Hotel Casacurta: puro charme na Serra Gaúcha.




O Hotel Casacurta foi sendo construído com paixão, permeado de muitas histórias e onde o empreendedorismo arejou padrões e conseguiu aliar tradição e modernidade, sem que o charme se perdesse. 

Na Capital do Espumante, Garibaldi, ele é um recanto de encantos na Serra Gaúcha. 



Da hospedaria que recebia imigrantes que chegavam para abrir as trilhas que deram origem a uma das regiões mais bonitas e cheias de histórias do Rio Grande do Sul, passando pelos anos dourados das décadas de 50 e 60, até se reinventar nos anos do novo século. 



O empreendimento marcou espaço na história da região, desde a hospedaria na Vila de Conde D'Eu até se transformar no belíssimo Hotel  que encontramos hoje, na já cidade de Garibaldi. De 1870 até 2018 muitas foram as transformações, inclusive tendo o empreendimento passado das mãos da família Casacurta para as da família Nicolini, que tão bem recebem à todos que chegam por lá. 



Já, já, contarei um tanto sobre as charmosas instalações e os serviços oferecidos, mas antes preciso falar de gente, das pessoas que fazem do Casacurta uma casa de bem conviver. Embora os olhos brilhem ao nos depararmos com a bela construção, nada é mais gostoso do que ser recebido já nas escadas externas com uma mão e um sorriso, com uma gostosa água saborizada ou um cafezinho na recepção e com todas as informações das instalações e das atrações locais sendo prestadas por uma equipe maravilhosa. No momento da partida, abraços e uma sacolinha com água e uma fruta, para fazer do retorno ainda uma experiência Casacurta. E quem são essas pessoas especiais que dão feições e voz ao lindo hotel? A gerente Denise Nunes, uma anfitriã como poucas, e os queridos João Paulo e Jenifer. 




Pronto, hora de espiarmos as instalações. O ano de 1953 marcou a passagem de Hospedaria para Hotel, com a construção da atual sede, inspirada nos Chateuax do Vale do Loire. O toque provençal está por todos os lados. 




Apartamentos clássicos, bem equipados e áreas comuns requintadas e que tornam a hospedagem única. 



Salões espetaculares recebem os hóspedes e servem de palco para eventos. São puro charme! 



O salão dos lustres, onde é servido o café-da-manhã e onde casamentos, formaturas e outros eventos ocorrem, é lindíssimo




E, por falar nele, o café-da-manhã é muito gostoso. 






E sempre com um toque da colonia italiana. Quem curte?



Espaços para convivência ou para uma leitura ao final do dia. Quase esquecemos que há muito para ver além muros, que a cidade possui atrativos espetaculares, de tão aconchegantes que são as instalações. 




Na área externa uma piscina aquecida com linhas únicas e entorno de linhas modernas para a época da construção. A simbiose perfeita entre o branco e o azul. 


Além de abrirem seus salões para eventos privados, também o fazem para chás da tarde (verificar datas dos eventos agendados) e organizam festas abertas ao público, como no Carnaval, quando a área externa é tomada por alegres foliões e suas tantas cores. 

A estada no Casacurta vai além do que esperamos de um hotel e suas instalações. Como disse, é uma experiência a ser desfrutada. 


A Hostaria é o ponto alto da proposta enogastronômica, aliando uma carta bem selecionada dos melhores vinhos e espumantes, com a sofisticação da cozinha francesa e um toque da gastronomia italiana de terroir, tão valorizada na região. 


Vivencie por duas vezes a experiência dos jantares harmonizados, oferecidos pela casa. Um espetáculo para os olhos e para o paladar. 





As propostas variam, mas é especial como fazem com que todos se sintam a vontade, mesmo aqueles que são curiosos e desejam aprender um pouquinho, que seja, sobre os vinhos, espumantes e a melhor forma de harmonizá-los com os pratos. Entre garrafas, encontramos selos internacionais, mas muitas surpresas da região. 

Ando apaixonada pela Cave Geisse...


... e tenho um carinho especial pela Peterlongo, suas histórias, seus sabores e sua gente. 



Vamos pulando de prato em prato, de taça em taça, e as experiências se harmonizam e se multiplicam. 




Dependendo do ângulo, parece ainda mais delicioso. 



Para cada visita, novos sabores. 



E a sobremesa? 




Informações e reservas, direto no site do Hotel Casacurta. 

A estadia no Casacurta pode e deve ser harmonizada com os muitos eventos que ocorrem, ao longo do ano, em Garibaldi e nas rotas enogastronômicas da região. Pesquise e faça de sua estadia na Serra Gaúcha uma experiência inesquecível. 

Há muito o que ver e fazer na região, espie: 

Garibaldi, o passeio de Tim-Tim e almoço na Osteria Della Colombina.

Wine Movie Peterlongo

Casa Vanni e seu filé especial 

Vinícola e EcoMuseu Dal Pizzol 

Casa da Ovelha, o lúdico junto a natureza 

3 comentários

  1. Espetacular é a palavra. Parabéns é um hotel muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindíssimo mesmo, além de uma delicia. Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Mas que sonho esse lugar! Gostei de tudo, da arquitetura, da decoração, das comidas!

    ResponderExcluir

Para o Topo