Vindima 2016: uma overdose de cores, sabores e prazeres, em Bento Gonçalves


A Mochilinha Gaúcha se encheu de roupas leves e partiu para cinco dias pelas Rotas Gastronômicas de Bento Gonçalves, para viver um tanto da Vindima 2016. 




O convite para a press trip partiu de Lucinara Masiero, da ConceitoComBrasil, que já havia nos recebido na cidade quando do #TchÊncontro. Num grupo com enólogos, jornalistas, fotógrafos e blogueiros de diversos Estados, nos deixamos ser apresentados a uma das mais belas regiões da Serra Gaúcha.

 
Numa extensa programação, entre os dias 20 e 24/01/2016, foram apresentadas as rotas gastronômicas, com visitação em diversas empresas da região, além de atividades especiais para o grupo, como a colheita de uvas pelos parreirais e a pisa. Agregando o lado cultural, tivemos a oportunidade de conhecer as histórias de muitos e diversificados empreendimentos, participamos de degustações dos produtos da região e harmonizações gastronômicas.  


 
Para aqueles que não conheciam a região foi a oportunidade de desbravarem uma comunidade rica em história, lutas e de um desenvolvimento empresarial impressionante. E, confesso, foi muito prazeroso perceber o encanto de alguns com parte tão expressiva da cultura gaúcha. 


Andar pelos parreirais, receber diversas informações sobre as diversas qualidades cultivadas por cada empreendedor, acompanhar a transformação de tão belos e saborosos cachos de uvas em sofisticadas bebidas, recebendo informações detalhadas acerca do processamento do produto até o envase definitivo agregou muito aquilo que já conhecia da vitivinicultura. 





Além do foco nos vinhos e espumantes, tivemos a oportunidade de conhecer projetos na área de entretenimento, que possibilitam conhecer a região e, até mesmo, usufruir da estrutura do Turismo de Aventura. 

 
Da rede hoteleira, passando pela gastronomia, turismo familiar, de aventura, chegando ao cultural, com visita ao Ecomuseu da Cultura do Vinho. 




O vinho permeia toda a história dos habitantes, dentro de um processo de imigração que completou 140 anos - das mudas trazidas nos porões dos navios até os lindos parreirais de hoje, da uva até a industrialização, das dificuldades a riqueza de uma região que tanto de orgulha de unir Itália e Brasil. 





 Os profissionais se deixaram encantar, mas sempre focados na importância do trabalho que estavam ali para realizar. Um tanto de trabalho, um pouco de diversão. 



Tudo o que foi visto e vivido nesses dias tão especiais chegará aqui pelo Mochilinha, bem ao meu estilo, cada experiência com seu post, com suas imagens e com minhas sensações, para que possam se encantar e reencantar, como aconteceu comigo. O prazer em conviver, as belas imagens e a boa mesa. 




Numa colônia italiana, por óbvio, a música esteve muito presente. 


Meus agradecimentos a equipe da ConceitoComBrasil pela lembrança e pela acolhida, bem como à todos aqueles com quem tive o prazer de conviver de forma tão deliciosa por dias tão especiais.  Olha aí a galera reunida, na foto oficial do evento, na Vinícola Dal Pizzol.


Um brinde e até a próxima Vindima na Serra Gaúcha!  


***************
As experiências narradas nessa e nas demais postagens que se originarem de nossa 
participação na intitulada #pressdavindima2016, patrocinada por empresas 
da região e organizada pela ConceitoComBrasil, trarão apenas opiniões 
isentas e de cunho pessoal, como de praxe nesse espaço. 






 

6 comentários

  1. De dar água na boca tudo isso viu!!! Deve ter sido uma experiência e tanto e vou esperar ansiosa cada um dos posts contando todos os detalhes!! Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Lindos na foto. Deve ter sido mesmo uma experiência fantástica.

    ResponderExcluir
  3. Daqui do outro lado da tela, tudo pareceu delicioso! :)

    ResponderExcluir
  4. Chegaram aqui as cores, o perfume, o cansaço, a paisagem... e até o sabor! :)

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que foi mesmo muito bom pois tivemos uma mostra no TchÊncontro de como Bento Gonçalves está organizada para receber o turista.
    Vou acompanhar essa viagem com água na boca !

    ResponderExcluir

Para o Topo