ALAGOAS: Praia do Marceneiro


No litoral Norte de Alagoas, distante aproximadamente 100 Km de Maceió chegamos a Praia do Marceneiro - ao ladinho de São Miguel dos Milagres, integrante da Rota Ecológica Alagoana. O trajeto entre Maceió e São Miguel é belíssimo, eis que podemos observar grandes Canaviais, Coqueirais de coco-da-Bahia, além de interagir com a História do Brasil.


Quase ao final do trajeto atravessamos a pequena cidade de Passo do Camaragibe, cidade natal de Aurélio Buarque de Holanda. Aqui uma pequena reflexão: como pode o autor do mais afamado Dicionário da Língua Portuguesa Brasileiro ser oriundo de um local tão ermo, ainda hoje tão desprovido de infraestrutura? Mas o povoado tem seu charme. Suas casas de “taipa” (armação de pau-a-pique revestida de barro, herança portuguesa), enfileiradas pelas pequenas e estreitas ruas, cada uma com a fachada em uma cor (será que aqui também se explicam as fachadas coloridas pela ausência de numeração das casas, como em Olinda – PE?), algumas apenas com a parede frontal em alvenaria. Muitas e muitas crianças a correr pelas ruas. Aqui mais um detalhe histórico, o antigo povoado e região serviram de rota e ponto de apoio para os navios Holandeses na época da invasão holandesa em Pernambuco.




Ao chegarmos ao Restaurante que serviria de receptivo turístico na Praia do Marceneiro, nos deparamos com um lugar lindíssimo, com uma infraestrutura adequada. Em toda a área que circunda o restaurante, há pendurado nos coqueiros e árvores estrelas revestidas de chita (tecido florido) que dão um aspecto de cuidado e receptividade ao local.

As refeições são servidas na área frontal do restaurante, no avarandado – aproveitamos muito pratos de peixe e camarões. O local foi construído recentemente, estava muito limpo, com as atendentes uniformizadas. A construção é um charme à parte, com paredes e colunas revestidas de ladrilhos hidráulicos variados, dando um colorido ao local. Nas areias enfrente a estrutura se encontram algumas espreguiçadeiras rústicas e gazebos recobertos de palhas, para serem usufruídos livremente pelos turistas.

(no detalhe: ladrilhos hidráulicos)

(no detalhe: armação e cobertura do restaurante)


(espreguiçadeiras e gazebos)



De todos os dias em que estivemos em Alagoas, esse foi o único dia ventoso e, por se tratar de praia de mar aberto, foi um pouco incomodo. Mas não chegou a tirar o prazer de desfrutarmos dessa praia maravilhosa, de areias finas e douradas.  Com a maré baixa, curtimos longas caminhadas mar adentro, banhos de mar em pequenas piscinas naturais e bancos de areia, águas mornas e muita beleza. A maré demorou a subir, proporcionando aos poucos turistas sossego, momentos de reflexão e de muita diversão.




Onde está o Mar que estava aqui? A maré baixou!!!

Ampla faixa de areia criada pela baixa da maré.


Como se trata de uma vila de pescadores pouco explorada (ainda), os passeios às piscinas naturais mais distantes são feitos em Jangadas coloridas (nós fomos até às mais próximas, caminhando com água pelos tornozelos).

Sim, estávamos a 1Km da faixa de areia e com água na cintura,
fotografando a movimentação dos Jangadeiros

No local há algumas pousadas de charme, como são chamados os pequenos e exclusivos empreendimentos, que ao receberem poucos hóspedes proporcionam aos mesmos serviços especiais.
Havia possibilidade de fazer passeios de buggy ou quadricíclos. Optamos por aproveitar o banho de mar e as caminhadas.


Foi um dia especial, apesar dos ventos.




22 comentários

  1. Oláaa! td bom?? :)
    Não conhecemos Alagoas ainda,uma pena...lugar liiindo,de praias lindas né??
    Bjs e otimo fds que ja vem vindo por ai!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer tê-los por aqui... Quando agendei a viajem par lá não levava muita fé, fui sem roteiro, de pacote.... Mas qual não foi minha surpresa: um espetáculo!!! Recomendo muito, mas vale fazer um roteirinho antes, mesmo que de pacote, para saber o que vale a pena. Fui na Praia do Francês e deixei de ir na Paripueira, pode? Agora sei que não... hahahaa!!! Abraços,
      Paula

      Excluir
  2. Muito lindo esse lugar. Já fui 2 vezes em Alagoas e nunca me ofereceram esse passeio. Por essas e outras que passei a fazer meus roteiros. Olho na internet e me programo. Muito bom o post e o blog. Show. Abraços,
    Carla Montiaur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla!!

      Pois é. Estavamos também com receptivo turistico, mas fomos em um grupo pequeno, a maioria optou por outros locais mais conhecidos. Foi uma ótima surpresa, mas nesse dia pegamos um pouco de vento.

      Abraços,

      Paula

      ...

      Excluir
  3. Como disse a Carla, é show esse blog!!! Parabéns. Linda praia.

    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula!! eu por aqui de novo! rs..:)
    Vim agradecer a visita e o comentario lá no blog...fiquei como dizem vcs, "trifeliz" com teu comentário...rsr.. Sul tem um pedacinho do meu coração,pq além de amar aquele lugar,tenho amigos mtttt queridos de lá e ja parto do principio que todo gaucho é gente boa,e vc então ja está com uma vantagem,hahahaa!!
    Bjs e uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom... hahaaa, gaúcho é gente boa sim!!! Obrigadissima... Boa semana!!! Abraços,

      Paula

      Excluir
  5. Que imagens!!!! Parabéns!!!! Victoria

    ResponderExcluir
  6. Que lindos os ladrilhos!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma verdadeira beleza, deu um clima especial, um colorido, um ar de cuidado ...

      Excluir
  7. Show de bola, que luz nessas fotos hein? Tb achei massa os ladrilhos, deu estilo ao lugar, saiu do lugar comum mesmo. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Sou muito fâ de ladrilhos hidraulicos, especialmente quando usados misturados, nesse estilo reaproveitado. Abraço João,

    Paula

    ....

    ResponderExcluir
  9. Lugar delicioso! Passei muitos momentos da minha infância neste lugar! Era mais natureza e menos civilização. E, como se diz por aqui: Pense num paraíso! Parabéns, Paula!
    Abraço,
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  10. Jaqueline... obrigadão pelo comentário. A praia é muito linda mesmo!!!
    Paula

    ResponderExcluir
  11. Oi, Paula!
    Estive em Alagoas em janeiro e me apaixonei! Passei rapidamente pela praia de Marceneiro e ela é linda!
    Obrigada por todos os comentários feitos lá no entreviagens. Você sabe como "deixar uma blogueira feliz"! Risos! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o titulo do seu post e o uso (emprestado é claro) sempre que recebo comentários!!!! As praias de Alagoas são belissimas, não? Preciso retornar para conhecer um pouco mais, pq tem muitas opções, inclusive as menos turisticas. Obrigadissima pela visita!!! Abraços,
      Paula

      Excluir
  12. Olá! Parabéns pelo post.
    Sou de Maceió-AL, mas morei em Passo de Camaragibe. Minha mãe ainda Mora lá.
    Sou apaixonada pela linda praia de Macineiro, e fiquei muito feliz de ver alguém de fora falar tão bem do lugar que amo, e que sem modastia alguma, é lindo mesmo! Espero quer voltes. E que mais pessoas venham conhecer esse lugar lindo e de tantas histórias. Beijos! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laudiceia alguma sugestão de lugar para ficar nesta região. Talves eu vá sozinha, sabe de algo parecido com hostel. Se puder me passar outros lugares pouco conhecidos e com esta beleza deslubrante te agradeço.

      Excluir
  13. Oi Paula estou pensando em ir agora entre natal e ano novo. vou fazer porto galinhas.. carneiros.. maragogi e tenho algumas ideias de ir ate essa região. Alguma sugestão barata para mochilar por ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jordana, infelizmente não. Já deste uma espiada nos blogs Viaje na Viagem, Por ai Por aqui e Vinhagens que Sonhamos, por exemplo? Eles tem muitas dicas da região! BjO

      Excluir

Para o Topo