou que elegeu as top 3, mas em quais demais que você esteve? Vi que você fez um post de Playa Blanca e da Isla del Sol. Por acaso você foi também na Isla del Pirata e no Hotel San Pedro de Majagua? Caso tenha ido, gostaria muito das suas impressões também, pois gostei do seu racional de avaliação. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela dica! Estou aqui em Bogotá e pra variar não montei roteiro kkk. Amanhã vou pra cartagena e verei estas opções de praia, pois odeio praia cheia demais!

    ResponderExcluir
  23. Paula, adorei o seu post! Muito bem representado com imagens pitorescas. Me tira uma dúvida, você visitou essas três ilhas uma em cada dia? Ou foi todas em um dia só? O que você recomenda? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cada passeio, um dia. As lanchas saem pela manhã e retornam na segunda metade da tarde. Eles observam as marés, para conseguirem acessar o estreito a partir do mar aberto. O melhor das viagens é curtir, escolha as opções viáveis e curta muito o dia... Boa viagem!

      Excluir
  24. Olá Paula, já tive uma experiência aqui no BR, do bote virar num rio (lá em Tibagi, no PR). Foi horrível! Então, poderia falar um pouco sobre essa sua afirmação? "não esqueça, sua definição de mar revolto pode ser bem diferente da conhecida pelos colombianos". Para mim, são águas muitíssimo agitadas, embarcação quase virando... Pode falar um pouco sobre isso? Gostaria muito de ir nesses passeios, até para superar essa experiência horrível que tive, mas não quero ter que sofrer para fazer isso! Um abraço e parabéns pelo relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, parte do trajeto até as ilhas e paradouros é feita em mar aberto, depois do trajeto inicial na baia de Cartagena. Nesse trecho em mar aberto podes encontrar o mar mais revolto, aliada a velocidade em que as lanchas transitam. Por outro lado, para alguns lugares, há a possibilidade de Catamarã, o que deixa os trechos bem mais tranquilos.
      Me senti segura, de colete, e não ouvi relatos de acidentes e etc. Porém, relatei por saber que muitas pessoas possuem medo de deslocamentos por água e esses em Cartagena, ao contrário de outros que já havia feito, foram com mais emoção. Abraços!

      Excluir
  25. Olá, Paula. Gostei tanto do seu relato (vi o link para seu post no Viaje na viagem) que comprei duas noites no Gente de Mar. Minha dúvida agora é: como fazer para chegar lá, já que, me parece, as agências vendem o pacote para o Day Use e nós vamos ficar no hotel duas noites com meia pensão. Existe a opção de pagar apenas o transporte para o resort? Abraço e obrigada pelo excelente relato <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, como fiz o day use e narrei essa experiência, acredito que devas entrar em contato diretamente com a hospedagem, para os acertos de deslocamento. Aproveite muito as águas maravilhosas daquele lugar tão especial. Obrigada!!

      Excluir
  26. Oi Paula! Obrigada por detalhar tão bem seus passeios, são extremamente úteis e bem mais esclarecedores do que as muitas resenhas contidas na internet.
    Pesquisando, percebi que existe mais de uma opção de hotel/resort/pousada para day use, queria saber em qual você foi.
    Continue escrevendo, você é ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eder, os três desse texto são os que considerei boas indicações. Fiquei em mais dois, sem boa estrutura. Há muitas opções por lá, mas restrinjo a publicação ao melhor de minhas experiências. Obrigada,

      Excluir
  27. Oiee
    Teria indicação das empresas com quem fechou os passeios ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, infelizmente. A agência ficava dentro do hotel Cartagena Plaza, em Boalcagrande.

      Excluir
  28. Olá!
    Alguém saberia informar se o valor do passeio p Gente de Mar é igual no site e no pier? Será que vale a pena comprar com antecedência ou na véspera?
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei na agência de turismo, no hotel. Não sei informar.

      Excluir
  29. Paula.
    Gostaria de uma dica tua sobre a ida para Cartagena e ilhas.
    O que é melhor fazer em relação ao câmbio de moedas? Já levamos pesos na saída do Brasil, ou fazemos a troca direto em Cartagena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza se levei alguns, mas diz câmbio com facilidade por lá. Inclusive, para não trazer sobras de moedas, nos últimos dias fazia trocas pequenas. Tem casas de câmbio por toros os lados e uma bem prócima da entrada principal da cidade amuralhada.

      Excluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Nossa, amei seu post. Vou para Cartagena em agosto e estou encontrando muita dificuldade em bons posts de lá, me sinto insegura em fechar os passeios porque sempre me parece que está faltando alguma informação.
    Esta última ilha me encantou bastante. Você fechou o passeio por lá mesmo? Tem o contato da agência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Observou que o post é de 2016, certo? Alerto, pois muito tempo se passou e ainda enfrentamos a pandemia, nesse ínterim.
      Os passeios comprei na agência de viagens que existia no interior do hotel em que nos hospedamos, em Boca Grande. Como era feriadão de virada de ano havia muita procura por passeios, mas há venda também no pier.
      Mesmo sendo feriadão e férias dos locais, conseguimos os ingressos após estarmos hospedados. Acredito que não terás problemas. Obrigada!

      Excluir

Para o Topo