QUINTA DA REGALEIRA: um lugar de encantamento em Sintra


Passamos apenas um dia em Sintra e por essa razão tivemos que fazer escolhas, pois não poderíamos visitar todas as atrações turísticas existentes, salvo se considerássemos a hipótese de empreendermos uma maratona, o que não era o caso. Desejávamos apenas passear, caminhar, curtir os caminhos e os encantos daquela Terra. Eu tinha minha preferência anotadíssima e havia decidido que cortaria quaisquer dos demais pontos turísticos, desde que pudesse visitar com calma a Quinta da Regaleira. 

Nossa visita a Quinta ficou para o período da tarde, após o almoço. Mas logo percebemos que não se tratava de uma atração muito procurada, talvez por ser particular e não constar das propagandas estatais com muito destaque. Sem me importar muito com a baixa procura, eis que odeio filas mesmo e já as havia enfrentado pela manhã, pegamos nosso simpático mapinha e partimos. Como havíamos almoçado nas proximidades do Palácio Nacional, pegamos a estrada a pé e alcançamos o destino em aproximadamente 20 minutos (mas há ônibus urbano), após uma caminhada relaxante por um caminho cercado de belezas. Ao chegarmos, a pouca procura se confirmou, havia mais duas pessoas circulando por lá. Mas vejam se não é linda...


Foi o meu passeio em Sintra. Um lugar lindo, com lindos jardins, um café maravilhoso e muita liberdade. Sim, você é livre para andar, para fotografar e só às vezes se depara com um funcionário, que normalmente circula nos espaços onde há mais pinturas. Mas circulam a distância, sem interferir. Como tenho problemas com lugares que proíbem máquinas fotográficas, por lá andei feliz da Vida! 



Os detalhes arquitetônicos são excepcionais e para alguém que já estudou e é filha de uma professora de história da arte como eu, um delírio. Foi como se meus livros tivessem pulado das estantes. E além do local ser espetacular, ainda conta com os detalhes da restauração empreendida por lá: há um setor com os detalhes, maquetes, desenhos e fotos antigas. Você pode ver e sentir a realização de um sonho, eis que a mesma foi adquirida e totalmente reestruturada e restaurada. 





São várias construções na área da Quinta e todas com suas belezas, seus encantos. Algumas para serem visitadas dependem de se empreender subidas de escadas ingrimes, e por essa razão nem todas contaram com meu olhar, infelizmente. Mas aproveitei muito o que estava a meu alcance. 


Por lá você caminha em meio a natureza, a bela arquitetura e a muitos e muitos gatos. Eles ficam por ali, mansos, tranquilos, com sua preguiça característica. Alguns se aproximam, ávidos por um afago, outros só observam a curiosidade humana a distância. 

Mas fora a beleza das construções principais, o que dizer da Estufa? Linda, não? E o painel de azulejos, não é belo?


A Capela, singela. Mas olha que efeito de branco, luz e cores... 


E o que dizer das pinturas da construção principal. As paredes são obras de arte, coloridas, azuis - muito azuis, como gosto. 



Mas a cada ambiente uma surpresa. Olha que detalhe mais lindo e simpático:


E o que dizer da comunhão de arquitetura e natureza? Em como interagem através de portas e janelas, mesclando o cinza das edificações com o colorido de árvores e flores? Um efeito solar, simples. 



Você paga seu ingresso e fica livre para perambular por toda a área, sem restrições, sem vigilância. Sentamos em lindos bancos na área externa, conversamos, analisamos, fotografamos e descansamos. Curtimos a tarde, sem pressa, sem filas, sem gritos e correria. 




Depois do deleite, mais uma caminhada repleta de surpresas, pois Sintra é um lugar para ser descoberto em caminhadas. É chegada a hora de partir... 


Nenhum comentário

Para o Topo