#TchÊncontro em Garibaldi: Vínicola Peterlongo, 100 anos de história.





Planejamos três dias para que todos os que recebêssemos  curtissem estar conosco, andar por Porto Alegre, subir a Serra, se encantar e comemorar os 140 anos da imigração italiana. Agenda fechada com antecedência, pontos de interesse agendados e na quinta-feira encerrei o dia comemorando. 

Nem tudo seriam flores. Já no inicio da madrugada recebo um e-mail de nossa parceira de Bento e, pelo papo, percebi que havia um desencontro. E havia! Estaríamos em Bento no sábado, mas parte de nossa programação estava agendada para o domingo - como? Acontece e a arte é saber sair das situações difíceis. Mas até sair, só sufoco!!! 



A sexta foi conturbada: louca para receber os amigos, curtir a programação por Porto Alegre e preocupadíssima. Ainda cedo descobrimos que a vinícola Dal Pizzol não poderia nos receber, pois os responsáveis somente retornariam na noite de sábado. Nesses momentos é que se percebe o quanto é maravilhoso estar cercada por pessoas competentes e profissionalmente bem situadas. 

Tínhamos a assessoria da Lucinara Masiero, da ConceitoComBrasil, o que foi determinante para que nossa estada na Serra Gaúcha não perdesse em qualidade. Em poucas horas e lançando mão de seus melhores contatos, conseguiu que a Vínicola Peterlongo, de Garibaldi, topasse nos proporcionar algumas horas deliciosas. 



Lucinara nos levou e João Ferreira nos recebeu. Encerramos o sábado com uma recepção calorosa, muita história e momentos agradáveis. Obrigada, queridos! 

A Peterlongo está comemorando 100 anos de uma história recheada de paixão, dificuldades e sucesso. Essa trajetória cheia de nuances nos foi contada pelo sommelier João Ferreira, enquanto visitávamos as dependências da vinícola. 



A recepção se deu como se deve, com o grupo sendo recebido pelos anfitriões na entrada principal do castelo e com um brinde de boas vindas. Ser bem recebido é sempre prenúncio de uma visita de sucesso. 





100 anos de histórias narradas em pouco mais de duas horas de visitação. Dos muros de basalto que circundam o empreendimento, até os detalhes da construção da cave de pedra que proporciona uma temperatura ambiente ideal de forma absolutamente natural, sem o uso de energias não renováveis. 



Tão apaixonante quanto a história da família Peterlongo é a paixão que João possui pela empresa na qual trabalha. Cada detalhe narrado com encantamento. Do auge até a queda e da queda ao renascimento, uma empresa que investe na paixão daqueles que lá trabalham e na sua história para moldar seu futuro. 





Seria difícil narrar o que lá ouvi, sem a paixão com que me foi contado. Não cabe a mim tal narrativa, mas sim indicar uma visita, onde possam conhecer a história enquanto a vivem, andando por aqueles corredores de características medievais, frescos e escuros. 





Na Peterlongo encontramos o primeiro Champagne brasileiro. Sim, desde sua fundação por Manoel Peterlongo a empresa se dedica a delicada técnica do Champenoise. Em vista dos problemas legais enfrentados quanto ao direito de uso da expressão Champagne, ao invés de Espumante, a vinícola acabou se tornando a primeira a obter judicialmente o direito de uso da expressão em território nacional. 



Não conhecia as instalações da vinícola, jamais havia feito a visita. Foi prazeroso ir percorrendo a área dos tanques, pipas de madeira, barris de carvalho, espaço de guarda, museu de máquinas, primeira cave subterrânea do país (construída dentro do que hoje são consideradas as condições ideais, numa combinação de pedras, águas subterrâneas e sonho) e túnel histórico, enquanto cada pequeno detalhe era apontado e explicado. 





Ao final do passeio mesas postas para a degustação dos produtos premiados da casa. Para cada tipo, uma pequena explanação e um brinde. 



Na despedida, uma garrafa de presente para que levássemos para nossas casas um pouco mais do prazer de lá termos estado. Um carinho para se despedirem dos visitantes inesperados, que chegaram mesclando tantos sotaques e dando tantas gargalhadas. 



Antes de colocar a foto oficial que fizemos na Vinícola Peterlongo, preciso dizer de meu encantamento pelo João, que mesmo rouco nos recebeu com alegria, prazer e que, se tivéssemos tempo, teria alargado em muito o tempo do grupo nas dependências da empresa. 



Colocamos Garibaldi em nosso roteiro, na última hora, deixamos que a noite nos recebesse antes de pegarmos a estrada de volta e, felizes, registramos nossa despedida. 




Vinícola Peterlongo
Rua Manoel Peterlongo, 216, Centro - Garibaldi.
(54) 34621355 / 34621087
* o grupo foi recebido como uma gentileza da empresa, sem a cobrança de qualquer valor, pois a mesma está entre as que apoiaram o evento (conforme imagem de divulgação, abaixo). Consulte condições de visita, inclusive sobre a cobrança, ou não, de taxas. 





Nenhum comentário

Para o Topo