Ivoti: a Cidade das Flores.







Basta baixarem alguns graus nos termômetros e a Serra Gaúcha entra em Festa, literalmente. Todos os finais-de-semana proliferam festas, de muitas etnias e sabores. Outono é sinônimo de Feira do Mel, Rosca e Nata, em Ivoti - a Cidade das Flores. 


A pequenina cidade fica ao pé da serra - no Vale dos Sinos, pertinho de Porto Alegre, mas já com todo o charme da colonização alemã. 


De forma permanente conta com Restaurantes e Café Colonial, mas na Feira do Mel, Rosca e Nata toda a produção da região fica exposta em stands, no Núcleo de Casas Enxaimel - 1830. É um passeio delicioso. 



Antes de partir para o núcleo, uma passadinha no Mirante, para fotos e uma espiadela ao longe. 






Ao sair do Mirante, mais uma parada: Igreja Velha. 



Linda, cheia de detalhes e marcas do tempo. 






A torre. 



Depois? Festa!! 



O Núcleo de Casas Enxaimel guarda um pouco da cultura alemã. Sim, em Ivoti tudo tem um tanto de alemão, língua que mais se ouve (e, pelo menos no meu caso, menos se entende) pelas ruas, bares e lojas. 




As casas são lindas e estão abertas ao público. 



Além do núcleo, temos a Casa Amarela - 1907, onde está estabelecido um Café Colonial. 






Enquanto se caminha, bandinha toca, incansável. 



Pavilhões para compras, de flores a linguiças e queijos. 








Muitas roscas, mel e nata, claro. 





Artesanato? Ufa, muitas coisas espetaculares, mas é proibido fotografar. 

E o nosso holandês??? Esse faz ao vivo!!! 




Ivoti é uma cidade em festa, quase de forma permanente. Kerb no verão, Feira do Mel no outono, Festa do Colono - Koloninfest, no inverno, E, na Cidade das Flores, temos a Festa das Flores, na primavera. 

Cidade linda, com nuances européias e um clima ameno, tipico da encosta da serra. Ótima para uma escapadela, desde Porto Alegre ou para quem está subindo para as cidades da Serra Gaúcha. 

Não dá para passar em Ivoti e não dar uma passadinha na Ponte do Imperador - 1857/1864, que fica na entrada do Núcleo de Casas Enxaimel. 



Nenhum comentário

Para o Topo