LISBOA: curtindo o colorido das estações de Metrô

Lisboa é uma cidade com meios de transporte públicos bem distribuídos e suficientes para a demanda, pelo menos no que se refere aos percursos turísticos por onde transitamos. Entre os meios de transporte disponíveis está o Metrô.

 
 A rede de distribuição do Metrô, apesar de simples, é bastante eficaz. Conta com vagões novos ou bem conservados e confortáveis. A interligação com os comboios e com ônibus da frota intermunicipal é de fácil acessibilidade. Mas para que o conjunto do transporte público satisfaça efetivamente as necessidades dos usuários é necessária uma infraestrutura capaz de receber o público, dar condições de mobilidade no interior das estações e conforto para os momentos de espera. Tudo isso encontramos no Metrô Lisboeta.




As estações são bem localizadas, limpas, possuem locais para a espera com bancos, iluminação, sinalização, máquinas para compra dos tickets e monitoramento que informa com precisão a entrada dos trens nas estações, possibilitando o planejamento do usuário. Há boa acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.
 

Dito isso, vou comentar acerca do que mais me encantou e que refoge um pouco a eficácia da prestação de serviços: o colorido das estações lisboetas.



Para quem como eu é uma apaixonada por azulejos, jamais passaria despercebida a decoração interna das estações de Metrô da cidade, decoradas com painéis de azulejos, que dão um colorido especial ao ambiente.

Cada estação possui uma decoração própria. Em algumas há apenas painéis de azulejos, noutras a decoração se estende aos pisos.


  
Assim é andar pelas estações de Lisboa, entre uma viagem e outra, curtindo o colorido dos painéis, a beleza imposta sobre paredes cinza.

9 comentários

  1. Fico contente por ter gostado do nosso metro.
    Beijo e boa semana
    Lita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de tdo por aí, o País me encantou!! Obrigada pela visita, volte sempre!!
      Abraços,
      Paula

      Excluir
  2. Que legal este post, Paula!
    Achei interessante o fato de ser decorado com azulejos (que é marca de Portugal)com pinturas modernas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu de novo comentando sobre Lisboa, mas é um lugar explendoroso e paixonante mesmo. Quando estive a primeira vez lá, já esperava ver azulejos pelos prédios antigos e pelas ruas, mas nunca tinha pensado em como seriam as estações de metró. São coloridas, vivas e eu também amei isso. Parabéns. Antonio Evangelista

    ResponderExcluir
  4. Que lindo isso, aqui em São Paulo é tudo tão cinza mesmo. Bonito esse colorido todo. Um beijo.
    Jacira

    ResponderExcluir
  5. Resposta conjunta queridos: Porto Alegre não possui metrô e as estações do trensurb são tão tristes e padronizadas que quando vi o primeiro painel de azulejos já sai fotografando. Muito lindo! Abraços

    Paula

    ResponderExcluir
  6. Portugal é para mim um sonho não realizado, não tive oportunidade. Faço planos há anos, mas não fechou. Tens razão, como é lindo um colorido no dia-a-dia ao invés de nossas costumeiras paredes cinzas! Amei e é mais uma razão para realizar meu sonho. Quando lá estiver lembrarei de você, do seu blog, pois nunca havia lido sobre as estações de metrô. Abraços, Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo em Lisboa salta aos olhos, tem uma beleza, uma história, uma lembrança para nós colonizados. Lembrei muito de minha cidade natal, de meus avós, pq tdo lembra nossas janelas, nossas casas de peças pequenas e muito pé direito!! Mas o colorido das estações de metrô me mostrou um pouco da preocupação com o belo, me mostrou como a simplicidade pode levar leveza ao dia a dia, a correria entre compromissos... Abraços e obrigada por todos os muitos comentários!!

      Paula

      Excluir

Para o Topo