Colle di Val d'Elsa: os Cristais da Toscana.


Andávamos pelas estradas da Toscana, curtindo belas paisagens. 



Algumas curvas, muitas surpresas. Uma linda cidadela murada, no alto de uma colina e com seu grande portão de acesso. Daqueles momentos em que nos percebemos em outra época, como estranhos vindos do futuro.




Colle di Val D'Elsa nos recebeu silenciosa. Aparentemente uma pequena comunidade, mas que conta com pelo menos vinte mil habitantes, com origens no século X, se tornou mundialmente conhecida como a "Cidade de Cristal" no século XIX, sendo responsável, no auge, por 95% da produção de cristais da Itália.







Começou a se desenvolver a partir do século XII, quando passou a ser ponto de paragem da Via Francigena - importante via de peregrinação que liga a Inglaterra a Roma.

Possui o Museu do Cristal, que dizem ser lindíssimo. Não cabia em nosso roteiro a visitação, ficou para uma próxima oportunidade.

Chegamos no meio da tarde, apenas para uma caminhada fotográfica, uma parada após sairmos de San Gimignano. Fomos conversando, comentando acerca de detalhes arquitetônicos, fotografando, fotografando e apreciando a vista. 






Tenho preferência, algo bem pessoal, por pequenos e calmos lugarejos, silenciosos e onde as histórias estão inscritas nas pedras dos caminhos, onde ela possa ser lida pelas paredes e igrejas.








Não vimos turistas pelas ruas do centro histórico, encontramos apenas alguns poucos moradores e muita tranquilidade. Um vento frio insistia em soprar naquela tarde de primavera.






Em férias, sem horários a cumprir, nosso almoço se deu já na hora do café-da-tarde, numa pequena e simpática confeitaria, sob olhares curiosos de senhorzinhos locais. Um lanche delicioso, garanto.




O post é curtinho como os caminhos que ligam o portão ao limite das muradas, um lugar para uma pequena caminhada e muitas imagens. E a caminhada termina aqui: 



5 comentários

  1. Coisas que so' a Toscana faz por voce...
    Cartao postal, ne? Adoro... e teu post, poesia pura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lugares lindos, encantadores, cheios de pequenos detalhes a serem descobertos. Que bom que gostaste, Mage! Obrigada!! BjO!!

      Excluir
  2. As paisagens não são belas, são lindissimas! Só pela foto me deu vontade de ficar parada nesse lugar por um bom tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantas imagens lindas, que fica dificil escolher para lançar no post. O tempo passa e nem se sente.... BjO!!

      Excluir
  3. Liiiindooooo, Paula!
    Texto delicioso que transporta a gente para esse lugar mágico na hora!
    Adorei!
    Bjs,
    Karla

    ResponderExcluir

Para o Topo