AMIGOS E CIDADES: a apaixonante São Paulo, por Alessandra Fratus.




Novo post do AMIGOS E CIDADES, espaço aberto no Mochilinha para partilhar, com os queridos amigos que fiz ao longo dos anos na blogosfera viajante, da paixão por viver, contar e compartilhar histórias. 

São Paulo talvez seja a cidade que mais desencadeou amores na minha vida, o único lugar que poderá um dia me dividir com minha querida Porto Alegre. Como escolher, entre tantos amigos, um para falar sobre ela? Dificil! Talvez outros cheguem, por aqui, para dividir conosco um tanto da paixão pela linda cidade, mas hoje a vez é de uma estrangeira que divide com seu amor a paixão e a identificação que tem com Sampa (ah, somos estrangeiros em terras paulistanas e podemos, né?). A Terra da Garoa, que é sempre gentil e me recebe com céu azul e ensolarada. 

Alessandra e Sofia, minhas amadas amigas Alê e Sô, são as viajantes do Tô pensando em viajar. O blog é de uma delicadeza ímpar, cheio de histórias sonhadas e realizadas e de imagens estonteantes, algumas diretas e cortantes, mas todas intimamente partes do todo. É para viajar, mesmo sem sair de casa, sem nada de trivial. 


Hoje elas trazem um tanto dessa São Paulo que sabe dar de si um pouco do que cada um espera dela, mesmo que se esperem coisas com enfoques opostos. A cidade que não sabe desagradar, que abraça e adota, que tanto mistura sotaques e que é a cara desse país plural que é o Brasil. 

_______________________________________________


Como já dizia Itamar Assumpção, um dos brilhantes da Vanguarda Paulista: "Não, não / São Paulo é outra coisa / Não é exatamente amor / É identificação absoluta."



Foi esse o sentimento que me moveu há mais de 10 anos, quando resolvi juntar os poucos móveis que sobraram dos tempos de faculdade e apostar na vida em Sampa. 

São Paulo fascina, São Paulo impressiona, São Paulo inspira, São Paulo confronta... Sou eu, é você. 

E não se deixe enganar: existe SIM amor em SP.

Quando minha amiga Mochilinha Gaúcha me convidou pra participar da série 'Amigos e Cidades', resolvi mergulhar nas minhas memórias e fazer um passeio pelos meus lugares afetivos na cidade. Quer ver só como bate um coração sob essa selva de pedras?!


1. Avenida Paulista e MASP

Alguma coisa acontece no meu coração toda vez que avisto a Avenida Paulista chegando na Consolação. 

A Paulista carrega em si muito desse 'ser paulistano’ tão diverso, tão peculiar. E dos lugares imperdíveis por ali, o primeiro da minha lista, é o MASP com suas retas modernistas, vermelho. Coração de concreto.



Se você tiver mais um tempinho recomendo uma visita ao Mirante 9 de Julho e ao Itaú Cultural.



2. Beco do Batman e Vila Madalena

Outro amor paulistano é a arte de rua que pulsa por todos os lados.

São Paulo é uma das melhores cidades do mundo pra quem se interessa por arte de rua. Aqui não tem como não se apaixonar!



Um dos meus lugares preferidos pra ver e fotografar arte de rua na cidade é o Beco do Batman, na Vila Madalena.



Com as paredes repletas de arte de rua de todos os estilos, o Beco é um clássico paulistano e até ganhou recentemente o privilégio de se tornar uma rua exclusiva pra pedestres! 



Aproveite que você está no coração da Vila Madalena e faça uma visita à Galeria Choque Cultural. Se bater aquela fome, corre pro Genésio!! Você não vai se arrepender.


3. Luz: Pinacoteca e Sala São Paulo

Não tenha medo, e vá em direção à Luz! 

Adoro passear pela Pinacoteca, um dos meus museus preferidos na cidade, com entrada livre nos sábados.




Outra joia da Luz é  a Sala São Paulo. Tem como não amar?!



Você pode aproveitar pra fazer umas comprinhas na José Paulino e, se bater fome, pode escolher entre o Bistrô da Sara e a cozinha judaica contemporânea do Delishop.
  
4. São Paulo do alto

Pra completar, uma vista de São Paulo do alto. 



O Skye, bar que fica na cobertura do Hotel Unique, oferece uma das melhores vistas da cidade. 

Um brinde à amizade!

Quer mais?! 

Vem curtir São Paulo pessoalmente! A cidade está te esperando pra ser descoberta.

_____________________________ 

Encontre as meninas nas redes sociais: 

twitter.com/tpensandoviajar
facebook.com/topensandoemviajar
instagram.com/topensandoemviajar

As imagens desse post pertencem ao "Tô pensando em viajar" e foram gentilmente cedidas pelas autoras, para ilustrar essa publicação.
___________________________________

Índice das postagens do projeto "Amigos e Cidades": 

Barcelona - Sol de Barcelona.
Roma - Roma pra VC
Porto Velho - Projeto 101 Países



5 comentários

  1. Amei... Meu lugar predileto em Sampa tá a na lista da Alê também. Advinha qual? Já te levei lá... Temos que ir aos que não conhecemos. Vai aumentando a lista para sua próxima vinda: Beco do Batman, Sky e, Mirante 9 de Julho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já querendo o tal Sky.... hahahahaaa!!! Prepare a agenda para minha próxima visita! BjO!!!

      Excluir
  2. Amei o post e amo SP. Sempre que chego na cidade tenho que dar uma caminhada pela Paulista para sentir que cheguei. Lindos recantos !!!!! Ainda não conheço o Beco do Batman.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci porque a Alessandra nos levou lá, mas quero voltar e explorar, fotografar... Sampa é minha paixão. BjO!!!

      Excluir
  3. Queridas Alê, Sô e você, por abrir este espaço no Mochi!
    SP é pluri... cada viagem pode ser sempre diferente!
    Bj

    ResponderExcluir

Para o Topo