"Uma empresa construída através de sonhos realizados" poderia ser o cartão de visitas da Vinícola Peterlongo, em Garibaldi/RS.
Mais de 100 anos de histórias e realizações, numa trajetória única que se renova e se moderniza ano-a-ano, pelo empenho conjunto de proprietários e equipe.
Quando Manoel Peterlongo desembarcou na Colônia Conde D'Eu, em 1878, é provável que não fizesse idéia do que seria construído no entorno de seu gosto pelos Espumantes. Imigrante e agrimensor fez carreira e fortuna na antiga colônia, hoje a cidade de Garibaldi, após deixar Trento na Itália.
Amante dos Espumantes foi grande incentivador do plantio de uvas brancas finas na Serra Gaúcha, dando inicio a pequena produção da bebida no porão de sua residência. Em 1913 recebe Medalha de Ouro na 1ª Exposição de Uvas de Garibaldi, por sua Moscato tipo Champagne, o que o levou a fundar a Casa Peterlongo, em 1915.
O negócio se firma e o único filho homem de Manoel, Armando, toma a frente dos negócios e o faz crescer. A construção da sede da empresa e residência familiar, no centro da cidade, é de uma beleza inigualável. Um Castelo, túneis e cave subterrânea são uma obra de engenharia única e que ainda hoje desperta interesse e encanta.
A cave é um verdadeiro triângulo das bermudas, fazendo água, pedras e profundidade trabalharem a refrigeração natural do local. Ecológicos, desde sempre.
Peterlongo foi a primeira empresa da Serra Gaúcha a contratar mão de obra feminina, em larga escala e com reconhecimento de todos os direitos trabalhistas. Ainda hoje a jovem enóloga Deise Tem-Pass comprova o papel de destaque das mulheres na empresa.
Imagem gentilmente cedida por Jeferson Soldi
Hoje, premiadíssima e em fase de mudanças profundas, lançou o projeto Wine Movie, aliando produção e entretenimento numa visão avançada de enoturismo.
Espumantes, vinhos, sucos, lanches, uma pipoquinha e um bom filme. Me pareceu uma receita de sucesso na noite maravilhosa que passei nos jardins e junto aos parreirais do Castelo Peterlongo.
Para as noites quentes, pallets e almofadas espalhadas pelos jardins, algumas mantas para proporcionar aconchego aos mais sensíveis a brisa da noite e um filme rolando no telão.
Aquecedores e um ar mais intimista, no interior do Castelo, nas noites frias.
Um programa para curtir entre amigos, com a família ou só, mas sempre em boa companhia.
Todos vão chegando ao final da tarde, escolhendo seus lugares, degustando lanches e bebidinhas, enquanto a noite não caí.
Vai escurecendo e a tela ganha cores e muitas histórias.
Todos vão chegando ao final da tarde, escolhendo seus lugares, degustando lanches e bebidinhas, enquanto a noite não caí.
Vai escurecendo e a tela ganha cores e muitas histórias.
Com programação em Garibaldi, em breve ganhará jardins pelo Brasil, compartilhando o prazer de degustar nossos Espumantes e Vinhos na companhia de lindas histórias numa tela de cinema.
Informações:
Para consultar agenda do Wine Movie, acesse a fanpage e verifique em eventos.
Tive a oportunidade de viver a experiência Wine Movie, a convite da Vinícola Peterlongo, durante a Press Trip da Vindima 2018. Entretanto, como sempre gosto de referir, tenho pela Peterlongo e pelo Sommelier João Ferreira um carinho muito especial, desde que abriram as portas do Castelo Centenário para os mais de cinquenta amigos do #TchÊncontro, em 2015.
Para quem vai passar a noite em Garibaldi e quer desfrutar de um hotel delicioso e, quem sabe, de um jantar harmonizado, indico o Hotel Casacurta.
Para quem vai passar a noite em Garibaldi e quer desfrutar de um hotel delicioso e, quem sabe, de um jantar harmonizado, indico o Hotel Casacurta.
Nenhum comentário