Serra Gaúcha em aconchego, perfumes e sabores: Belle du Valais.


Não é segredo que a Serra Gaúcha atrai milhares de turistas, não só por suas belas paisagens, mas pelo primor de sua culinária. A mesa gaúcha, de uma forma geral e com suas dezenas de influências, é sabidamente farta e saborosa. E no inverno se transforma em deliciosas armadilhas calóricas. Mas não é mega gostoso saborear uma fondue, num local charmoso, aconchegante, numa noite fria e no calor de uma lareira? 

No sábado frio e chuvoso, só mesmo os sabores do Belle du Valais para nos tirar do aconchego da Don Ramon Pousada e Spa Relaxante. Nossa reserva era para as 20 horas e pontualmente lá estávamos, louquinhas para curtir um jantar saboroso, no calor do fogo - a mesinha reservada, inclusive, ficava bem próxima da lareira, claro! 


Como já conhecemos as delicias serranas, podemos nos dar ao luxo de repetirmos nossas preferências, que no caso recaiu sobre a Sequência de Fondue - queijo ao vinho, carnes na pedra e chocolate. Confesso que minha preferência é pelas carnes em óleo, mas o sistema vem sendo abolido, o que entendo - o cheiro é quase insuportável. Então, o negócio é curtir na pedra, bem mais light. 

Para quem conhece a sequência sabe que o dia deve ser reservado apenas para essa refeição - uma das razões pelas quais o almoço foi apenas um suave caldo quente. Digo isso, pois mesmo que você não seja nada guloso, que apenas prove um pouquinho de cada etapa, são três saborosas etapas e isso tem seu peso. 

O Belle du Valais é um charme, em estilo europeu, catalogado como o melhor Restaurante Suíço do Brasil e está na Av. das Hortênsias - a principal de Gramado. Portanto, tem todos os requisitos para estar sempre com as reservas esgotadas - faça sua reserva no dia (http://www.belleduvalais.com.br/), após às 18 horas, para garantir sua mesinha e não ficar aborrecido de perder essa experiência. 



Minha preferência recaiu sobre a fondue, mas a casa oferece outros deliciosos pratos, que costumamos deixar para épocas mais quentes, pois para nós a Serra é um passeio perto, ao lado de Porto Alegre. Eles servem deliciosos pratos, dos quais destaco o Pato na Laranja. Então, tenha em mente que o menu e a carta de vinhos são vastas. 

Para quem é muito, mas muito fã de queijo, pode optar pela Raclette - semelhante a fondue, utiliza queijo de consistência mediana, que é raspado (racler) sobre os acompanhamentos, diretamente no prato. Prato suiço muito apreciado na Serra. 

Nossa opção pela Sequência de Fondue se dá por agradar uma que gosta mais de queijos, outra que prefere as carnes e ambas, que amam chocolate. Sem contar as preferências, degustar uma sequência envolve todo um ritual, demanda tempo, calma e sobra espaço para muita conversa - transforma qualquer noite fria numa delicia. Um vinho para acompanhar? Uau!! 


Há muitas opções em Gramado/Canela no que se refere a sequência de fondue, sendo de uma diversidade de preços absurda - considerando muito mais o charme do local do que propriamente a qualidade do serviço. É possível encontrar, facilmente, preços que vão de R$ 39,90 a R$ 160,00, por pessoa. Conhecemos vários locais, alguns com preços extremamente convidativos e todos sempre nos serviram muito bem. O Belle possui um dos preços menos acessíveis, mas você está comprando o charme do restaurante suíço, claro. Então, veja se cabe em seu orçamento essa experiência, mas se não der, não fique triste, pois na mesma avenida certamente encontrarás opções mais de acordo com seu desejo e não sairá da Serra Gaúcha sem provar as delicias de uma fondue - mais que um jantar, uma experiência. 




11 comentários

  1. Nossa, vocês se puxaram! Programa chique e quentinhos. Delícia.
    Passaram bem na Serra, certo?
    beijos
    Ale
    www.cafeviagem.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Alexandra, só tiro certo!!! Também, com aquela chuvinha, o roteiro tinha que ficar redondinho para valer a pena. E valeu!! BjO!!!

      Excluir
  2. Vocês deviam estar muito interessadas em comer mesmo, hein??
    Nenhuma fotinha da comida hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebeu foi? Normalmente as fotinhos de pratos e delicias são feitas pela Ná, sou muito tímida para isso - as pessoas olham e devem pensar: as gorduchas são tão gulosas que ainda levam lembranças!! hahaha!! Na verdade ela fotografou só a entradinha, mas como o objetivo era falar da sequência, nem coloquei. Garanto: estava deliciosa, mas conheço uma mais gostosa, só que em Porto Alegre - gancho para um próximo post, quem sabe? Abraços, querida!!

      Excluir
  3. Paula, que post delicioso! Estarei na serra semana que vem e pensando ainda sobre o fondue, se vou ou não!
    Essa história da pedra do fondue de carne é engraçada. Quando fui pra Gramado na lua de mel, fiquei tão "encantada" com aquela pedra que resolvi comprar uma pra trazer.
    Conclusão (óbvia): nunca acertei fazer fondue naquele treco e acabei me desfazendo. Meu marido riu de mim pq sempre caio nessas pegadinhas... kkk ... ele chama isso de "good arrependido"!
    Adorei o post!
    Bjs
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gramado nos remete para refeições fartas e pesadas, regra geral. Sou gulosa, adoro tudo o que tem por lá, pois é uma mistura de nossos hábitos sulistas - pegamos um pouco do que cada etnia trouxe e misturamos: essa é a mesa do gaúcho! Nunca subo a Serra em férias, para passar vários dias, normalmente de dois a três dias, em finais de semana esticados. Então, antes de sair de casa já sei a "refeição da vez", fondue ou café colonial. Confesso, o melhor fondue que conheço fica bem pertinho da minha casa em Porto Alegre e, por essa razão, acabo optando mais pelo café. Conhece o Café Colonial Bela Vista, na estrada entre Gramado e Canela (há um de cada lado, prefiro sentido Canela-Gramado)??

      Excluir
    2. Não conheço esse café, Paula! Mas queria escolher um para ir desta vez. Você conhece o Casa da Colônia?

      Excluir
    3. Esse especifico, acredito que não (ao longo dos anos é capaz de ter ido e não saber o nome). O único que indico é o Bela Vista, é delicioso e tem um ótimo atendimento. Dá uma espiadela lá no Café Viagem da Alexandra, é possível que ela tenha comentários sobre ele. BjO!

      Excluir
  4. Que delícia, Paula. Essa semana vamos para Gramado e estou escolhendo um restaurante para comemorar meu aniversário na sexta, esse está entre as possibilidades. Beijos e obrigado pelas dicas aqui no blog.

    ResponderExcluir

Para o Topo