AMIGOS E CIDADES: o Projeto 101 Países e Porto Velho, na Rondônia.


Novo post do AMIGOS E CIDADES, espaço aberto no Mochilinha para partilhar, com os amigos que fiz ao longo dos anos na blogosfera viajante, da paixão em contar e compartilhar histórias, para inspirar e fazer suspirar. 


Projeto 101 Países

A terceira convidada da série é a Gabriela Moniz, a Gabi. 


Projeto 101 Paises

Ela e o Fabrício possuem o Projeto 101 Países, onde narram as travessuras que fazem pelo mundo, algumas em lugares bem diferentes e super interessantes. Desvirtualizamos a amizade há anos mas, com a partida do casal para o Norte, começo a pensar em conhecer as terras quentes Rondônia. Só teremos que acertar direitinho a agenda, pois os baianos amam rodar por terras geladas, também. 


Porto Velho

Quando falei que queria Porto Velho no blog pelas palavras dela, a resposta foi: "sobre o que falar"? Apenas sobre o que lhe encantar, respondi. Eles saíram para um passeio e o post chegou fresquinho, como os tambaquis do Rio Madeira. 
_________________________ 

Em abril de 2015, após alguns anos morando no interior de Santa Catarina, tivemos que nos mudar para Porto Velho, capital de Rondônia. Claro que essa mudança foi um pouco sofrida, afinal, me considero uma baiana de alma catarinense. Tivemos que nos mudar de uma cidade que amamos por outra que pouco conhecíamos e, o pior, que sabíamos que seria um grande desafio trocar o sul pelo norte. Mas esse era o momento de realização profissional de meu esposo e aceitamos o desafio! 


Viajantes que somos, planejamos tudo pensando que, enquanto morarmos perto da Floresta Amazônica, temos a obrigação de aproveitar essa área tão rica ecologicamente. 

Porto Velho

Porto Velho está longe de ser uma cidade turística, mas não podemos negar a sua importância histórica para o Brasil, já que a cidade foi fundada pela empresa americana Madeira Mamoré Railway Co., durante a construção da famosa Estrada de Ferro Madeira - Mamoré (EFMM), em 1907, que ligava Porto Velho a Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia. 

Estrada Madeira Mamore

A cidade é banhada pelo Rio Madeira, um dos principais afluentes do Rio Amazonas e é justamente em suas margens onde, até hoje, há vagões dos antigos trens da EFMM. O local é o principal ponto turístico da cidade, mas foi tomado pela enchente do rio há cerca de dois anos e está sendo revitalizado aos poucos. 


De um lado, há o imenso Rio Madeira e a típica paisagem amazônica e, do outro, o galpão com barraquinhas que vendem artesanato local (muitos artigos indígenas) e os vagões que, por sinal, fazem a alegria da criançada. É neste ponto de onde saem barcos turísticos que oferecem passeios pelo rio.


Atravessando a rua encontramos o Mercado Central de Porto Velho, onde encontramos produtos típicos da Amazônia, como o açaí, o urucum, os doces de cupuaçu e diversos peixes, destacando-se o tambaqui. 


Falando em tambaqui, apenas a 300 metros do mercado e da EFMM, há um restaurante típico e que serve o que denominados ser o melhor tambaqui do mundo. O nome do local é Casa do Tambaqui e, sempre que pudemos, aproveitamos para almoçar por lá. 


Não sabemos quanto tempo passaremos por aqui, mas de uma coisa eu tenho certeza: se um dia formos embora, sentiremos saudades da culinária do norte do Brasil e dos bons amigos que fizemos aqui!! 

_____________________________ 

Encontre Gabi, Fabrício e as aventuras do casal pelo mundo, no:


As imagens desse post pertencem ao "Projeto 101 Países" e foram gentilmente cedidas pelos autores, para ilustrar essa história. 

____________________________ 

Índice das postagens do projeto "Amigos e Cidades": 

Barcelona - Sol de Barcelona.
Roma - Roma pra VC
Porto Velho - Projeto 101 Países
São Paulo - Tô pensando em viajar

2 comentários

  1. Adorei fazer essa pequena participação aqui no Mochilinha!!! Muito obrigada pelo convite ;)
    Estamos aguardando a visita e pode deixar que vai ter tambaqui rss
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. deve ter sido um grande desafio mas gostei de ver a forma como vcs estão encarando, isto é, enquanto moram aí aproveitam e conhecem a região. beijocas

    ResponderExcluir

Para o Topo