PITADAS DO RIO GRANDE: Chá da Tarde e um pouco de requinte no Theatro São Pedro!



O Theatro São Pedro é a Casa Cultural do gaúcho. Situado na Praça da Matriz em Porto Alegre, junto ao Palácio Piratini e a Assembléia Legislativa, possui uma história de ressurgimento, de lutas, bem ao estilo das grandes batalhas travadas pelos campos do Rio Grande. É um sobrevivente e, embora pequenino, recebe aos visitantes com o charme de quem tem séculos de história (1858) para oferecer aos olhos e aos sentidos. 



O que dirá então quando se chega na porta e há perfumes, aromas no ar? Bom, tudo fica mais bonito, delicioso por assim dizer!! 

Até 30/10/2013 voltou a ser servido, às quartas-feiras das 15 às 19 horas, o Chá da Tarde no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. Já tradicional na cidade, nos últimos anos está sob os cuidados do Restaurante Du'Attos, que além de ser responsável pelo Café do Theatro, também administra o Restaurante do Multipalco, outra delicia na Praça da Matriz. 

Com a programação agitada do Porto Alegre em Cena o Café do Teatro já recebe, tradicionalmente, um maior público. Mas com o Chá da Tarde se tem um público diferenciado, muitas senhoras em animadas reuniões, comemorações de aniversários, etc. 

Ontem fomos apresentar à duas amigas, forasteiras por aqui, a beleza e as delicias de nosso Theatro. Embora uma delas já tivesse tido a oportunidade de curtir um espetáculo na casa, jamais havia circulado por suas dependências ou curtido seu Café. Ficamos emocionadas com elas relatando o encanto com o Foyer e com o charme da estrutura montada. 




Preciso informar que a casa estava com todas as mesas ocupadas? Um sucesso, como sempre! 

Bom, mas deixando o charme do Foyer de lado, com suas mesas e cadeiras antigas, suas pesadas cortinas e seu piano sobre o pequeno palco, vamos a gastronomia? Sob a responsabilidade da Chef do Du'Attos, o buffet de doces e salgados servido sobre a mesa central estava delicioso. 


Para acompanhar a boa variedade de doces e salgados, um chá delicioso oferecido nos samovares junto ao buffet ou em bules nas mesas. Além do tradicional chá com especiarias, outra infinidade de sabores são disponibilizados para porções individuais, para agradar a todos os paladares. Para aqueles que preferem uma bebida gelada para uma tarde tão quente, água e sucos, de laranja e uva. 


Mesmo para nós que curtimos o Café do Theatro com mais regularidade e que anualmente revisitamos o Foyer e seu Chá da Tarde, é sempre especial. Acompanhadas de amigas tão queridas, formamos um grupo divertido e curtimos o encanto das mesmas com aquela descoberta. Foi um final de tarde doce...


Para encerrar uma tarde tão agradável, nada melhor que curtir as luzes de um final de dia, através de uma das janelas do Theatro - estás vendo aquelas mesinhas? Pois lá, na área do Multipalco, fica o restaurante Du'Attos, um dos melhores almoços que encontrarás por aquelas bandas, especialmente aos sábados! 


E as imagens desse post? Bom, divido os créditos com a Naiá - minha fotografa para momentos "mico"!! 





7 comentários

  1. Adorei! Como é que não conheço isso? Adoro esse negócio de chá, chá das 5... O Sandro diz que eu tenho alma de uma "senhora de meia-idade". Fazer o quê? Pirei nas casas de chá de Montevidéu! kkkkkkk Tá intimada a me levar lá um dia, hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaa!!!! Vamos, então!! Só chamar, querido!! Abração!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Então é o local, o clima é dado pelas décadas de história do local! Delicioso!! Abraços.

      Excluir
  3. Também gostei...não sabia...e estou aqui tão pertinho do Teatro...e adoro chás, cafés, vou anotar! Valeu Mochilinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite, ainda temos umas duas semanas para aproveitarmos! :-)

      Excluir
  4. Adorei o post! Estou aqui tão pertinho e não sabia! Vou agendar para ir!

    ResponderExcluir

Para o Topo