El Topador, o parrilleiro: curso e degustação.



Mesa, churrasqueira, fogo e muita carne. 


Gaúchos mantiveram a tradição de se unir em volta do fogo, nas rodas de chimarrão ou do churrasco. Momentos para desfrutar da companhia de familiares e amigos, contar causos, se divertir e bebericar. 


Cá pras bandas do sul, os costumes fronteiriços se mesclam, sem pudores. Assim, muitas vezes, substituímos nosso churrasco de fogo de chão por assados à moda argentina ou uruguaia. Do espeto corrido gaúcho para a parrilla. 


Ontem foi dia de aprender como preparar uma parrilla à moda argentina, como se deve. 

El Topador, um jovem gaúcho da fronteira, cheio de sonhos e conhecimentos encheu nossa noite de sabores e novas manobras , junto ao fogo. 


O Chefe Antônio Costaguta recebeu uma turma para um pequeno curso de Parrilla Argentina, na linda Casa dos Destemperados. 



Num dos bairros mais tradicionais de Porto Alegre, no Moinhos de Vento, os Destemperados abrem as portas para cursos, eventos e muita diversão. 





Ontem foi dia de nos espalharmos pelos jardins, enquanto curtíamos os ensinamentos de Antônio, degustávamos cortes maravilhosos e regávamos a conversa com muito vinho. 


Papo descontraído, cheio de ensinamentos, técnicas e dicas. 


Da escolha da grelha, passando pelo fogo, sal, escolha e preparo das carnes. Com sua linguagem simples do interior gaúcho, onde não há mistérios por detrás de cada dito, ele foi trocando informações e demonstrando as razões de suas técnicas resultarem em sabores especiais. 


Dividido em etapas e bem didático, proporcionava a degustação de cada corte, ao seu tempo. E foram muitos os cortes. 




Linguiça, para abrir os trabalhos e espalhar aromas pelo ar. Depois, os mais conhecidos cortes bovinos e um toque suíno, para variar. Para acompanhar? Pimentões assados e seus segredos, para encher a mesa de cores. 


E harmonizados... 



A mesa se encheu com meus cortes prediletos. 






Descobrimos o que rolaria ao final da tarde, nem deu tempo de chamar os amigos. O interessante é acompanhar a agenda da Casa, pois as inscrições e pagamento do ingresso podem ser feitos diretamente no site. Os preços variam de acordo com cada evento - no caso, como se tratava de um curso, com degustação e bebidas incluídas (água, drinks, refrigerantes e vinhos), o custo foi de R$ 120,00 por pessoa. 

O El Topador tem agenda própria de eventos, pois viaja espalhando seus sabores, pelo país. Com dez anos de experiência, Antônio possui diploma da Escuela Argentina de Parrilleiros, de Buenos Aires. 


|Informações:

Casa dos Destemperados 
Rua Marquês do Herval, nº 82 - Moinhos de Vento - POA
Fone: 51.39073906
Confira a agenda de eventos, no site.

El Topador - Almas del Fuego
Confira agenda e entre em contato, pelo site.







Nenhum comentário

Para o Topo