Um casarão cheio de histórias: Pinacoteca Ruben Berta.



Para falar da Pinacoteca Ruben Berta em Porto Alegre, temos que começar por sua história, tão cheia de nuances e dificuldades, para só então chegarmos ao simpático casarão na Rua Duque de Caxias, onde está instalada. 

A história de Ruben Berta daria um filme. Estudante de medicina, aos 19 anos foi contratado como o primeiro funcionário da VARIG. Em 1942, menos de vinte anos após, foi alçado ao posto de Presidente da Empresa, permanecendo no cargo até o falecimento em 1966. Sua história se confunde com a da aviação, pois ele cresceu com a empresa e para ela dedicou sua vida. Após sentir um mal estar no local de trabalho e médicos serem chamados, ainda insistiu em dar as últimas instruções ao seu secretário, antes de falecer em decorrência de um infarto. Com ele a frente da VARIG a empresa conheceu a maior de expansão da história, inclusive com a criação da Fundação dos Funcionários, que até hoje protege em parte os interesses dos milhares de empregados prejudicados pela derrocada da empresa. 

Sua atuação no mundo corporativo lhe trouxe contatos e grandes amigos, onde destacamos Assis Chateuabriand. A paixão por aviação e pelas artes os uniu, tendo sido Ruben um dos grandes apoiadores do projeto "Museus Regionais" - a VARIG, através do transporte voluntário e gratuito de obras de arte, fomentou o que é tido como o maior projeto "civilizatório através das artes" do país. 

Porto Alegre, por sua vez, ganhou desses museus regionais. Chateuabriand, Yolanda Penteado e Pietro Bardio começavam a designar as obras que seriam doadas quando foram surpreendidos pelo falecimento do amigo e grande incentivador gaúcho. Assim, em 1967 e levando seu nome como uma homenagem dos idealizadores, a Pinacoteca Ruben Berta abriu suas portas em Porto Alegre, num espaço junto a Rádio Farroupilha e TV Piratini (integrantes dos Diários Associados). 

Espaços dedicados as artes demandam investimentos constantes, cuidados que importam em custos e, por essas e outras razões, em 1971 o acervo foi doado para a Prefeitura Municipal - após o falecimento do idealizador paulista, as dificuldades se acumulavam. Por dez anos as obras foram expostas no Paço Municipal, quando por falta de condições adequadas foram transferidas para o MARGS - Museu de Artes do Rio Grande do Sul, através de um convenio com o governo estadual. E assim o acervo ficou, de um lado para o outro, sendo que muitas obras sofreram a ação do tempo. Na década de 90 foi procedido o restauro e o tombamento do acervo. A partir daquele momento só faltava uma sede para que as 125 obras catalogadas pudessem ser finalmente expostas, dentro das condições ideais. 

O acervo de várias tendências, mas que tem o predomínio do modernismo brasileiro da década de 60, trouxe para Porto Alegre obras de Portinari, Di Cavalcanti, Segall, Manabu Mabe e Allen Jones, ganhou morada definitiva após o restaurou de um Casarão junto ao Palácio Piratini (sede do Governo Estadual). Assim, em dezembro de 2013, Porto Alegre abriu as portas da nova sede da Pinacoteca, um charme. 


O local, embora não seja muito amplo, recebe em suas peças de vasto pé direito e pouca metragem, como é comum em casas de origem portuguesa, tanto o Acervo da Pinacoteca, como Exposições Temporárias.  Aberta ao público apenas de segunda a sexta e em horário comercial, o que dificulta e muito a visitação, tem sediado lindas exposições. 


E eu? Mesmo morando poucos metros distante do simpático casarão, só fui conhecê-la agora. Foi um prazer! 


A exposição, na parte térrea da casa, é "Caminhos: Armando Almeida, uma visão do Pampa", do artista gaúcho de Dom Pedrito. Pelos ambientes xilogravuras, desenhos em metal e esculturas, em terracota. Eu, por óbvio, caí de amores pelas esculturas. 






A maneira de esculpir do artista é ampla, aquele que aprecia precisa dar a volta, pois ela se mostra como uma cena cotidiana, em todas as  dimensões. O trabalho, que num primeiro olhar parece simples, se exibe em diversos ângulos. 



O ambiente é acolhedor, climatizado, não há seguranças, apenas uma simpática e prestativa monitora que acompanha a visita com cuidado, mas com discrição. 

Há um espaço com diversos desenhos, rabiscos, projetos, comentários e anotações, que merecem uma análise mais cuidadosa para se entender a perspectiva do artista. 




Senti um grande cuidado na divulgação da exposição. O encarte é lindíssimo, bem nutrido de informações e com lindas imagens. Só ele já é uma obra de arte. 




Quanto ao acervo da casa, não estava disponível para visitação. Terei que retornar, claro. Não fosse a dificuldade causada pelo horário de funcionamento, seria um dos meus passeios preferidos. Hora de fazermos campanha para que funcione em horário apropriado ao fim que se destina - museus, pinacotecas e afins devem funcionar aos finais-de-semana, facilitando o acesso dos trabalhadores e estudantes. 

A Pinacoteca Ruben Berta está situada na Rua Duque de Caxias, nº 973, poucos metros distante do Palácio Piratini e da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. 




Nenhum comentário

Para o Topo