Sonho de Natal: Canela, o Natal e sua Catedral.



Gostaria de estar em tantos lugares, ao mesmo tempo e curtindo tantas atrações lindíssimas, mas nem sempre é possível. É, e com isso o blog deixa de contar histórias lindas e de mostrar atrações preparadas com muito cuidado e amor. O excesso de compromissos profissionais e familiares, nas últimas semanas de cada ano, faz com que perca uma série de eventos na Serra Gaúcha. 

Pois bem, dessa vez o Mochilinha contou com uma correspondente para narrar um tanto do Sonho de Natal. Jornalista, viajante e companheira no projeto Rota Farroupilha, Criz Azevedo pegou a estrada e trouxe um pouco das histórias e imagens desse evento que enche nossos corações de emoção e esperança. 

É, ou não, bom sonhar? Conta aí, Criz! 

____________________________________ 

Sonho de Natal, em Canela: 
luz, música, dança e dramaturgia em belo espetáculo.

Visitar Canela, na Serra Gaúcha, é daqueles programas que seguido faço para reencontrar amigos. Morei nesta cidade nos anos 1990 e mantive um laço forte com pessoas e lugares que fazem me sentir em casa. Recentemente, revisitei um evento que há alguns anos não acompanhava e que a cada edição ganha destaque pela qualidade do que é apresentado. Estou falando do “Sonho de Natal”, que em 2017 completa 30 edições, oferecendo uma série de programas gratuitos, desde 4 de novembro, se estendendo até 14 de janeiro de 2018.

A convite da Secretaria Municipal de Turismo do município, representei Paula Brum para o “Mochi”, na Chegada do Papai Noel, dia 18/11, que aconteceu na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra.  


A edificação desse templo, por si só, vale a visita em qualquer época do ano, além de ser considerada uma das sete maravilhas do Brasil, de acordo com o portal Terra. Em estilo gótico, seus primeiros alicerces iniciaram em 1941. E foram algumas décadas para ser concluída, ressaltada pela beleza dos vitrais e o jogo de luzes externas à noite que acontecem mesmo fora da temporada natalina.   


Voltando ao evento, o “Sonho de Natal” oferece ao público atividades na Praça João Corrêa, Multipalco, Catedral de Pedra, Rua Felisberto Soares, Picadeiro do Ponto de Cultura e nos bairros. Com ambientação alusiva ao tema “Siga sua Estrela” nas principais ruas do Centro, as atrações vão desde apresentações de música, conto, cinema, paradinha de Natal, show de luzes, entre outros, além de contar com uma loja temática na Praça João Correa. Com exceção das ações nos bairros, as atividades acontecem no Centro, então é bem tranquilo para caminhar e se deslocar de uma a outra, de dia e à noite. 

Sobre a Chegada do Papai Noel, com direção artística de Elias da Rosa, foi um espetáculo merecedor de muitos registros, principalmente pelas músicas habilmente interpretadas por uma banda elegante, tocando hits natalinos e do momento em estilos com pegada roqueira, alguns numa linha soul music. Simplesmente amei a Christmas In Concert, que contou com participação da solista Gabrielle Fleck. 


Também nos brindaram pelo profissionalismo, as meninas do Ballet da Academia Neusa Martinotto, o elenco do Auto de Natal, com encenação do nascimento do Menino Jesus, a gaita e a guitarra do Som do Vento, o grupo de alpinistas liderados por Daniel Jaggi e a interprete de Libras Renata Knevitz.  



E a grande atração na noite, novamente, veio escalando a Catedral de Pedra, mas com um diferencial das edições anteriores: o Papai Noel alpinista surgiu de um ponto lateral do outro lado da rua até chegar à torre de 60 metros, recebido pelos duendes alpinistas coloridos, ao som de um solo de guitarra competente e muito elogiado da Christmas In Concert.




E claro que não poderia faltar a cerimônia de entrega da chave da cidade para selar a chegada do Noel, que depois seguiu cortejo pela Felisberto Soares com os duendes, bailarinas e atores.  





Para finalizar, o momento de luzes na fachada da Catedral, denominado “Siga Sua Estrela” arrebatou pela criatividade da direção de arte, culminado com uma pirotecnia por vários minutos. Parabéns a Canela por um espetáculo tão completo e de qualidade.



* texto e fotos: Criz Azevedo. 

Informações

A programação do evento está no site do Sonho de Natal


Agradecimentos:

Rozangela Allves



Nenhum comentário

Para o Topo