Nosso roteiro italiano: leve e cheio de surpresas!



Nosso singelo roteiro pela Itália poderia ter contemplado outras pequenas cidades, mas ele foi feito para ser vivido como um poema:


"Desejávamos andar sem pressa, dobrar quinas, namorar esquinas.
Queríamos sentir a passagem do tempo, ouvir o vento, fugir da rotina.
Viveríamos cada segundo como um minuto e não mais horas em milésimos de segundos.
Rodaríamos abaixo da velocidade da via, sentaríamos as margens dos caminhos, 
daríamos passos curtos, ganharíamos tempo, com os cabelos ao vento"! 


Fui contando nossas aventuras, minhas impressões sobre cada lugar e, a medida que as postagens foram sendo publicadas, os amigos foram pedindo dicas, perguntando por onde rodamos, qual nosso roteiro e, então, decidi dar uma panorâmica. 


Estávamos em férias e queríamos nos sentir assim, andando sem pressa, com tempo de sentar e observar os trejeitos dos lugares. Como chegaríamos na Itália vindas de Paris, decidi que Veneza seria nossa anfitriã. Então, depois de um voo Paris/Veneza, chegamos numa agradável noite de primavera. 

Primeira parada: Veneza

Apenas dois pernoites e muita vontade de conhecer Murano e Burano. Um dia reservado para passeios pelas ilhas e, outro, para andanças por Veneza. Deu tempo? Jamais dá, sempre penso que os lugares são inesgotáveis, mas caminhamos muito, aproveitamos e eu, particularmente, não vejo razões para voltar - pelo menos por hora, claro! 

Postagens relacionadas: Locanda Antico CasinMurano e Burano


Segundo destino: Firenze

Já havia adquirido os tickets para o trem que nos levaria de Veneza para Firenze, ainda no Brasil. Primeira classe, viajando duas pelo preço de uma, com conforto e tranquilidade. 

Três pernoites que nos possibilitaram visitar muitas atrações em Firenze, andarmos sem pressa, além de reservarmos um dia para um agradável deslocamento para Pisa e Lucca. 

Como as distâncias são curtas e os trens maravilhosos, saindo cedinho, dá para curtir tranquilamente as duas pequenas e charmosas cidades no sistema bate-e-volta, sem intercorrências. 

Postagens relacionadas: Firenze Card e A Florence View


Terceiro destino: San Gimignano.

A pequenina estava nos meus planos desde sempre e para ela reservei apenas um pernoite. Suficiente? Talvez não, pelo mero prazer de fotografá-la em mais uma noite clara e fria. Mas para conhecê-la, suficiente. 

A partir de Firenze passamos a contar com um veiculo alugado, o que nos proporcionou paradas pelos caminhos, conhecer pequenas cidades ou apenas fotografar as estradas. 

Postagens relacionadas: San Gimignano


Quarto destino: Siena.

Dois pernoites reservados, não sem antes fazermos algumas paradas pelos caminhos. 

Pequenas cidades lindas se descortinaram: Colle di Val d'Elsa e Monteriggione. 

Siena me recebeu ventosa e dei de ombros, não curti muito. Dias ventosos fizeram com que ficasse feliz em partir. O tempo foi suficiente para visitar algumas poucas atrações. Se desejasse conhecê-la com mais cuidado, precisaria de pelo menos mais um dia. 

Postagens relacionadas: Siena e Colle di Val d'Elsa


Quinto destino: Montalcino

O trajeto entre Siena e Montalcino nos proporcionou conhecer uma pequena, mas encantadora cidade: Buonconvento. Não estava no roteiro, se mostrou numa das curvas da estrada e demos um crédito, foi maravilhoso. 

Montalcino foi uma parada para curtir duas noites regadas com deliciosos vinhos. 

No entorno, lindas cidades, próprias para visitas em sistema bate-e-volta. Como desejávamos descansar, andar sem pressa, escolhemos apenas Pienza e Montepulciano. Mas no caminho, lá estava San Quirico D'Orcia, linda, nos convidando para mais uma parada. 

Postagens relacionadas: BuonconventoSan Quirico D'OrciaPienza




Sexto destino: Assisi.

Antes de rumarmos para Roma, ainda tínhamos tempo para mais uma escala. Nossa idéia inicial era Capalbio, inclusive tínhamos reserva, mas mudamos e fizemos uma ótima opção. Escolhemos dar uma guinada e partimos para um domingo de Páscoa em Assisi. Como o deslocamento era mais longo, optamos por não parar, pois queríamos aproveitar ao máximo a cidade dos peregrinos. 

Último pernoite antes de Roma, nossa amada Roma. 


Sétimo e último destino italiano: Roma

Estávamos com saudades, os caminhos tinham se mostrado lindos, mas queríamos o reencontro - ele se deu com os últimos três pernoites em terras italianas. 

Entregamos o veiculo na locadora na chegada, no Termini. De lá um táxi para Piazza Di Spagna e nossos últimos três dias foram só para revisitar nossos cantinhos preferidos, colocar outros na lista e respirar fundo os ares da bela cidade para que tenhamos, sempre, vontade de regressar. 

De Roma para Lisboa, outra querida e de lá direto para a casa. Ufa, já estava na hora de retomarmos a vida, depois de 23 dias.  

Postagens relacionadas: BartolucciHotelAldravasDoçurasPantheonIgreja San NicolaB&B



4 comentários

  1. Amando as fotos e louca para conhecer mais o interior da Itália ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais relembro e conto nossas histórias por terras italianas, mais olho em direção a Sicilia, ao Grosseto, ao... Terras lindas, não? BjO!

      Excluir
  2. Cara Paula,
    Mesmo eu que moro aqui, me encanto com tuas viagens cheias de poesias...
    A Italia fica mais bonita nas tuas palavras...
    Adorei o post!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida. Isso tudo já que essas terras me encantaram. Quando nos encantamos, tudo vira poesia! BjO!!

      Excluir

Para o Topo