Sabores do Tibet, na Serra Gaúcha: Tashi Ling


Gramado virou sinônimo de Serra Gaúcha, mas nem só das belas ruas e grandes atrações da cidade é feita a região, que engloba muitas outras cidades, culturas diversas e infinitas atrações. Entre elas, uma das que considero das visitas mais encantadoras e que está no caminho para Gramado é o Templo Budista Khadro Ling, na Cidade de Três Coroas. 



Os budistas trouxeram uma nova cultura, para uma região que já mesclava a cultura e os hábitos de muitas correntes migratórias, mas deu um colorido completamente diferenciado à região, como contei aqui

O Espaço Tibet - Tashi Ling, que se diz o primeiro restaurante tipicamente tibetano do Brasil, fica em Três Coroas, próximo ao acesso que leva ao Centro Budista e é um perfeito complemento ao passeio. 


Jardins, decorados com esculturas de deuses budistas e outros símbolos da cultura tibetana recepcionam os visitantes, que são recebidos por funcionários com trajes típicos. Música ambiente suave e muito colorido, induzem a um clima intimista e de absoluta tranquilidade. 



O interior da construção é uma área ampla, com mesas prontas para receber os clientes, um altar, num espaço recoberto por tecidos coloridos. 




Agitação não combina com o lugar, definitivamente. Para aqueles que chegam apressados os funcionários oferecem um atendimento diferenciado, a passos lentos, já demonstrando que por ali tudo é para ser sentido - o silêncio, os aromas e os sabores. 



Para cada mesa um atendente simpático, que destrincha todos os segredos do cardápio, tece comentários sobre os temperos e sabores, explica sobre a tradição de alguns pratos e tira qualquer dúvida que tenha sobrevivido. 

Um chá preto com gengibre enquanto se espera a refeição, seguido por um delicioso suco de muitas frutas, até os pratos quentes e seus aromas invadirem o espaço. E que aromas. 


A escolha dos pratos foi tranquila, não havia opções exóticas como imaginávamos. O atendente explicou que são pratos "contemporâneos, com inspiração tibetana", mas que satisfizeram o paladar das gaúchas. 

Para entrada escolhemos uma porção de momos tradicionais, as trouxinhas tibetanas. Recheadas com carne, batatas e legumes, vieram acompanhadas de molho de manjericão. 


Pedimos uma salada, que foi nosso único arrependimento. O excesso de azeitonas picadas e salpicadas destoaram um tanto da experiência. Numa próxima oportunidade lembrarei de refugar. 

O prato principal e seus acompanhamentos foram o grande diferencial, como deve ser. Pernil de Cordeiro com molho de anis, o Racha - um toque levemente adocicado. 


Acompanhamentos? Batatas seladas na manteiga, com ervas e, para os amantes do arroz, um branquinho flambado na manteiga, com noves e gergelim preto. 

Complementando os sabores adocicados, uma cenoura ralada com mel, apaixonante. 

Sobremesa? Não havia razões para explorarmos as possibilidades, pois a experiência só necessitava de mais um bule de chá para ser perfeita. E foi. Para a viciada em café, que não sou eu, um pequenino para finalizar a refeição. 


O pagamento se dá no caixa, junto a lojinha de artigos típicos. O que saiu mais caro? As comprinhas, claro. Agora possuo minha própria roda de orações, lindíssima! 


Um passeio delicioso, tanto para um bate-e-volta para quem está em Porto Alegre, como para quem visita Gramado e Canela. 


Todas as informações, inclusive o "como chegar", você encontra no site: Espaço Tibet.




2 comentários

Para o Topo