Uma aquarela: o Palazzo Medici Riccardi e seus afrescos, em Florença.



Não sou boa com roteiros internos, gosto do amplo, de planejar as cidades, os caminhos, mas quando chega o momento de listar lugares para visitar e horários para fazê-lo, acabo deixando ao acaso. Normalmente decidimos para que lado vamos, o que veremos, no dia e sem uma hora prevista. Muitas vezes saímos para ir em determinado lugar, dobramos uma esquina e não voltamos, eventualmente aquela atração que estava anotadinha acaba ficando para uma próxima oportunidade (quem sabe, né?). Significa dizer, claro, que deixamos de ver muitas das atrações ditas imperdíveis, que são trocadas por uma caminhada sem rumo. No geral, tem dado certo. Isso não significa que não tenha minhas preferências em cada lugar.



O que eu desejava ver em Florença? Enquanto preparava meu roteirinho toscano, não me furtei de verificar cuidadosamente o que visitaria na cidade, uma vez que as opções são vastíssimas e o tempo insuficiente – tem lugares que uma vida inteira parece ser insuficiente para desbravar. Então, selecionei várias opções, inclusive os excepcionais afrescos do Palazzo Medici Riccardi.





O núcleo original da construção data de 1464, quando erigido por ordens de Cosme de Médici, o Velho.





Já ouviste falar da Casa de Medici? Uma forma de se referir a família que dos anos de 1300 até 1737 construiu, como quem tece uma teia, uma cadeia de interesses econômicos e políticos que os manteve no poder por séculos. Começaram como comerciantes e expandiram seus negócios e domínios até se transformarem em banqueiros, quando assumiram o Poder Político de Florença, após o Ducado de Florença e, ao final, do Grão Ducado da Toscana. Ao que parece, nada se deu ao acaso, com o apogeu financeiro da família, seus membros passaram a casar os descendentes com integrantes das mais importantes e abastadas famílias européias. Os matrimônios alargavam terras, reforçavam os cofres e fortaleciam o poder político. De matrimônio em matrimônio, a família contou com duas Rainhas de França, Catarina e Maria de Medici. O que mais seria necessário para lhes dar a hegemonia pretendida? Estarem de braços dados com o poder religioso, de preferência bem junto aos cofres do Vaticano. Então, além dos matrimônios bem traçados e acordados, muitos filhos rumaram ao clero, ao alto clero. Quatro Papas saíram da Casa de Medici – Papa Leão X, Papa Clemente VII, Papa Pio IV e Papa Leão XI. Por aproximadamente 400 anos estiveram em destaque na vida social, religiosa e política europeia, com marcas no patrimônio cultural italiano, especialmente de Florença. Apoiaram artistas como Donatello, Filippo Lipp e Michelangelo e muitas das obras encomendadas por eles formam hoje o acervo da Gallerias degli Uffizi.




Enquanto expandiam seus negócios pelas principais cidades européias, com filiais de seu Banco, foram responsáveis pela construção de muitos dos principais prédios de Florença, incluindo ai o Uffizi, o Palazzo Pitt e o Palazzo Medici. Além de marcos arquitetônicos, são realçados por traços artísticos espetaculares, vistos em afrescos e demais elementos decorativos. Em muitos lugares vemos o Brasão dos Medici, esculpido - diferente, com bolinhas, que alguns dizem simbolizar as moedas da família de banqueiros. 


O Palazzo é projeto de Michelozzo, imponente e discreto como desejou o Velho, com um lindo pátio interno. Um misto de características Medievais e Renascentistas, que lhe dão uma aparência externa sóbria e um interior rico, luminoso e colorido. É um encanto. Posteriormente, ao ser vendido para a família de banqueiros Riccardi (1659) foi ampliado, sofreu intervenções diversas, mas manteve sua essência e beleza.



Como se trata do prédio que sedia o Conselho Provincial, as dependências são apenas parcialmente abertas à visitação pública. Enquanto um grupo faz a visita, o outro aguarda. Então, não se pode permanecer por tempo indeterminado no local, há um trajeto sinalizado, alguns seguranças, mas a visitação transcorre tranquilamente.




Já havia visto fotos, deixei para vê-lo no último dia, o que proporcionou que passássemos diversas vezes por ele antes de conhecermos seu interior. Sua fachada pesada, em pedras, se suaviza em direção ao céu, uma vez que as pedras de relevo bastante irregular junto ao solo vão se aplainando e suavizando até o topo. As janelas em arco inteiro, ao contrário da regra, se abrem em duas, dando um estilo próprio ao projeto. Os traços medievais, com detalhes renascentistas, não me encantaram. A cereja do bolo estava me esperando no interior, claro. Não achei fotos da fachada externa, apenas de seu interior.

Passamos por algumas salas, corredores e por um dormitório. Duas galerias abertas a visitação são espetaculares. A Capela dos Magos que traz afrescos de Filippo Lipp, complementados pelos de Gozzoli – esse incluiu o semblante de alguns membros da família nos afrescos. É muito bonita.





Nada, entretanto, se compara a Sala dos Espelhos (Galeria Luca Giordano). Espiem as imagens e me digam se não dá vontade de ficar horas curtindo os afrescos e detalhes. Dá, né?


A Galeria dos Espelhos foi construída pela família Riccardi, já no século XVII. Em estilo Barroco, numa cidade tipicamente Renascentista, no interior de um prédio com traços Medievais – deslumbrante, claro.




Os afrescos são baseados nas fases da vida – infância, juventude, maturidade e velhice, bem como nas quatro virtudes cardeais – temperança, fortaleza, prudência e justiça.


Na representação central, Júpiter e a Apoteose dos Medici - uma Dinastia de frente para Júpiter, filho de Saturno, pai de Minerva, Baco e de Marte, avô de Rômulo e Remo, fundadores de Roma. Enfim, os Medici e o Rei de todos os Deuses.

 

Lançou mão de Minerva e Mercúrio na representação da maturidade:


Arrependimento? Não ter levado comigo o resumo sobre as obras da Sala Giordano, teria aproveitado muito mais a visita. A abóbada colorida e a decoração com estuques dourados e espelhos pintados formam um conjunto encantador. 



Olhem essa representação de Netuno!  



A Temperança é retratada através de um guerreiro, sobre o qual pairam as representações da preguiça, inveja e raiva (vícios representados por figuras femininas: pensem!


E o triunfo de Baco? 


No canto esquerdo, de azul, a Justiça, empunhando a espada em uma das mãos e na outra a balança. 


Hércules, no canto inferior direito, representa a Fortaleza, enquanto estrangula uma serpente. 


Se gostas de surpresas, da arte da pintura, ao passares na frente de um prédio sem cor, de pedras rústicas e aparentemente sem tons, entre para se encantar com o aquarela interna. Eu gostei! 





2 comentários

  1. Paula,
    Tive saudades de viajar consigo através das suas publicações!
    A minha visita a Florença já data... tinha esquecido o quanto é mágica a cidade e encantador este Palácio!
    Obrigada.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom revê-la por aqui, querida. Firenze é bela, não? Estou louca para retornar. BjO!!

      Excluir

Para o Topo