AMIGOS E CIDADES: a Cris do Sol de Barcelona e o Bairro Gótico.



O Mochilinha sempre foi um pedacinho de meu diário que abri para o mundo, que me permiti partilhar com a intenção de que, por meus olhos, outros pudessem se apaixonar pelos lugares que visitei e pelo que vi em minhas andanças. Mas o blog foi também, talvez até de forma inesperada, o meio pelo qual conheci uma série de pessoas que ganharam um lugar especial na minha vida. Pessoas que dividiram comigo seu olhar, que viajaram nas minhas histórias e que me ajudaram e ajudam a viajar, mesmo quando não posso ir - viajo nas histórias, nas imagens e no olhar do outro sobre cada lugar. Resolvi dedicar um espaço no Mochi para os amigos e suas cidades, para o que eles curtem nos lugares onde moram, independente do apelo turístico.  

Os convites tem um caráter bem pessoal, como tudo nesse espaço. Agradeço todos que toparam, com tanto carinho, dar uma parada em seus afazeres e dedicarem seu tempo à contar histórias, por acreditarem que partilhar nos faz mais felizes! 

Para abrir as publicações do "Amigos e Cidades" convidei a Cristina, que escreve o Sol de Barcelona, um dos primeiros a entrar para a minha lista de leitura cotidiana. A vida ainda não permitiu tirarmos a amizade do virtual e jogá-la pelos caminhos, nas mesas dos bares ou nas ruas do Gótico, meu bairro preferido em Barcelona, mas seguimos partilhando cores. 

Bora ler o que ela nos conta de Barcelona? 



__________________________________________________ 


Eu posso dizer que tenho sorte na vida. 

Nos meus últimos anos no Brasil, eu morei no Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa e que dispensa comentários. Agora, desde 2009, eu moro em Barcelona e não poderia estar mais feliz com esta cidade. Além de linda e charmosa, Barcelona é uma cidade cosmopolita onde todas as culturas e tradições tem seu espaço.

A Paula me convidou para contar para os leitores dela quais são os lugares e os cantinhos que eu gosto na minha cidade. Vou confessar que o lugar que mais gosto é também o mais turístico: o Bairro Gótico. 

Tão difícil não amar um lugar cheio de histórias e onde a luz da manhã entra deixando o bairro dourado e encantador. Já que eu morro de amores por esta cidade linda, vou te levar para conhecer a minha Barcelona:

Bunker del Carmel


Faz uns anos que o antigo bunker de defesa antiaérea do bairro do Carmel está de moda em Barcelona. E tem os melhores motivos para isto. Lá do alto se tem uma vista espetacular de Barcelona. O lugar ainda mantém os restos do bunker da Guerra Civil Espanhola e também azulejos que lembram que, durante os anos 40, 50 e 60, ali tinha uma favela. E se você for até ao Bunker do Carmel não perca a oportunidade de comer umas tapas no Bar Delícias, um bar de tapas nada turístico e que funciona desde os anos 60. As tapas são bem servidas e super baratas, ao estilo BBB.

Praia de Sant Sebastià


Como boa brasileira, eu adoro uma praia. As praias de Barcelona não são uma maravilha e no verão ficam cheias de turistas. A Barceloneta é a mais conhecida e também a mais cheia e mais suja. A minha preferida é a praia de Sant Sebastià, que fica junto ao hotel W. Lá tem gente de Barcelona, é mais limpa e mais tranquila. Ah, e também rola uns pelados. Já que o nudismo não está proibido em Barcelona.

Parc del Labirinto del Horta


Com certeza este é o parque mais romântico de Barcelona. Já foi cenário do filme “O Perfume” e é um dos lugares mais lindos e divertidos da cidade. No parque tem um labirinto onde todo mundo se perde e se diverte muito. Também tem uns jardins em estilo romântico, ótimos para namorar, fazer fotos e relaxar olhando a cidade e o verde.

Bairro do Poblenou


O Bairro do Poblenou é outro lugar que está de moda na cidade. Desta vez pelos grafites que tem invadido o bairro e revitalizado lugares que antes estavam abandonados. O Poblenou era um bairro Fabril e, hoje, muitas fábricas, até então abandonas, estão sendo convertidas em escritórios ou celeiros de arte e de novas tecnologias. Lá também tem vários restaurantes legais e bares de tapas. Eu super recomendo um passeio na rambla do Poblenou no final do dia ou no sábado de manhã quando os moradores estão por lá.

Esta é apenas uma parte da minha Barcelona. Ainda tem outros lugares que amo e sempre que posso vou passear por eles. Espero que vocês se animem a conhecer a minha Barcelona quando estiverem aqui.

___________________________________________________

Encontre a Cris e seu Sol no:


As imagens desse post pertencem ao Sol de Barcelona e foram gentilmente cedidas pela autora, para ilustrar essa história. 

_____________________________________________ 

Índice das postagens do projeto "Amigos e Cidades": 




6 comentários

  1. Oh ... que delícia reler este post. Ficou tão bonito e tão pessoal. Obrigada pela oportunidade, Paula.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei, bem como havia imaginado que seria brincar com os amigos. Que legal que curtiste, também. Foi um prazer imenso recebê-la no Mochi!!! BjO!!

      Excluir
  2. A gente tem que tirar esta amizade do virtual logooo! hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Em pensar que já se passaram mais de três anos, desde que estive em Barcelona. Precisando retornar!!! <3

      Excluir
  3. Que lugar mais lindo, meu sonho é conhecer! As dicas são únicas também, obrigada por compartilhar esse olhar! E parabéns pelo site, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beatriz. Tenho alguns posts de Barcelona, um lugar que amei conhecer, caminhar pelas ramblas, visitar as obras de Gaudí. Dê uma navegada e não deixe de visitar o Sol de Barcelona!!! Abraços!

      Excluir

Para o Topo