Leiturinhas Viajantes Liquidificadas.




O Leiturinhas Viajantes é uma idéia que carrego há anos, um tanto inspirada num projeto que o blog Andarilhos do Mundo tinha quando iniciei na blogagem e que, confesso, tirou o Mochi do ostracismo dos iniciantes e o divulgou em todos os catetos e hipotenusas da vida virtual. Um agradecimento especial aos meninos, Gleiber e Sandro, pela inspiração que os pés na areia sempre me trouxeram e pelo impulso que deram ao pequeno blog viajante. 

Sou uma leitora contumaz, mas ultimamente tenho curtido distrações curtas, leiturinhas (ah, agora entenderam o nome, foi?). 

No próximo mês o Viagens da Mochilinha Gaúcha completará 4 anos de uma vida que tanto influenciou a minha vida. Ele, através das leituras que atraiu e proporcionou construiu pontes, entre pessoas, histórias e vidas. Esse projeto é parte das comemorações de aniversário. É isso que desejo que o Leiturinhas proporcione, pontes que liguem pontos, histórias e conhecimento. 

As pequenas leituras alegram meus dias, me enchem de sonhos e me distraem, especialmente naqueles momentos de estresse em níveis excepcionais. Pois é, era uma criatura que trabalhava sem parar, sem respirar, sem levantar até entender que minha produtividade cresce quando me deixo levar um pouco nas histórias com as quais aprendi a encher meus intervalos. Há tantas flores, perfumes e sonhos em forma de letras rolando por ai, afinal. Desejo partilhar. 

Não sei parar o que estou fazendo para ler um capitulo de um livro ou o jornal do dia, até porque quando pego um livro curto exauri-lo num só fôlego, mas me permito pequenos intervalos para leituras do cotidiano, de pequenas histórias, de noticias e outros. Garimpo na timeline o que ela tem a oferecer naquele instante, reconhecendo como tudo é tão vasto nas redes sociais, mas efêmero e, mesmo os melhores textos, desaparecem em meio ao emaranhado de novas publicações.

Há anos leio sobre viagens, sigo uma infinidade de blogueiros do nicho e sou amiga de muitos deles. Claro que povoarão esse espaço, majoritariamente, mas também curto literatura, feminismo, direitos humanos e Direito. Tudo bem, não quero trazer trabalho para dentro do Mochi, que é meu hobby e acho, só acho, que deixarei os textos técnicos bem longe desse ambiente descontraído

Bom, pensei em ter um número fixo do tipo 10, 20 ou 30 textos, por publicação/mês. Daí bateu a neura: estou trazendo para cá minhas manias capricornianas insanas de métrica, organização e disposição, tão típicas do meu desempenho profissional? Não, não quero isso, não, de jeito algum. Tá bom, tentarei resistir e se não conseguir, apenas aproveitem, ok? 

Viagens, literatura, poesias e luta, um pouco ou muito de tudo, junto e misturado, liquidificado. 

________________ 

Junho foi um mês de ler muita coisa antiga e as novidades diárias. Até em relação ao Mochilinha isso aconteceu, com a redescoberta de antigas histórias que já fizeram brotar em mim novos projetos - ah, esse coração que nunca para de sonhar e desejar!

Não anotei, então vou jogar aqui o que lembro de ter gostado mais e acho que sempre farei dessa forma, um exercício de boas memórias. Na estréia falarei um pouquinho sobre alguns blogueiros, pois é um momento especial - estréias são sempre especiais. 


Ufa, vamos lá, a primeira vez sempre dá um certo frio no estômago - clique no nome do blog e viaje no post escolhido

Andarilhos do Mundo: não poderia iniciar com outro blog que não o que me inspirou. Entretanto, somente essa não seria uma boa razão, não fossem os posts maravilhosos dos meninos, claro. O Andarilhos andava meio quietinho, já estava com saudades, quando me surpreenderam com um lindo post sobre o #TchÊncontro - fiquei feliz que só! Nem vou puxar "brasa para minha sardinha", pois o post seguinte fez meus olhos ficarem grudados na tela: que lugar lindo. 

Devaneios de Biela: a Gabi anda pelo mundo com passos firmes de quem não sabe onde quer chegar, mas tem a certeza de que ir faz parte do aprendizado. Uma amiga amada, que estava aqui tão pertinho, mas que apenas o universo dos blogs de viagem trouxe para minha vida. E ela andou por Helsink e descobriu uma vila abandonada, tipo uma cidade fantasma. Gosto de fotografar lugares diferentes e enquanto lia cheguei a ouvir a música do filme Tomates Verdes Fritos, uma paixão. 

Turomaquia: sempre digo que a Patricia costuma me levar pela mão, nas viagens. Quando quero saber algo sobre como chegar, sair ou onde ir em algum lugar vou no Turo e espio se ela tem dicas. Só que muito mais que uma guia perfeita, a Patricia me ganha com sua paixão por arte, pelos museus e pelas histórias no entorno desse universo. E aí, qual seria mesmo a razão de tantas e lindas bailarinas na obra de Degas? 

Abrindo o Bico: a Marcie, amiga mais que querida, e suas dicas certeiras de Nova York - museus, cantinhos, comidinhas e atrações imperdíveis. Tá bom, confesso que ainda não fiz uso, mas se for escolher todas as que mais gostei ao longo dos tempos... Aff, quanto custaria uma estadia de meses por lá, mesmo? 

Territorios: sou tão fã do trabalho mega profissional da Roberta, que é difícil escolher um único post. Primeiro ela me atraiu pelas fotografias, pelo olhar único de suas imagens, mas depois vieram as postagens dos projetos, das viagens e peguei carteirinha do fã clube e ponto. 

Roma pra Vc: Roma é uma cidade querida na minha vida e a Lú está sempre reavivando o carinho que tenho por ela, com suas dicas certeiras. Quando penso que não a colocarei no próximo roteiro ela vai lá e posta sobre meu tiramissù predileto ou uma lista de papelarias enlouquecedoras. Pode isso? 


Projeto 101 Paises: fã incondicional que sou do casal e de suas viagens para lugares improváveis (sabem que eles fizeram uma maratona para conhecer o Haiti?), escolhi uma que li há uns três meses, que achei diferente e interessante. A Gabi foi das primeiras blogueiras que conheci e trocamos muitas impressões, falamos de planos para os bloguitos e tem sido gostoso ver como muito daquilo se realizou. O Projeto é um sucesso e, um dia, trocará o 101 por 193. 


Nativos do Mundo: Cuba sempre habitou meu imaginário e foi uma viagem que fiz muito influenciada pelas postagens de outros blogueiros. Saiu do meu imaginário e ganhou o coração, foi uma viagem para libertação, para quebra de esterótipos. Posso dizer que Havana e seu povo operaram mudanças em mim que se tornaram perenes, me fizeram ver, ainda mais, a importância das coisas simples e da possibilidade de muitos olhares sobre conceitos como Liberdade e Necessidade. Jamais lavarei um prato da mesma forma e o texto da Ana traduz um pouco desse olhar. 


A Fragata Surprise: a Cyntia e sua Fragata estão na minha vida desde que comecei a blogar. Ela, inclusive, foi uma das primeiras amizades virtuais que tirei da tl e joguei nas mesas dos bares, onde o papo rolou solto. Um caso onde as viagens deram elementos para unir pessoas tão diferentes, com histórias de vida e entendimentos diversos, mas que por um elo em comum constroem um outro viés. Gosto de tudinho que tem na Fragata, mas como apaixonada por Portugal é dele que fala o post. 


Central do Textão: bom, ele não é propriamente um blog, mas um lugar onde você poderá descobrir dezenas de blogs que entrarão para sua lista de leitura. Me fez perceber o quanto são efêmeras as paixões, pois li um texto sensacional e, ao ir buscá-lo, não o encontrei: esqueci a qual blog pertencia. Assim, deixo o link para que você encontre suas próprias paixões e amores, por lá. 


Biscate Social Club: uma reunião de postagens excepcionais, onde cheguei por conta da Renata Lins, que sigo no facebook. Hoje, entretanto, o texto selecionado foi de outra Lins, mas não menos cheio de nuances. 


Próxima Parada: Minas Gerais tem estado muito em meus planos, tenho pensado em alguns roteiros e o Próxima Parada vive multiplicando meus desejos. Sabe aquela história de reservar uma semana? Pois é, se depender deles nem um mês será suficiente! 

Peripécias de uma flor: o que mais amo são as histórias "sem supervisão" da Gardens, mas para isso tem que acompanhar a menina no dia-a-dia - tem épocas que o face dela é hilário. Hoje, dicas de um lugar para onde ainda não fui! 

Tô Pensando em Viajar: descobri, antes das histórias, o olhar encantador da Alê. Enquanto estou olhando o céu ela captura um olhar, um gesto, um mínimo e encantador movimento. Seu olhar para o mundo é único, carrega suas paixões e experiências e nos permite viajar sem letras. E quando as letras chegam e se unem? Que combinação perfeita! Pera, ela é a única criatura que me faz sentar, tirar o pc do mudo e assistir videos. Fotógrafa oficial do #TchÊncontro. Se encante, experimente assistir esse vídeo ou, quem sabe, esse aqui  também. A amizade veio depois, trouxe a Sô, um abraço carinhoso, palavras afetuosas, uma casa acolhedora e uma mesa deliciosa (ninguém no mundo faz um risoto de limão siciliano como ela, aviso). 

Oxford Comma: fazia muito tempo que não cruzava com ele, até que hoje ressurgiu e ganhou um cantinho aqui. Selecionei o manifesto, mas ele é cheio de pequenos textos e citações deliciosas, como a de Junger, em 27/06. 

Nós no Mundo: dois amigos, quatro mãos, bom gosto e muitas histórias e dicas para partilhar. Nos encontramos outro dia e Anna falou sobre Cuba com o mesmo encantamento com que falo, pois teve também uma experiência muito especial. 

Preciso Viajar: a Fê já está acostumada, pois por mais que escreva e ela escreve muito, sobre muitos e muitos lugares, sempre falo de um mesmo post, artiguinho que só, mas inesquecível. Sabe aquele instante que você cria algo que é realmente especial? Pois é, a Fê criou o "É preciso...". 

Uma Senhora Viagem: sempre me pergunto como pessoas com vidas e histórias tão diferentes se encontram no mundo. Descobri que não há respostas para tudo, que temos que deixar a vida transcorrer e acontecer. Assim somos nós, Lilian e eu, seres que se esbarraram nas redes sociais e que quando rolou o olho no olho deu liga. E ela, safada, já foi colocando mais uma cidade em meu roteiro mineiro (aquele que ainda não joguei nas estradas). 

Divino Guia: gosto mais de usar a alcunha "O Engenheiro que virou Vinho"! O Álvaro é um cara sensacional que me foi apresentado virtualmente pela Débora, do Gosto e Pronto, mas com quem passei dias deliciosos na Festa da Vindima, em Bento Gonçalves. Dúvidas sobre vinhos e rótulos? Mas bah, o Àlvaro quebra esse galho fácil! 

Café Viagem: outra Alê trazida pelos blogs de viagens para meu universo. Uma criaturinha elétrica, o avesso do avesso de mim, mas que me faz gargalhar com sua bagunça organizada, com sua agitação, espontaneidade e com as cores que captura com suas lentes. Apaixonada pela Serra Gaúcha, mas que povoa meu imaginário com cores que estão mais distantes. 

4Blogs: gosto desse, que traz livros com temática de viagens. Muitas vezes fico um tempão sem visitar e quando vou espiar está repleto de novidades. 

Viajar pela História: e se alguém apaixonado por história, como eu, encontrar um blog com a história dos lugares por onde anda ou por onde sonha andar? Magia, total. 

Projeto Elas por Elas: um pouco de feminismo contra dias sombrios. 

Sol de Barcelona: um dos primeiros blogs de viagem a entrar para minha listinha de leituras cotidianas. Gosto como a Cris descreve Barcelona com paixão, como ela nos carrega pelas ramblas e parques, pelos bares e cantinhos escondidos com o prazer das boas descobertas. Só não vou linkar o Gótico para não ser repetitiva, acreditem. 

Viaggiando: a Camila tem muitas histórias para contar, de muitos e muitos lugares, mas nada é mais interessante que o Projeto 198 Livros. Já conhece? Sou fã, só estou tentando não imitar, juro. Nesse post do link, livro, viagens e transformação. 

Agenda Berlim: postagens que contam a história de lugares ou pessoas sempre me atraem, fortemente. Outro dia surgiu esse na minha tela, que fala de um período da história sobre o qual li muito ao longo da vida, muito influenciada na infância pelos livros que meu pai mantinha em sua biblioteca. Para quem não sabe, livros de história e biografias, além de história da arte, foram os mais lidos por mim. Um post sobre história, renascimento e aprendizado. 

Boralá: gosto das histórias e do trabalho fotográfico em alguns posts. Tem fotos sensacionais de Punta Arenas e do Canadá, por exemplo. Um blog para garimpar. 

De uns tempos pra cá: curto acompanhar as viagens das meninas, sempre recheadas de imagens lindas. Gosto dos projetos, como fotos das torres ou de luminárias pelo mundo. Viagens sem malabarismos, blog sem técnicas avançadas, apenas um diário partilhado como um papo numa mesa de bar. Ah, e ultimamente as cores da China estão colorindo os posts. 

Maria Berenice Dias: é assim mesmo, o site tem nome e sobrenome. Abaixo do nome talvez o que mais simbolize o trabalho de base feito por essa jurista, por tantos anos Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul: "O afeto merece ser visto como uma realidade digna de tutela". Com a bandeira do afeto ela enfrentou leões, deu novos contornos para antigas visões e transformou vidas. Trocou homossexualismo em seus acórdãos por homoafetividade, reconheceu direitos enquanto outros discutiam tradição e religião e, sem freios, ofereceu a tutela do Estado para casais do mesmo sexo, para mulheres agredidas e crianças abandonadas, tornando efetivo tudo aquilo no que acreditava. Seus textos curtos, objetivos e cheios de sentidos derrubam muros e constroem novos caminhos. Gosto de vê-la nos embates, quando derruba seus adversários usando conceitos como afeto e familias

Mochilando por Aí: o blog está voltando, depois de meses com problemas técnicos. De qualquer sorte, não poderia ficar de fora da minha primeira lista, ainda que tenha linkado um post mais antiguinho. Foi por ele que minha curiosidade em conhecer Cuba virou viagem e paixão. Mais que isso? Tenho muito carinho e gratidão pela Fabíola, uma amiga linda e tão cheia de sonhos, como eu - duas viajantes, da vida. 


32 comentários

  1. AMEI!!!! Obrigada, minha querida!!! :)!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse novo espaço no blog - muita gente que eu já acompanho e tantos outros para conhecer!
    Adoro esse toque "pessoal" nos blogs. Acho que trás mais da gente para quem lê! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curto esse troca-troca de informações, só agrega. Obrigada pela visita, Nat. BjO!

      Excluir
  3. Que projeto lindo! Mais cedo eu estava super curiosa para saber o que vinha por aí. Finalmente, quando você decidiu divulgar o tal projeto, corri aqui para ver o que se tratava (sou mãe de gatos e a curiosidade faz parte da minha vida rs). E não é que encontrei uma série de blogs que ADORO? Poucos desses eu não conhecia e já vou dar uma olhadinha um por um! Fico feliz em fazer parte dessa listinha tão especial ;) Espero que um dia o Projeto amplie os 101 e, quem sabe, chegue aos 193!
    Beijos
    obs: Maria Berenice Dias já esteve tão presente no meu cotidiano jurídico, porém não sabia que existia um site dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa edição priorizei amigos e alguns que descobri recentemente, acredito que nas próximas será mais eclético. Estréias são boas para partilhar entre amigos. Obrigadinha. BjO!

      Excluir
  4. Oi Paula!!! Que honra gente!!! Que honra você ter citado a gente aqui numa lista tão cheia de boas indicações, com os melhores dentre os melhores... Mais ainda quando somos os primeiros citados 😱😱😱 (surtei de alegria!!!) e ainda termos sido a inspiração do projeto graças ao longínquo "Mais do Mês". Nem tenho como agradecer de me fazer lembrar daqueles velhos tempos. Um beijo grande no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era uma delicia, não? Amava e conheci muito blog legal por conta de sua seleção. Hoje já sou macaca velha, mas leio tanto e encontro tanta coisa legal nas redes, que achei legar partilhar. Obrigada por tudo, Gleiber! BjO!!

      Excluir
  5. Opa, sempre com boas dicas de leitura. Obrigada por incluir o T e eu nem sabia que a fotografia foi o chamativo inicial para nossa amizade. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de ler, mas tenho um olhar único para fotos. África e Jalapão me ganharam por suas lentes. BjO!!

      Excluir
  6. Que amor! Adorei o projeto e a descrição dos meus 'Devaneios'!
    Fico feliz de ter conseguido te transportar para outro lugar com a minha escrita!
    Sucesso sempre para ti e para o Mochi! bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um além em sua escrita, mesmo quando ela é simples, que me faz viajar. Gosto muito disso. Bom, como não seria atraida por algo que se chama "Devaneios", né? Sou uma viagem ambulante. hahahaa!!! Adoro o blog e a escritora, então tá tudo certo. BjO!

      Excluir
  7. Paula! Que bela seleção!!! Já sigo a maioria desses blogs e realmente são ótimos! Adorei este seu projeto! Um grande abraço! !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Liliane. Para estréia amigos da velha guarda e novas inspirações, nas próximas acabará sendo mais eclético, pois leio muito e curto, atualmente, rechear o dia com Leiturinhas. BjO!!

      Excluir
  8. Perfeita a iniciativa, acredito que todos temos a crescer com isso. Também comecei me inspirando em vários desses blogs. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O troca-troca de informações só agrega,acredito. É uma maneira de dizer estou lendo esses, sugira outros! BjO!

      Excluir
  9. Belo projeto! Uma boa parte já conheço. Vou lá ver os demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uh, dificil surpreender uma blogueira das antigas. Bom, faltou um Viaje com Flora aqui na lista por motivo de: ela está me devendo um post do tchêncontro! hahahahaa!!! Adoro você, querida. BjO!

      Excluir
  10. Ui! Sem palavras pra expressar a alegria de fazer parte dessa estreia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia abandonar o De uns tempos..., tá na listinha, desde sempre. BjO!

      Excluir
  11. Adorei esse post, Paula! Vou voltar aqui sempre pra receber essas sugestões, descobri vários blogs super interessantes e que ainda não conhecia. Obrigada duplamente: pelo post e por nos citar! :) História também é uma de nossas paixões e não tem como não falar de história em um blog sobre Berlim, não é?! :D Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, mas ainda melhor quando e de forma tão inspirada e inspiradora. BjO!!

      Excluir
  12. Ai, que projeto ótimo! Nesses tempos corridos também tenho gostado muito de textos menores. Adoro livros, gosto muito de mergulhar em grandes histórias, mas às vezes não temos muito tempo, né? Achei ótimo você reunir em um só lugar as indicações, com certeza vou acompanhar. E fiquei muito lisonjeada de estar presente! Em meio a tantos blogs maravilhosos, com dicas do mundo todo, o meu que tá aqui menorzinho, mais focado em Minas e no Brasil ter sido lembrado com tanto carinho. Obrigada mesmo. E siiiim, coloque em prática a ideia de tirar uma semaninha e vir pra cá. Ajudo com o roteiro e se der, até vou junto pra alguns lugares :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui tamanho não importa. Precisamos de amenidades, leiturinhas gostosas, lugares lindos e belas imagens para rechear os dias. O seu tem tudo isso, além de simpatia. BjO!!

      Excluir
  13. Que legal, Paula!! Tinha esquecido de vir ler sobre as tuas Leiturinhas...
    Prometo que daqui a pouco me ranimo e a Croácia aparece lá no blog!! Hehehe
    Beijos e vou acompanhar os posts do Leiturinhas para ver se me inspiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu catando a Croácia que tenho certeza que li. hahahahaa!!!! Quando ela pintar lá, estará aqui, certo. Obrigada, Laura!! BjO

      Excluir
  14. Que projeto mais fofinho e carinhoso. Amei muito. Você é uma fofa! Também foi uma das primeiras pessoas que apareceu no meu blog, sem ser a minha mãe (rs), e me deixou tão feliz. Nunca vou esquecer de vc. Só falta te conhecer pessoalmente, mas isto vai acontecer com certeza. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Õ, já ando achando que preciso voltar para a Espanha. Amo ler o Sol, nunca cansei em todos esses anos. BjO!

      Excluir
  15. Que legal fazer parte da estreia desse projeto! E que história é essa de imitar? Quer dizer, eu mesma imitei outra blogueira que começou essa viagem literária antes de mim, mas não somos as primeiras nem as últimas a girar essa roda. Pelo contrário, o convite está feito para que você embarque também! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não quero nem passar perto desse seu projeto, salvo para acompanhá-lo, como tenho feito. Já pensou uma capricorniana louca tentando vencer e chegar no último livro do projeto? Ficaria ansiosa. hahahahaaa! Bjão!

      Excluir
  16. Lindo projeto Paula! E essa seleção está um show, altamente inspiradora. Parabéns pelos 4 anos de blog. Beijo grande e sucesso!

    ResponderExcluir

Para o Topo