Hostal Corazòn del Vedado: Casa de Margot




No post anterior coloquei as linhas gerais que envolveram nossa organização para a estadia em Havana e Varadero, Cuba. Nesse, falo um pouco da Casa de Margot, nossa casa em Havana. 

Luis nos levou diretamente para o apartamento de Margot, num edifico no cruzamento da Avenida 23 com a Avenida de los Presidentes, efetivamente no coração do Vedado.




Localização espetacular, distando algumas quadras do Habana Libre, Hotel Nacional e Malecòn, junto a uma linda praça e com uma infinidade de táxis passando na porta.


O apartamento fica no primeiro andar, possui uma pequena sacada para a avenida e conta com três suítes. Uma é ocupada pelo casal, simpáticos e hospitaleiros, enquanto que as demais são utilizadas por turistas.



A sala é a área de convivência, onde aproveitávamos para conversar com os senhorios.




Uma pequena cozinha, sempre organizada, junto a mesa de refeições.

Optamos por tomar café-da-manhã, o que importava em 3CUC dia/pessoa. No primeiro dia nos perguntou o que desejávamos, se queríamos queijo, jàmon, etc. Optamos por pedir apenas coisas simples e de baixo custo para eles, evitando que tivessem que adquirir componentes diferenciados nos mercados privados.

Por lá não se ouve falar em leite, que é fornecido apenas para crianças até os 6 anos. Não vi nem nos mercados privados e, por somente ser consumido na infância, não é da cultura deles ser servido para adultos.

Nosso café consistia em pão d'água (duro, muito duro), manteiga, uma super (mega) salada-de-frutas, suco natural e café preto (pequenininho, feito em cafeteira estilo bialetti).



Margot não entendeu como poderíamos passar o dia com um café tão simples e nos obrigou a aceitar ovos fritos e/ou tortilhas. Bom, Ná encarou dois (sim, dois) ovos fritos e eu uma (1/2 na verdade) tortilha na primeira manhã - tudo com doses generosas de óleo. Os ovos gentilmente dispensados nas manhãs seguintes.



Como explicar o café-da-manhã? Ao acordar já ouvia uma batidinha na cozinha, era Margot picando frutas. Enquanto ouvia o som cadenciado da faca contra a tábua, um perfume invadia o quarto. Aroma das goiabas e bananas. O perfume e sabor das frutas cubanas é surpreendente, são frutas crioulas, produzidas ao longo do tempo a partir de mudas próprias e sem o uso de agrotóxicos.

As suítes são muito simples, mas limpas. Percebemos que praticamente não há produtos de limpeza e eles usam apenas água para lavar o piso e calçadas, por exemplo. Vimos Margot higienizando o apartamento diversas vezes, mas há um aspecto duvidoso no piso, além do desgaste. Um rápido teste com meias brancas lhe fará entender que ela mantém tudo muito limpo - eu fiz e funcionou! 



Uma cama simples, um sofá cama, banheiro reformado e ar condicionado é o que oferecem. Básico e suficiente. As duas suítes são muito semelhantes, dividimos o período de hospedagem entre elas. 



Não há cofres e outras utilidades com as quais estamos acostumados. Para guardar malas e objetos pessoais há um armário embutido, com cadeado na porta. 

Os banheiros são pequeninos, box com cortinas plásticas, simples, reformados e muito limpos. 




Passamos muito pouco tempo em casa, ficávamos horas e horas caminhando, dávamos uma passada para descansar um pouco, tomar um banho e já ganhávamos as ruas novamente. 

Se retornasse pediria para ficar na suite com porta para a sala, pois o banheiro não possui janela para a rua e isso evita insetos indesejados. 

A localização é um diferencial. O bairro é aprazível, cheio de praças e áreas ajardinadas, ótimo para caminhadas e conta com muitos restaurantes. 



Aos finais-de-semana é ponto de encontro de jovens e famílias, que descem de ônibus na Av. de los Presidentes e tomam as calçadas da Av. 23, dia e noite. Aproveitamos muito para andar, observar os hábitos locais, sentar nas praças e curtir bares e restaurantes. É caminho para o Malecòn (orla), onde se aglomeram para conversar e curtir o mar nas noites quentes. 





Na Av. 23 circulam táxis coletivos que levam para a Ciudad Vieja



E os senhorios? Um casal de meia idade, simpaticíssimo e que adora um papo. Conversamos, assistimos um pouquinho de novela com eles, mas jamais nos tolheram a liberdade. Discretos e hospitaleiros. Cadeiras de balanço são tradicionais nas casas cubanas, normalmente em par, para serem usadas pelo casal. 




Vi muitas coisas em minhas pesquisas na internet e, tantas outras, andando pelas ruas de Havana. Há pensões em prédios de todos os tipos, que oferecem níveis diversos de conforto, mas em regra o preço não varia. Basta caminhar para se ver pensões de todos os tipos, identificáveis por esse simbolo: 




Não me hospedaria na Ciudad Vieja, especialmente sem conhecer a cidade. Se durante o dia é um facilitador, nas noites é muito escuro e não há quase circulação de pessoas nas ruas. Lá, também, o risco de ficar em casas e edifícios em ruínas é aumentado e isso torna discutível o nível de higiene das instalações. Os problemas elétricos, hidráulicos e nas redes de esgoto são visíveis. 

Vedado é um bairro bem cuidado e hiper movimentado, por onde todas as tribos passeiam e onde se tem uma sensação aumentada de segurança, mesmo durante as madrugadas. O frescor das noites e a existência de cinemas atraem a população, que caminha, subindo e descendo, em direção ao Malecòn. 



Contatos da Margot: 



5 comentários

  1. Paula, este post vale ouro pra mim! Não vivo sem café com leite, imagina 10 dias sem ele?!! Já vou com minha lata preparada!!! Quando fui fiquei em um hotel e o café da manhã tinha tudo (até leite). Claro que imagino que as coisas estejam ainda mais difíceis, pois lá se vão 16 anos, lembro de ter deixado todos os itens de higiene pessoal e até roupas pros amigos que fiz lá, mas leite? Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos alguns dias no Melia Varadero e, nem lá, vi leite. No mercado privado onde comprávamos água, em Vedado, também não tinha. Talvez no do Habana Libre, pois lá havia algumas guloseimas e coca-coca. BjO!

      Excluir
  2. oi Paula! o email da Margot esta riscado. Eu consegui um contato com Luis Castañeda. É este Luis ao qual vc se refere? O endereço parece ser
    Dir. Av. De los Presidentes (calle G) No. 604 apto 5E
    e/ 25 y 27 Vedado, La Habana

    Hostal Vedado, foi esse contato que vc utilizou? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Mel. É esse Luiz que fez todas as intermediações de hospedagem e transporte, para nós. Conto aqui: http://www.mochilinhagaucha.com.br/2015/06/hospedagem-transporte-taxi-havana-cuba.html

      Excluir

Para o Topo