PITADAS DO RIO GRANDE: Porto Alegre ganha sistema de aluguel de bicicletas



Porto Alegre passou a contar com os serviços de aluguel de Bicicletas, no mesmo sistema existente em outras Capitais. 
Foto: Lucas Barroso

Os serviços foram licitados e após cassação de Liminar que suspendia o inicio dos trabalhos, os interessados já podem fazer o cadastro necessário à utilização das Bikes e curtir um passeio pela Capital do Rio Grande. O aluguel unitário é de R$ 5,00 (cinco reais) e o valor da mensalidade para aqueles que desejarem é de R$ 10,00 (dez reais).



O cadastro teve inicio no feriado do dia 20/09/2012 e já no primeiro dia teve a adesão de 300 (trezentos) interessados.
Os serviços se iniciaram em 22/09 e contam na primeira fase de implantação com 50 (cinquenta) bicicletas dispostas em 5 (cinco) estações espalhadas pela cidade. Ao retirar sua bicicleta o interessado poderá permanecer com ela por uma hora, podendo fazer a devolução em quaisquer das estações. Até abril/2013 a meta é contar com 400 bicicletas.
Historicamente Porto Alegre contou com sistema de aluguel de bicicletas no Parque Farroupilha – Redenção, junto ao Lago. Naquela época as bicicletas alugadas serviam para passear pelo interior do parque apenas. Com os anos, a falta de estrutura e a ausência total  de conservação das bicicletas ofertadas o serviço (não eram padronizadas, eram disponibilizados diversos modelos e aros) caiu em desuso até ser definitivamente desativado em 2000, após 52 anos.
Para facilitar o uso de bicicletas na cidade, uma importante e extensa via da cidade está recebendo uma ciclovia – a Av. Ipiranga, junto ao Arroio Dilúvio. Parte da ciclovia já se encontra concluída, com sinalização e guarda-corpo. A cidade conta também com uma ciclofaixa na Av. Icarai (próximo ao Barra Shopping Sul), local disponível junto a Usina do Gasômetro e na orla do Guaiba em Ipanema. São trechos ainda não interligados. Aos finais de semana vários corredores de ônibus são fechados ao trânsito, permitindo o uso do espaço por ciclistas, patinadores, corredores, etc.

Mais informações: http://www.mobilicidade.com.br/bikepoa.asp
Aproveitando a estação das flores, é hora de conhecer o serviço e aproveitar um passeio pelas ruas e parques da cidade.

2 comentários

  1. Ôi Paulinha! Seja muito bem vinda! Fiquei muito feliz em tê-la como seguidora do "De dentro pra fora" e também porque você também é gaúcha como eu guria.... Sempre que puder virei visitá-la, com certeza e, espero tua visita também! Parabéns pelo post super interessante, pois é muito legal um blog que fale sobre a capital gaúcha! Te agendei para participar do Blog Novo na semana que se inicia em 15 de outubro de 2012 e agradeceria se você pudesse me enviar (bem antes) uma imagem que melhor represente teu blog... Pode ser o cabeçalho, ou uma parte do fundo que é muito bonito, ou ambas, que faço uma composição ou alguma outra que você escolha, que eu gosto de deixar pronto com uma certa antecedência... Muito obrigada pelo teu carinho! Abraço afetuoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Já enviei e-mail para você. Estou acompanhando seu blog tb! Abraços,
      Paula

      Excluir

Para o Topo