Porto Alegre em 50 Sabores: Ricalldone


O Rio Grande do Sul sempre esteve de braços abertos para imigrantes, de todos os cantos do mundo.

Porto Alegre foi porto de passagem para muitos, antes de ganharem as estradas para alcançarem novas paragens pelo interior. Para outros, foi destino. Judeus, portugueses, italianos, alemães, japoneses, espanhóis, suíços e tantos outros.

Nos acostumamos com as entidades fundadas por esses imigrantes, no intuito de auxiliarem aqueles que chegavam e para manterem hábitos trazidos das origens. Sociedades e Clubes proliferaram pela capital, proporcionando para os moradores espaços maravilhosos de convivência esportiva e social. Em regra, essas entidades organizadas contavam com restaurantes, abertos ao público em geral. A Sociedade Filantrópica Suíça esteve estabelecida no bairro Moinhos de Vento, por muitos anos.


Hoje, no espaço e com um tanto de seu charme, encontramos um restaurante com ambiente muito agradável, espaçoso, em salões iluminados e com uma pequena área externa com mesas para serem aproveitadas em dias frescos, cardápio simples e acessível: o Ricalldone.

 foto de divulgação - Ricalldone


foto de divulgação - Ricalldone

O sistema é bem interessante. Oferece PFs deliciosos e, aos finais-de-semana, sempre há uma ou duas sugestões especiais.

Cardápio bastante enxuto, que o comensal é convidado a percorrer e ir escolhendo entre uma coisa e outra, até fechar o pedido. Entrada e prato principal, depois sobremesa e cafezinho para os mais gulosos.


A primeira escolha: caldinho ou salada?

Fico sempre com a  saladinha, cheia de cores e muito fresca. Escondida por entre folhas coloridas, uma pequena porção de uma salada de batata com maionese espetacular e já famosa por seu sabor.


Depois, o prato principal: carnes, frangos ou peixes, em três ou quatro versões.

Os acompanhamentos: arroz, feijão e a última escolha - batatas fritas ou legumes salteados?

Meu roteiro predileto: salada verde, entrecot mal passado e legumes.


Amigos elogiam muito o filé com champignons e o filé a parmegiana.



Concluída a etapa principal, que tal uma sobremesa? Sou da turma do pavê ou sorvete de creme com calda quente de chocolate.





Para quem ama, um expressinho antes de pedir a conta.

E a conta? Doce e suave.

Os preços são convidativos e, mesmo com sobremesa, um refrigerante e os 10% de taxa de serviço, não costuma ultrapassar R$ 45,00 por pessoa.

Meu caminho - para chegar é só subir a rua Dr. Vale (aquela do Jardim do DMAE), entrar na Santo Inácio e deixar o carro onde a rua faz uma curva, se encaminhar em direção a Escadaria do Morro Ricaldone, caminhar alguns metros circulando o edifício, curtir o entorno verde e subir as escadinhas. Até o endereço é um charme!





Informações:

Rua Joaquim Caetano da Silva, nº 55 - Morro Ricaldone
(na antiga Sociedade Suíça)
Moinhos de Vento - POA.  








Nenhum comentário

Para o Topo