As surpresas dos caminhos...

Tantas são nossas andanças pelos caminhos do Rio Grande, tanto trabalho espalhado por cada curva dessas estradas, por cada pequena cidade desse Estado. Buscamos e levamos felicidade, fazemos nossa profissão mais especial, útil, doamos e recebemos. Mas além da poesia, há o cansaço, os muitos e muitos quilômetros vencidos a qualquer hora do dia ou da noite, toda sorte de hotéis, os perigos e as surpresas, mas também as risadas, as pessoas especiais... E assim conhecemos cidades e retornamos de tempos em tempos. 

Em Rosário do Sul - a Cidade das Areias Brancas, uma pequena e histórica cidade às margens da BR 290, os dias passam sossegados, numa calmaria que pouco combina com a criatura aqui que mora em Porto Alegre e vive acelerada. Mas lá o povo anda devagar, com grossos palas de lã de ovelha em dias e noites frias desse inverno tão rigoroso. O barulho das pessoas nas praias de água doce e areias brancas, tão comum no verão, é substituído pelos passos rápidos que levam todos aos locais fechados, longe do Minuano que sopra insistentemente pelas ruas. 

E lá estávamos nós no último sábado, num final de manhã congelante, aguardando a hora do último compromisso para partirmos. E o que fazer para o tempo passar rápido? Minha companheira de estrada resolveu que iriamos visitar a loja Porão Agroshopping, um dos empreendimentos comerciais estabelecidos no antigo prédio junto a Estação Ferroviária da cidade. 


A Porão é uma loja campeira, especializada na venda de indumentária gaudéria e objetos tradicionais da lida do homem do campo, entre outros. E como se encontram surpresas naquelas prateleiras, camisas maravilhosas, chapéus, botas belíssimas, além de utilidades domésticas. 


Fui apenas como companhia e para fazer o tempo correr, longe da sensação térmica negativa daquela manhã chuvosa. Mas basta uma olhadinha para a direita, outra para a esquerda e os olhos já começam a encontrar utilidade para aquelas mercadorias. Ah, e isso se dá numa velocidade incrível!! 

Embora possua duas casas, ambas já se encontram lotadas de quinquilharias e por essa razão, mesmo que me surpreenda com paixões ao primeiro olhar, regra geral viro as costas ao destino e parto. Mas eram tantas as paixões naquela manhã fria - rsrs!! E logo encontrei algo para chamar de meu: 


Tantos equipamentos para uma tipica churrascada gaúcha, panelas para aquele carreteiro tropeador e tantas cuias para os amantes do chimarrão.





E as encilhas? 


E o que dizer desses pequenos enfeites de nossa fauna? E os pequenos mochinhos (banquinhos) para sentar junto ao fogo?



E as cristaleiras abarrotadas de lindos acessórios? 


Apesar de pequenina, a Porão possui boa variedade. E fica logo ali, passando o Fórum, depois de passar por sobre os trilhos do trem, entrando a direita - não tem erro. Para quem está passando rumo ao Uruguai ou Argentina, vale dar uma entradinha para conhecer a cidade, seguir as placas que levam ao Fórum e dar uma paradinha para lindas compras. 







4 comentários

  1. Que legal a surpresa de ver a cidade onde nasci( embora nunca tenha ido visitá-la) Um dia desses, devo fazê-lo! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é bom reencontrar as raizes, né Chica? Vá!! Abraços.

      Excluir
  2. Dizem que comer e coçar é só começar... Acho que comprar também! ;-)

    ResponderExcluir

Para o Topo