Vinicola e EcoMuseu Dal Pizzol: Vinhedo do Mundo.


Quer conhecer um lugar que é feito de sonhos e de paixão? Há muitos pelo mundo, seguramente, mas um deles está encravado entre cochilhas da Serra Gaúcha, no Distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves.

Na intitulada Rota das Cantinas Históricas temos a Vinícola e Eco Museu da Cultura do Vinho Dal Pizzol.



Do sonho dos imigrantes italianos de "fazerem a América" há 140 anos, trazendo na bagagem mudas de videiras, até a paixão dos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol pelos vinhedos, tendo como resultado um parque voltado ao enoturismo, desfrute um pouco da história plantada entre pedras. 



Como a propriedade está situada no interior do município de Bento Gonçalves, recomendo que pegues a estrada de coração aberto, pulmões preparados para a brisa que sopra por entre encostas recobertas de lindos parreirais e lente da câmera atenta às paisagens que se abrirão ao seu olhar, a cada curva, a cada ínfimo trecho de estrada. 



Pare, fotografe, faça mais uma curva e encontre a Dal Pizzol, um parque de paixões pronto para lhe receber com braços, campos e gramados abertos. 



Logo na entrada temos uma loja de varejo, onde são vendidos exemplares das bebidas produzidas na propriedade, livros e outros artigos relacionados à cultura do Vinho. Ali podem ser obtidas todas as informações necessárias para que a visitação aos espaços se dê com tranquilidade. 





No mesmo lugar, num espaço anexo, desfrute de um tanto da cultura e do sonho dos Dal Pizzol, visitando o Eco Museu da Cultura do Vinho. 





Um espaço dedicado a reunir preciosidades coletadas pelo mundo, de saca-rolhas a garrafas especiais, elementos da coleção particular de Rinaldo Dal Pizzol. 








Entre com calma no pequeno espaço, se delicie garimpando rótulos e histórias, fotografe. Se um dos proprietários estiver passando por ali, chegue, puxe um papo e desfrute da paixão familiar, se embebede de histórias. 



Descubra que os vinhedos gaúchos são únicos no mundo, em questão de tipologia e as razão que fazem com que esses produtores estejam trabalhando para que haja o reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade. 



Trabalham o vinho como influência cultural, componente vivo de uma civilização, tendo a emoção como um desafio. 



Depois ganhe os gramados, perambule pelo parque, observe os animais, as inúmeras árvores catalogadas, os antigos equipamentos e maquinários expostos e aproveite o entorno dos lagos para meditar e se inspirar. 









Visite a pequena área denominada Vinhedo do Mundo, uma parceria da família Dal Pizzol com a Embrapa e a Gerdau, com a colaboração de vitivinicultores de todo o mundo, para o cultivo e manutenção de um arquivo vivo de espécies de videiras. Um parreiral como a Arca de Noé, repleto de preciosidades. 







No Vinhedo do Mundo estão reunidas mais de 400 variedades de uvas, originárias de aproximadamente 30 países, se perfazendo em uma das três maiores coleções privadas de uvas do mundo e na maior da América Latina. 



É um espaço para ser vivido, sem pressa. 







Num dia para ficar registrado em prosa, verso e em muitas e coloridas imagens, fomos recebidos pelos irmãos e familiares, num grupo que reuniu jornalistas, blogueiros e outros convidados na Vindima,  para a 6ª Colheita Simbólica Anual do Vinhedo do Mundo. Uma emoção participar de um sonho vivo! 



Lá estava meu nome, chapéu, avental e tesourinha (linda) e a qualidade a mim designada: Basseri, a doce francesa! 



Enquanto esperava que todos os convidados tivessem a satisfação de percorrer o vinhedo e colher um exemplar para a elaboração da safra VinunMundi 2016, aproveitei para percorrer as alamedas e jardins, para deixar que aqueles espaços se impregnassem em mim. 



Colheita concluída fomos recebidos para dar sequência a confraternização, com um brinde e um almoço espetacular, com mesa farta e deliciosos pratos, como é típico do bem receber da Serra Gaúcha. 





Das batatas assadas ao xixo perfumado, tudo regado com muito vinho. 













Para arrematar e fazer jus a boa fama, uma deliciosa mousse de iogurte com vinho, inesquecível! 



Depois de tudo, quando não acreditávamos que o dia pudesse ser ainda mais emocionante, as palavras simples e diretas dos irmãos Rinaldo e Antonio selaram aquela celebração. 



E vamos ao último brinde? Que tal provarmos a safra 2015?! Uma bebida elaborada a partir das espécies colhidas, não para ser comercializada, mas como uma "obra cultural". Uma garrafinha para cada convidado e a satisfação de levar para a casa uma escultura viva, feita de uvas, sonhos e muito trabalho. 



Que venham muitas colheitas, muitas safras e que o prazer de produzir e bem receber se perpetue por gerações da família Dal Pizzol. 

Um brinde!!! 






Informações úteis: 

* visitantes são recebidos de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h40min e das 13h30min às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h30min;
* para grupos é necessário agendar, com antecedência;
*para o almoço harmonizado são recebidos grupos, a partir de 20 pessoas, sendo exigida a reserva antecipada. O custo é de R$ 120,00, por pessoa. 


***************
As experiências narradas nessa e nas demais postagens que se originarem de nossa participação na intitulada #pressdavindima2016, patrocinada por empresas da região e organizada pela ConceitoComBrasil, trarão apenas opiniões 
isentas e de cunho pessoal, como de praxe nesse espaço. 






4 comentários

  1. Paula Brum, estou impressionada com a qualidade do roteiro.Bento Gonçalves está de parabéns e não fica nada a dever a roteiros na Itália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesma fiquei impressionada com o leque de roteiros e a qualidade dos serviços. O cuidado com tudo que é oferecido só aumenta, as comunidades estão muito integradas e todos aproveitam os excelentes resultados do trabalho desenvolvido. Abraços, querida!!

      Excluir
  2. Bem legal,acho interessante esse tipo de ppost sobre vinhos e características de uma região e suas cultura,gastronomia ,tu está de parabéns Paula .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre!!! Abraço.

      Excluir

Para o Topo