CERVEJARIA TRINDADE: reduto tradicional da gastronomia lisboeta.


 
Lisboa tem muitos lugares tradicionais, muitos altamente turísticos, mas que merecem pelo menos uma visitinha. Nesse contexto temos a Cervejaria Trindade.
A Trindade é a cervejaria mais antiga de Portugal e um símbolo da gastronomia lisboeta. Fundada em 1836 é considerada Patrimônio de Relevante Valor Histórico Cultural.
Mas o que faz sua fama correr Mundo? Ir além mar? A preservação de seu espaço físico, um variado cardápio com pratos da culinária portuguesa e o chopp (imperial) – acredito que essas sejam suas bases. O lugar é bonito, a comida deliciosa e o atendimento camarada.


Sagres, a fábrica de cervejas mais expressiva em Portugal testa seus novos produtos com os clientes da Trindade, lançando-os no mercado em caso de boa aceitação. Logo, não deixe de experimentar uma cervejinha na sua visita. Mas caso você não seja fã das loiras geladas ou esteja por lá no inverno, a carta de vinhos é vasta. Até quem não bebe encara um copinho:
 
Fomos em duas oportunidades, mas não chegamos a degustar seus pratos – que pareciam deliciosos. Optamos por lanches, por beliscar enquanto “bebemorávamos” o prazer de estar curtindo aquele lugar.
 
Optamos por um Prego completo, acompanhado de fritas. Mas antes, uma entradinha com os tradicionais pães portugueses, acompanhados de manteiga e queijo niza.
 
 
Mas o local é famoso por seus pratos de frutos do mar. Há de tudo, mas os pratos de Bacalhau à Brás e à Gomes de Sá, com seu colorido, são os que mais se veem no salão.
 
Um diferencial da Cervejaria Trindade é seu espaço físico, repleto de salões – Claustro, Átrio e Sala dos Arcos, com painéis de azulejos coloridos e com temas na linha maçônica (de 1863 – talvez únicos exemplares ainda existentes). Estabelecido no antigo Convento dos Frades Trinos da Redenção dos Cativos – Convento da Trindade, que após incêndio foi reconstruído em 1766, possui espaços amplos e capazes de receber com tranquilidade seus frequentadores.
 
 
Em 2011 a casa comemorou 175 anos e as flâmulas ainda estão adornando a casa.
 
Estabelecida na Rua Nova da Trindade, nº 20C – no coração do Chiado, permanece aberta das 10 à 1h30min.
Veja também:

Nenhum comentário

Para o Topo