ALAGOAS: Dunas de Marapé


Alagoas é um Estado de paisagens avassaladoras, de muita beleza e, como bem diz o nome, de muitas Lagoas. Muitas das Lagoas deságuam no Mar, sendo que o encontro das águas doces das Lagoas e da salgada do Mar formam cenários inesquecíveis e permitem que os visitantes possam se banhar tanto na Lagoa como no Mar.



Minha experiência inesquecível foi no litoral sul, em Jequiá da Praia - Município mais jovem de Alagoas (que na lingua Tupi significa "cestos com muitos peixes"), onde as águas da Lagoa Jequiá (terceira maior Lagoa do Estado) se encontram com o mar, junto ao Complexo Turístico DUNAS DE MARAPÉ.



Após uma brevíssima travessia da Lagoa em Escunas se adentra no Complexo Turístico, uma reserva ecológica com trilhas que levam a um belíssimo mirante, passando por áreas de vegetação típica, além de contar com um belíssimo restaurante. Mas o mais belo, sem dúvidas, é o encontro das águas.




No Mar, águas em tons de azul turquesa. Na Lagoa, águas escuras. Naquele dia a maré estava baixando ao final da manhã, permitindo longas caminhadas mar adentro, bem como banhos em águas calmas e mornas. À tarde, para complementar, aproveitamos um banho nas águas doces e calmas da Lagoa. Uma experiência ímpar.




Circunda o local ainda, um vasto Manguezal, berçário de muitas espécies de peixes.


O complexo, entretanto, tem muitos outros atrativos paradisíacos além das águas. As pequenas trilhas permitem aos visitantes percorrer o complexo, aproveitando a vista do Mirante (Mata Atlântica de um lado, o Mar do outro), uma oração junto à pequena Capela, um passeio entre uma plantação de pequenos Coqueiros (com o consumo das águas de cocos verdes ou amarelos). Após muitos passeios, por águas cristalinas e areias brancas, o almoço merece um capítulo a parte.









Há no local um Restaurante que serve apetitoso Buffet, com muitos peixes, camarões, saladas e sobremesas. Além da comida, o local proporciona aos visitantes a interação com Micos e Iguanas, que vivem livres no seu entorno e que, por estarem familiarizados com o movimento constante dos turistas interagem de forma pacifica. A cada novo grupo que se aproxima do Restaurante o responsável alerta para que os animais não sejam alimentados, salvo com as frutas que são oferecidas aos turistas – nos foi informado que há alguns anos os Micos se encontravam bastante debilitados e foi constatado que haviam adoecido em virtude de toda a sorte de lanches que lhes eram oferecidos pelos turistas, ávidos por uma maior interação.





Os Micos fazem acrobacias e de locomovem utilizando o madeiramento da cobertura, descendo até as mesas a procura de alimentos. Num primeiro momento, logo que chegamos ao local e ainda não havia grande movimento, eles pulavam de cadeira em cadeira, de mesa em mesa. Após, com a aproximação de um grupo maior com crianças, eles subiram e permaneceram no madeiramento, fazendo muitas acrobacias para deleite de todos.


As iguanas permanecem ao lado, num pequeno jardim com bancos. Lá ficam próximas aos turistas, por sobre os bancos e canteiros e nas árvores. São muitas, de todos os tamanhos.


A organização do complexo turístico agrega valor às belezas naturais da região. Passamos um dia maravilhoso, de total interação com a natureza. Recomendadíssimo.













35 comentários

  1. Descobri seu blog por acaso e adorei a dica. Não conheço Alagoas, apesar de circular bastante por Estados do Nordeste. Pretendo colocar essa praia em nosso roteiro de férias, pois pretendemos fazer o "sacrificio" de nos deslocarmos para lá no próximo verão. Valeu muito a dica. Parabéns pelas belas fotografias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um belo "sacrificio"!!! Coloquem no roteiro, não vão se arrepender. Há outras praias maravilhosas tb, algumas que não conheci ainda, mas que li no blog dos "andarilhos" e dos "outros ares" e fiquei fascinada. Dá uma olhadinha lá, nos post de Alagoas (www.andarilhosdomundo.com.br e (www.outrosares.net). Abraços...

      Excluir
  2. Aproveitando a dica de minha esposa,que acabou de ler e ficou encantada, li e fiquei impressionado com esse lugar. Jamais havia ouvido falar, mesmo com tantos amigos que já estiveram naquele Estado. Registrei esse roteiro e já estou sonhando em conhecê-lo. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Paula,

    parabéns pelas imagens e obrigada pela dica. Amo as praias nordestinas: para que ir ao Caribe, não é mesmo? Beijos. Kátiusca de Porto Velho

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, agradeço o retorno de vcs. Sem dúvida é um destino maravilhoso, que não pode ficar fora de um roteiro por Alagoas. O visitante que pega uma maré como a que pegamos, baixando próximo do meio-dia, enloquece! É muito lindo... Em breve estarei publicando novos post, revendo meus diários de viagens... Aos poucos atualizo... Aguardo vcs por aqui de novo. Obrigada...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amei esse lugar! É no litoral sul, né? Como é que se faz para chegar lá vindo de Maceió?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleiber, prazer tê-lo por aqui. Bom, fomos em receptivo turistico. Fica a uns 60Km de Maceió em direção ao Sul, passando por uns canaviais. A região estava bem sinalizada e passamos por Barra de São Miguel antes de chegarmos ao ponto da travessia. O lugar é belissímo e se a maré estiver baixando ao final da manhã o dia é espetacular. Vale a pena conheceres... Pretendo retornar ao Estado e conhecer outros destinos, inclusive os indicados por você. Abraços...

      Excluir
  6. Que lugar bonito, que paisagem. Blog muito massa... João Daniel

    ResponderExcluir
  7. Oiee Paula,

    Oiee Paula,

    Ano passado durante uma viagem de carro pelo Nordeste, conhecemos uma família no passeio pelos Canyons do Xingó, que estavam passando uma semana em Maceió, e o passeio mais bonito que tinham achado era o Complexo das Dunas de Marapé.... Nunca tinha ouvido falar, aquilo ficou na memória.. mas infelizmente não deu tempo nesta primeira viagem à Maceió..

    Vim retribuir a visita e matar minha curiosidade deste belo local... Quero voltar logo,logo e sem ser em época de chuvas! :)

    Amei as fotos e o lugar é belíssimo!!!

    Beijos,
    www.outrosares.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Érika...

      Dos passeios praianos, considero esse o mais belo que fiz, claro que considerando o conjunto de fatores envolvidos: dia, companhia, maré e muito sol! É um lugar gostoso e merecerá um retorno assim que possivel...

      Abraços,

      Paula

      Excluir
  8. Estivemos lá em maio e tambem achamos o melhor passeio de Alagoas. Minha filha curtiu o banho de lagoa. Eu o e mar. A maré não ajudou muito, mas o dia foi excelente e as fotos sem palavras. Parabens pelo blog. Junia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junia, obrigada! É sempre legal tentar encaixar a tábua das marés com o agendamento dos passeios, mas é complicado... De qq forma, o lugar é LINDO!!! Lá fica fácil fazermos fotos maravilhosas, não?
      Abraços,
      Paula

      Excluir
  9. Pessoal, fiquei super feliz desse post ter sido selecionado entre "os mais do mês" pelo andarilhos do mundo (www.andarilhosdomundo.com.br), especialmente porque temos apenas uma quizena de vida!! Valeu Gleiber e a todos que deram ou darão sua passadinha por aqui.

    Paula

    ...

    ResponderExcluir
  10. Oiiii minha chará..rsrrs adorei o post... visitei esse lugar e rever as fotos me fez lembrar cada minuto....
    Tambem nunca tinha ouvido falar em Dunas de Marape... fui pra Maceio pra conhecer maragoggi rsrrs no hotel um casal nos indicou esse lugar lindo.. amei...
    Alias minha foto do blog foi tirada lá..rsrsrs
    Parabens pelas dicas e realmente é um lugar ímpar!!!
    dicasrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, prazer tê-la como seguidora... Sempre Maragoggi...hahahaaa!!! Mas é outro lugar encantador. Dunas de Marapé além de um lugar lindo, ao proporcionar contato com a Mata, com a Lagoa e o Mar se torna ainda mais especial. Lindo mesmo... Abraços,

      Paula

      ...

      Excluir
  11. Conheci esse lindo lugar em maio, na minha segunda estada em Alagoas. Peguei sol e chuva, mas curtimos muito de qualquer forma. Tinha formado umas piscinas, deitamos para pegar sol na areia no meio do mar, sem palavras. Minha familia achou o melhor passeio de praia de Alagoas, mesmo pegando um dia lindo em Maragoggi. Beijo.
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla!
      Sempre quando somos surpreendidos nos apaixonamos. E esse lugar "ainda" é uma surpresa para a maioria, pois acho que não é muito divulgado, pelo menos não tanto quanto Maragoggi. Obrigada pelo comentário.

      Paula

      Excluir
  12. Obaaa, essa eu conheço!!! Estive a primeira vez com amigos e me apaixonei pelo lugar, o dia estava lindo. Retornei com familiares em janeiro e todos gostaram muito, foram as fotos mais lindas que fizemos nessas férias pois o céu estava limpido, não tinha um brisa, o mar estava de um azul infinito. Amo esse lugar e pretendo retornar!!!

    Parabéns pelas imagens, estão maravilhosas.

    Um beijão,

    Ana Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda Ana, obrigada por seguir o blog. Aquelas cores geram imagens maravilhosas, sem palavras, concordo com você. Obrigada. Um abraço,

      Paula

      ...

      Excluir
  13. Paula, quando fui a Maceió, fiz uma extensa pesquisa e a visita a Dunas de Marapé estava no meu roteiro. Tive a oportunidade de passar por lá rapidamente, mas, infelizmente, a minha experiência não foi legal (escrevi lá no blog a respeito). Fico feliz de ter dado certo com você! Gostei das fotos! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todas as minhas experiências nordestinas essa foi a melhor, maravilhosa!!! Mas foi sem imprevistos. Obrigada pelo comentário... Abraços,
      Paula

      Excluir
  14. Vou colocar nos meus roteiros para conhecer Dunas de Marapé ..Lindo!!!! :)

    ResponderExcluir
  15. Vou colocar nos meus roteiros Dunas de Marapé, achei fantástico!!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é muito lindo mesmo! Obrigada pelo comentário!! Abraços,

      Paula

      Excluir
  16. Colocando na lista dos favoritadissimos para a próxima ida ao Nordeste, nunca tinha lido a respeito. Que lugar maravilhoso, mata, praia e rio, tudo junto? Deve ser só diversão, mesmoooo!!! Adoro seu jeito de escrever, de contar, parece que estou lendo um livro, sem aquela coisa chata de dizer compra o ingresso e paga no cartão, depois senta e daí? Sentou? Levanta... Sou uma viajante apaixonada por histórias e seu blog é assim, cheio histórias, emoção, puro coração. Adorando!! Amando!! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emocionada e feliz. Obrigada, adorei todos os seus comentários, todos! Abraços...

      Excluir
  17. Que lugar lindo! Costumam dizer que Alagoas é o Caribe brasileiro :)
    Ainda não conheço Dunas de Marapé, mas a vontade já bateu aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades de lá, fico pensando em voltar, mas dai surge um lugar, outro e o tempo passa. Além de lindíssimo, aconchegante, tranquilo e um povo super gente boa. BjO!

      Excluir
  18. Paula... juro que me surpreendi de ver esse post aqui no seu blog! E que bom, né?
    Eu, como apaixonada pelo Nordeste e, em especial, por Alagoas, fiquei daqui só babando nas fotos e no texto. Ainda não conheço as Dunas de Marapé... mais um destino para minha infinita lista nordestina!
    Esse ano realizei o sonho de conhecer o sertão, os cânions do Xingó e me apaixonei por Piranhas, em Alagoas.
    Esse nosso Brasil é lindo demais e tem muito a ser explorado, não é mesmo!?
    Adorei o post!
    Beijos,
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fiquei maluca para conhecer Piranhas, adorei as imagens de lá. Sou apaixonada pelo Nordeste, mas não tenho ido, por isso poucas coisas no blog. Obrigada pela visita!! BjO!!

      Excluir
  19. Respostas
    1. Amará, é um lugar aconchegante, cheio de coisas diferentes para ver, além do colorido do mar e do frescor do rio. BjO!!

      Excluir

Para o Topo