#RotaFarroupilha: e onde acabamos o primeiro dia de aventuras? São Lourenço do Sul.


Tudo planejado, arrumadinho e começamos a nos encontrar na véspera da viagem, quando eu, Roberta e Gardênia invadimos a madrugada fria tagarelando, em Porto Alegre. Um tropeço no horário e nos juntamos com a Alexandra e a Criz, ainda pela manhã, em Guaiba. De lá rodamos, enquanto papeávamos sem fim, até Camaquã. Depois do pit-stop o destino era São Lourenço do Sul



Chegamos na simpática cidade das praias de água doce, junto a Lagoa dos Patos, anoitecendo. O frio úmido era prenúncio do dia chuvoso que enfrentaríamos na sequência, mas era hora de encontrarmos o restaurante e o hotel, onde terminaríamos o primeiro dia de aventuras. 



O Hotel das Figueiras, junto à Lagoa dos Patos, foi parceiro da Rota e nos recebeu num apartamento conjugado, próprio para famílias, o que nos permitiu uma deliciosa noite de repouso. Os apartamentos contam com chuveiros aquecidos a gás, tv, mesa e armários, além de ar condicionado e wi-fi. 

FOTO: Criz Azevedo












Possui uma estrutura agradável, com piscinas (uma externa e outra aquecida), jardim, estacionamento, sala de tv e acessibilidade - na recente reforma ganhou rampas e elevador. Durante o inverno apresenta uma queda na frequência de visitantes, mas ao longo dos meses de verão permanece com a lotação completa. Acordamos com a linda vista para a praia de águas doces e serenas, mas com chuva. Respiramos fundo, puxamos as galochas e seguimos viagem, não sem antes desfrutar de um delicioso café-da-manhã. 



Café, sucos, cereais, empanados, frutas e muitas delicias. O desjejum no Figueiras é na medida e cheio de pequenos cuidados. Uma torrada (misto quente para os estrangeiros), preparada na hora? Claro, quentinha!


FOTO: Roberta Martins - Territórios

O melhor de tudo? Cuecas viradas recheadas (grostoli). Como é gostoso iniciar um dia cheio de doçuras.  




Ops, espera. Antes de falar do café-da-manhã deveria ter contado do jantar. Será? Ah, claro!!! 

O primeiro jantar da #RotaFarroupilha foi no Tropicáli's. 

 
O proprietário, Hosman Bratz, já estava a nossa espera. Confesso que me surpreendi, verdadeiramente, com a estrutura do empreendimento. É um simpático e aprazível complexo gastronômico e de diversão. O casal Bratz se estabeleceu na cidade há aproximadamente vinte anos e desenvolve um trabalho cheio de personalidade. 


 
Escolhemos uma mesa no salão principal, junto a lareira. 



Hosman contou um tanto da história do empreendimento, sobre seu funcionamento ininterrupto ao longo do ano e acerca da reforma que fará nesse mês de agosto, já prevendo um verão sensacional - afinal, é uma cidade típica de veraneio. Nos levou para conhecer as demais dependências: salão do buffet, área kids, sorveteria e boliche. 





Fiquei apaixonada pelo salão de boliche. Encontrar o salão, com suas pistas e bolinhas coloridas, numa pequena cidade do interior gaúcho? Um charme. Não passamos algumas horas jogando por ser domingo e, no inverno, somente funcionar nas sextas e sábados. Terei que retornar, quando puder trocar o casaco por uma agradável bermuda. 











Bom, mas estávamos ali para jantar. Uia, e a fome já havia batido, depois de umas oito horas da última refeição, no Caisinho de Guaíba. 

Opções variadas em filés, pizzas, risotos, massas, além dos frutos do mar. Como escolher?

Seguimos as dicas do proprietário e escolhemos a parrillada de frutos do mar, com tainha, anéis de lula, linguado, camarão e mariscos, além de arroz, pirão e batata sauté como acompanhamentos. 


Estávamos em cinco pessoas, mas optamos por pedir duas e partilharmos. Foi na medida, pois os pratos são fartos. 

 
No Tropicali's confraternizamos e brindamos a oportunidade de estarmos na estrada desenvolvendo o projeto. Tim-tim! 

 
O casal é empreendedor, desenvolve várias atividades, sempre pensando em atrair e fidelizar os clientes. As portas do estabelecimento permanecem abertas ao longo do ano, mesmo na baixa temporada, sendo que nas noites frias de sextas e sábados incrementam o cardápio com fondue. Como a propaganda é a alma dos negócios, eles divulgam o restaurante com força e tem atraído grupos da terceira idade que frequentam o balneário e integrantes do Moto Lagoa, evento anual de motociclistas. 

São Lourenço nos deu uma acolhida deliciosa, mesmo que numa noite fria e úmida, depois dos nossos primeiros 237Km nos Caminhos Farroupilhas. 

Informações:

Hotel das Figueirashttp://www.hoteldasfigueiras.com/
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 400 – São Lourenço do Sul /RS
Telefone: (53) 3251.4708 
Email: hoteldasfigueiras@hoteldasfigueiras.com

Restaurante Tropicáli’s
Site: 
https://www.facebook.com/tropicalisrestaurante/
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 81 – São Lourenço do Sul / RS
Telefone: (53) 3251-3212

Em São Lourenço contamos com o apoio do Sebrae da Costa Doce.
A estadia no Hotel das Figueiras e o jantar no Restaurante Tropicali's nos foram oferecidos em sistema de parceria, mas as opiniões aqui expostas não sofreram qualquer influência.

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios e do As peripécias de uma flor, em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais do Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais, como o BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae RS e oferecido, como pacote turístico, pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé/RS. 






3 comentários

  1. Gente já começou bem, amei e logo quero visitar São Lourenço do Sul, já está na minha lista, parabéns pelo belo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um post da cidade saiu hoje, só para dar uma idéia de como há atrações para aproveitar por lá. BjO!!!

      Excluir
  2. Paula, quanta cidade interessante tem o RGS, estou impressionada com minha ignorância geográfica.

    ResponderExcluir

Para o Topo