Hospedagem em Salvador: Mercure Rio vermelho e Ibis Salvador.



Salvador não era nosso destino, nosso destino era a Bahia. Mas a Capital serviu de sede para nossas andanças de norte a sul, foi por ali que chegamos, para onde retornamos para descansar o esqueleto por alguns dias e de onde partimos. Então, quando pensamos em Hotel, só queríamos praticidade e bom preço. E nada pode ser mais prático e garantido que os básicos da Accor: Mercure e Ibis, lado-a-lado, junto ao mar do Rio Vermelho. 




Nosso roteiro incluía um pernoite na chegada e quatro pernoites intermediários no Mercure e, um último, já no dia da partida, no Ibis. Mas resolvemos alterar algumas datas e o Mercure perdeu um dos pernoites e aí temos mais histórias para contar. 

Quando a intenção da hospedagem é apenas um bom banho e uma noite de sono agradável, sou uma entusiasta da rede Accor. Embora as tarifas de balcão nem sempre sejam espetaculares, há promoções de tarifa web, imbatíveis. Para nossa estada em Salvador escolhi o bairro e a hospedagem após uma leitura das indicações do Ricardo Freire, do VnV. Não teve erro, a localização é maravilhosa, a vista é linda e os hotéis são ótimos. 



O Mercure Rio Vermelho se encontra no final da rua, junto ao mar, entre o Ibis Salvador e o Pestana, rodeado de possibilidades gastronômicas. E é um charme. Simples, aconchegante e com um atendimento acima da média, simpático, prestativo, eficiente e maravilhoso - só isso. As instalações estão mega bem cuidadas, a decoração suave e aconchegante, na área externa uma piscina com borda infinita, junto ao mar do Rio Vermelho. Instalações privativas espaçosas, com equipamentos para café/chá - que foram muito utilizados por nós, além de um banho maravilhoso (sempre repito: sou muito atenta a parte do banho). Embora estivéssemos em férias, a mesa de trabalho foi bem aproveitada, confortável, com ótima iluminação e muitas, muitas tomadas. 








Não costumamos usufruir das áreas comuns, mas naqueles dias aproveitamos bastante para conversar na brisa do mar, com bom sinal wi-fi e curtindo as belezas que os olhos alcançavam. 






Na chegada não curtimos o apartamento que nos foi disponibilizado e, sem maiores constrangimentos, fizeram a substituição. Enquanto aguardávamos que a limpeza do outro fosse concluída, aguardamos no próprio apartamento, sem necessidade de nos deslocarmos até a recepção, etc. Logo, já entramos com o pé direito. 

O café-da-manhã do Mercure conta com um ambiente amplo, bom atendimento e muitas especialidades baianas - embora o custo seja pago a parte em relação a diária, vale a pena. 

Tínhamos um pequeno problema em nosso roteiro, que deixamos para resolver depois de nossa chegada a Salvador. Pensamos, pensamos e resolvemos tirar uma diária de Salvador, para ao final ganharmos mais uma noite em Trancoso. E dai, o que fazer com a diária já paga no Mercure numa reserva sem possibilidade de cancelamento? Decisão tomada, fomos conversar com o pessoal, na tentativa de evitarmos o prejuízo total. Primeiro, já nos confirmaram a impossibilidade de cancelamento. Mas, muito simpáticos, já foram nos dizendo que não há nada que não se resolva com boa vontade. E eles tiveram. Como tínhamos despesas de consumo e estacionamento a saldar, nos propuseram descontá-las da diária da qual estávamos abrindo mão, com o reembolso via cartão de crédito dos valores restantes. A boa vontade nos restituiu integralmente os valores que ficariam perdidos e com ela ganharam o coração das gaúchas, é claro. Quem não gosta de ser bem tratado? 

Depois do sucesso na negociação, deixamos Salvador um dia antes do previsto, rumamos para Ilhéus e, ao final, ganhamos preciosas horas de "vida mundana" em Trancoso, como contei aqui

No final de nossas andanças "Pelos Caminhos de Jorge", chegamos às 2 horas da madrugada no Ibis Salvador, para nosso último pernoite, exaustas. Olhei para o recepcionista e disse: meu apto por favor? E ele sorriu, perguntou se já havia me hospedado em algum Hotel Ibis e ao receber um sim, já foi informando que "quem conhece um, conhece todos". Quase verdade, pois aquele era mais gostosinho e simpático do que aquele em que havíamos nos hospedado em Belo Horizonte, mais parecido com o meu queridinho, o Ibis Paulista. Mas ele foi célere, prestativo e já nos entregou o cartão - banho e cama, nem olhamos para os lados. No dia seguinte, uma vista simpática do mar de Salvador, um café-da-manhã básico e suficiente e já fomos nos despedindo. Mas, embora tenha sido vapt-vupt, restou a bela impressão, em grande parte devida a ótima equipe da recepção - simpaticíssimos. 

Outro componente importante, foi o serviço de manobristas oferecido em conjunto pelos hotéis. Organizados, céleres e cuidadosos. Nem sempre conseguimos deixar o carro livre de objetos pessoais, mas nada foi tocado. E a diária? Acessível, mais barato que duas horas de estacionamento em Porto Alegre, podendo sair e retornar quantas vezes necessário dentro do valor único. Foi um facilitador para nossas andanças e aventuras. 

Como se a qualidade dos serviços oferecidos já não fosse suficiente, achamos a localização espetacular, especialmente para curtirmos a noite - um jantar, um barzinho, sem carro, aquela caminhadinha gostosa, com certa segurança. Localizados ao final da Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho, contam com diversos bares, pizzarias e restaurantes no entorno, o que nos possibilitou curtir um pouco da cidade, independente do cansaço das andanças e sem necessidade de tirar o carro da garagem. 

Nas proximidades tivemos acesso a simpáticos estabelecimentos, com sugestões gastronômicas que fazem jus a culinária baiana, entre eles a Confraria das Ostras (a muqueca estava deliciosa), o conhecido Dona Mariquita, além das delicias da Chef Teresa Paim, da Casa de Teresa. Tudo bem, para quem curte um Japa, a Naiá disse que a comidinha do Sushi Deli estava deliciosa (eca, me perdoem). 

Para mim os simpáticos da Rede Accor corresponderam a todos os meus critérios de hospedagem: atendimento, instalações, localização e opções gastronômicas e de lazer no entorno. Ops, esqueci que no preço também foram espetaculares - até o atendente observou que havíamos conseguido ótimas tarifas web para alta temporada - 01/2014 (com três meses de antecedência, é claro). 

Se tudo isso não bastasse, dizem que estou acumulando pontos no meu cartão de cliente, mas ainda não os utilizei - fui informada que se transformam em descontos nas diárias. Vá lá, quem não gosta de receber um agrado, não é mesmo? 


4 comentários

  1. Eu gosto do Ibis também! Fiquei nele em Curitiba e em Salvador. No de Curitiba, tivemos uma problema com o atendimento. Achamos que deixou a desejar. Mas o de Salvador foi ótimo!

    Já que você falou de BH e São Paulo entrou na lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em BH o atendimento era atencioso, mas o número de funcionários completamente insuficiente, formando filas na recepção. Foi uma estadia mega rápida, corrida, nos dias do #EncontroBH. Senti falta de uma área de convivência, de espaço. Já o Paulista é tudo de bom, já fiquei hospedada diversas vezes e sempre fui mega bem recebida - recomendo. BjO!

      Excluir
  2. Paula, nessa minha vida corrida, já me hospedei em muitos bons hotéis pelo Mundo, mas o Mercure Rio Vermelho não deixa a desejar, nas coisas básicas. Claro que não possui luxinhos, mas no básico que precisamos ele nem parece um hotel econômico, né? É uma belezinha, com tapiocas deliciosas no café e aquela piscina infinita junto ao mar, me senti no Caribe: hehehe!!! Acho ele uma delicia e já retornei mais três vezes. Assino embaixo. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi minha primeira vez no Rio Vermelho, mas também gostei, pratico e simpático, além de econômico. Voltarei. Já a piscina, só acho bonitinha, mas não costumo usufruir delas, nem das tapiocas. :-) Haha!! BjO, querida!

      Excluir

Para o Topo