#RotaFarroupilha: desbravando os Caminhos Farroupilhas.



Fui convidada pela Roberta do Territórios e pela Gardênia, do As Peripécias de uma Flor, para desbravar juntamente com a Alexandra do Café Viagem os Caminhos Farroupilhas, criando uma moderna #RotaFarroupilha turística, que fosse cheia de atrações e que mostrasse para os desavisados o quanto as regiões da Costa Doce, Campanha Gaúcha e Fronteira Oeste tem para oferecer.


Apaixonada por história e filha da II Capital Farroupilha, nem pensei, já fui logo aprontando a mala e jogando na caçamba, pois desejávamos um tanto de aventura.  


Quatro amigas unidas pela blogagem e pela paixão pelas descobertas que as viagens trazem, mais de dois mil quilômetros e 17 cidades em 10 dias. Muitos números e muita vontade de mostrar que o Rio Grande é muito grande, que extrapola as fronteiras da Serra Gaúcha, que nasceu lá pelas bandas da Colônia Espanhola, que lutou e que, da sua forma, escolheu ser para sempre um dos guardiões do Brasil. E foi ali, sobre os muros do Forte Dom Pedro II que avistamos um horizonte tão conhecido dos Farroupilhas.


De Porto Alegre partimos numa fria manhã de domingo, para percorrer os caminhos de nossos revolucionários, para entender suas razões, seus anseios libertários, a força que manteve uma República Rio-Grandense por 10 anos de lutas, ver além dos mesmos horizontes que desbravaram e para descobrir o que as terras mais ao sul do Brasil podem, hoje, nos oferecer.


Rodamos, rodamos e navegamos. Colorimos os olhos, o coração e as redes sociais com as cores que fomos encontrando a cada dia, em cada horizonte. Bebemos e comemos os frutos de uma terra fértil, por onde se estendem lavouras, parreirais, por onde o gado e as ovelhas correm livres e onde pisamos com prazer a terra e as areias de nossos rincões.




Trabalhamos e brincamos, um tanto de cada. Recebemos visitas, agregamos olhares ao longo dos dias e descobrimos o que de melhor aqueles lugares e sua gente, simpática e hospitaleira, oferecem para os que chegam. Turminha reunida, só faltou a Criz.


Fotografamos aquilo que se mostrava e os amigos fotografando as descobertas.



Vimos paisagens que pareciam saídas de filmes (Cine Rodeio - Minas do Camaquã) e outras que, efetivamente, eram cenários (Santa Fé de O Tempo e o Vento - Bagé).




Fomos ao Uruguai ouvir histórias e de lá espiamos o Brasil. Eles vivem assim, lado a lado.


Oscilamos entre manhãs nebulosas e finais de tarde dourados: um dia em suas várias nuances.



Mostrei um pouco de minha terra, das cores que lhe são tão peculiares: as Guaritas, uma das sete maravilhas naturais do Rio Grande do Sul, e as Minas do Camaquã, uma cidade quase fantasma.





Nossa #RotaFarroupilha é histórica e turística, com muita comida típica, vinhos do paralelo 31, riqueza arquitetônica, história viva e preservada, bons hotéis e paisagens inesquecíveis. Aos poucos pintará por aqui e no Territórios, no As Peripécias de uma Flor, no Café Viagem  e no Andarilhos do Mundo.





Tudo numa região de uma arquitetura riquíssima.





Quatro amigos que abriram os braços e viraram seis. Meu muito obrigada pela parceria da Roberta, Gardênia, Alexandra, Criz e Gleiber, pois foi ótimo e do tamanho de nossos sonhos, uma delicia. Que as cores dos caminhos e das doces águas de nosso Estado iluminem as vidas e o olhar, sempre.


Espero que nossa aventura seja inspiradora, que desloque os olhares para as bandas do sul, da fatia mais ao sul do sul do Brasil, por onde as águas sabem ser doces, onde a língua enrola um tanto no portunhol, onde as histórias de dois povos se mesclam nas fachadas do casario e por onde a boa comida e bebida são sinônimos de bem receber. Venham ouvir o Minuano cantar, rodem e naveguem, desbravem terras lindas, bebam muito vinho da Campanha Gaúcha e sentem para curtir o por do sol mais lindo do mundo.






 A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios e do As Peripécias de uma Flor, em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae RS e oferecido, como pacote turístico, pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé/RS.

Índice das postagens da #RotaFarroupilha:






29 comentários

  1. Paula, não sei se você, filha do Rio Grande do Sul, já conhecia, pelo menos, de nome todas essas cidades e regiões. Eu nunca soube da existência de várias delas e não imaginava a beleza de outras que já conhecia de nome. Encantada e esperando ansiosa pelos demais capítulos da série "A Rota Farroupilha"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecia boa parte delas, mas algumas só a trabalho, sem um olhar mais carinhoso. Agora, algumas foram uma super surpresa, como na região da Costa Doce. Vou contando tudinho, aos poucos. BjO!!!

      Excluir
  2. Tradução e introdução perfeita a nossa roadtrip, primeira de muitas, espero!

    ResponderExcluir
  3. Mas bah que já fui em muitas e outras ainda quero ir, já estou amando e vou acompanhar tudo de pertinho, nosso Sul têm belezas que muita gente não conhece, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem mesmo nós gaúchos conhecemos tantos lugares legais, né? Estou louca para contar tudo e já imaginando outras rotas, por aí... BjO!!!

      Excluir
  4. Que post lindo Paula,
    Adorei viajar com vocês!
    Beijos, Fran

    ResponderExcluir
  5. Lendo agora. Não sei se vou ter coragem de escrever sobre a rota depois deste teu post. Eu esava certa: és a mais poética, a mais sentimental, olhar cheio de sensibilidade. Que viagem surpreendente tão perto de casa. Teu relato tá fantástico. Parabéns, Paula. Uma honra ter a tua companhia.
    Beijos
    Ale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaa!!! Terá sim, temos muito para contar, afinal. Que delicia de trip, não?!! BjO!!

      Excluir
  6. Uau! Quanta coisa linda! Espero agora os relatos de todos pra poder ir programando a minha #RotaFarroupilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma mini rota dentro da rota que é uma delicia, especialmente se considerarmos primavera ou verão. Tô louca para contar tudo, mas trabalhando como louca, também. BjO!!!

      Excluir
  7. Amei esse teu post, mas amei mais ainda ter tido a honra de viajar com vocês por um pedacinho dessa jornada. Muito obrigado pela acolhida de vocês e desse estado que aprendi a chamr de lar. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi maravilhoso, Gleiber. Pena que foram poucos dias, né? BjO!!!

      Excluir
  8. Amei... Já é a segunda rota por estas bandas que você está me incentivando a fazer. Que venham muitos Tchêncontros para dar uma esticadinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa receberes seu presentinho e verás que já está comprometida com, pelo menos, uma pequena rota dentro da rota. hahahahaa!!! Sou terrível. BjO!

      Excluir
  9. Que viagem poética e riquíssima em história! Fotos maravilhosas! Deve ter sido maravilhoso fazer parte de um projeto como esse. Muito importante conhecermos as origens do nosso Brasil. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, foi uma viagem espetacular e ainda tem muito mais para chegar por aqui. BjO!

      Excluir
  10. Paula, sou suspeita para falar, pois faz tempo que virei fã do seu blog e de sua escrita. Admiro demais a sua forma poética de relatar em detalhes os lugares, o que nos fascina. Quantos que não fazem rotas em outras nações e não fazem ideia de quanta riqueza e beleza conseguiriam encontrar no Estado "Guardião do Brasil", do NOSSO país! Parabéns, post altamente inspirador! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz. Tem tantas coisas para vermos fora do circuito turistico, não? Adoro descobrir e essa foi uma oportunidade de ouro. Tem muita coisa para pintar por aqui, ainda. BjO!

      Excluir
  11. Que delicia de post! Tanto pelo conteúdo informativo quanto pela riqueza desses fotos! E o fato de desbravarem juntas, as maravilhas desse país, deu um toque a mais e uma vontadezinha de ligar pras a amigas e copiar a iniciativa! Super legal! Parabéns. (e esses pratos? Nossa!!!) Saludos desde México. www.viviendoenelmexicomagivo.blogspot.com @viviendoenelmexico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha feito uma viagem, entre amigas, na forma de um projeto. Faça, recomendo, foi inspirador. Obrigada. BjO!!!

      Excluir
  12. Genteeee quanta foto linda! Que lugar belo! Deu vontade de sair correndo pra conhecer. Nosso Brasil é grande e lindo demais "mexxxxmo". E mais uma vez, parabéns pelas fotos. Tô encantada :)

    ResponderExcluir
  13. Acompanhei a viagem de vcs e amei!!!!!Vontade de ir também kkk.. parabéns. O post ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a introdução e já estou curiosa pra ler cada um dos posts!
    Fiquei encantada com as fotos incriveis... já dá pra perceber que foi uma road trip inesquecível!

    ResponderExcluir
  15. Que delicia de post! Nos enche de vontade de fazer uma expedição assim pra desbravar este trecho tão histórico e tão cheio de belezas... E da maneira com que você relata a expedição, temos mais vontade ainda! :)

    ResponderExcluir
  16. Me inspirou, com certeza! Já era apaixonada pela história, mas agora, depois de ver tanto lugar lindo, me fez colocar no caderninho das viagens que quero fazer. Aliás, quero não, preciso!

    Adorei o modo como você expôs tudo. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  17. Acompanhamos um pouco dessa viagem incrível no Instagram e deu uma saudade da época que moramos aí. Foram três anos muito felizes na nossa vida. Rio Grande é uma das cidades queridinhas do nosso coração! Mas já vi que precisamos voltar para conhecer lugares incríveis!!! Oh estado querido esse! =)

    ResponderExcluir
  18. Lindo post, estou pronta para partir conhecer esses lados da costa doce, partiu férias daqui seis dias, parabéns!

    ResponderExcluir

Para o Topo