MACEIÓ: o Bodega do Sertão


Sempre quando viajo procuro conhecer os hábitos dos locais e seu regionalismo. Gosto de andar pelo Centro da cidade, de conhecer o Mercado Público, entrar em Supermercados e, especialmente, procurar restaurantes de comida regional. Gosto de sentir os temperos, os aromas da terra. Se for um local com decoração típica, melhor ainda.
Em Maceió não seria diferente.  Já na chegada dei uma olhada pelo balcão e arredores da recepção do hotel a procura de propaganda, mas não localizei nada – ao perguntar, uma única resposta: Bodega do Sertão.
 
 
 
O restaurante fica na Jatiúca, há algumas quadras de onde estávamos hospedadas (Ponta Verde – Maceió Mar Hotel). Preferimos não arriscar (o sol estava queimando) e fomos de táxi – na volta, já muito bem alimentadas, resolvemos gastar algumas calorias das muitas adquiridas numa caminhadinha sem compromisso. Fica a duas quadras da orla, mas bem localizado. Já na chegada fomos surpreendidas por uma estrutura bastante regionalizada e acolhedora.
 
 
O Bodega do Sertão é uma instalação simples, mas pitoresca. Além da rusticidade, uma das construções é um bule gigante e colorido. Terei de usar uma foto do site, pois a minha não está lá essas coisas.

 
 
Para quem busca um local original e com elementos típicos nordestinos, além da decoração, há um ambiente com venda de artesanato e cachaças.
 
 


 

 
 
O Buffet conta com pratos regionais, todos deliciosos, como exemplificamos: carne de sol com nata, arroz com queijo coalho derretido, baião de dois, sarapatel, macaxeira, munguzá e o exclusivo baião de três (polvo, lula e camarão). Ainda charqueada, cuscuz sertanejo e a sobremesa cartola. Não pense que é um lugar lotado só de turistas, pois acho que nas duas oportunidades em que estive lá a maioria eram pessoas da cidade mesmo.
 
 
 
Sempre espero encontrar pratos temperados quando trato de comida nordestina, mas não é o caso. Não sei se estamos acostumados com tempero forte aqui por essas terras, mas na verdade sempre sinto a falta de sal e pimenta nas refeições. Corrigido isto, com muita pimenta, os pratos são deliciosos.
Há um balcão onde é preparado o cafezinho, com fogão de barro, muitos pratos, bules e canecas “alouçadas” (se é que se escreve assim, não localizei no meu dicionário, mas falei assim a vida inteira...), eletrodomésticos antigos, etc. É um charme e, embora pareça um pouco sombrio, é limpo.
 

 
 
 













 

Há uma área externa pequena, igualmente bem decorada e a entrada dos banheiros é um capitulo a parte.
 
 


 
 
Para quem estiver planejando uma visita à Maceió o Bodega do Sertão não pode ficar fora do roteiro.
 

6 comentários

  1. Conheço bem esse lugar, almoço duas vezes na semana desde que estou aqui, há um ano. É aconchegante e o povo do atendimento é gentil. A comida só me faz engordar. Parabens pelo blog, conheci agora e já gostei, vou acompanhar. Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito e é um lugar onde voltaria. Realmente aconchegante. Abraços e aguardo sua visita novamente. Um abraço.
      Paula

      Excluir
  2. Esse eu também conheço e super indico. Comida da terra, boa e barata. Gosto de conhecer lugares estilosos e esse é corajoso: minha mãe olhou as fotos e achou que fosse sujo, por causa dos azulejos e do fogãozinho. Hahahaa, mas é lindo e aconchegante. Parabéns, esse foi bem lembrado mesmo. E fica longe daquele chiclet, que odiei, muito pesado. Ana

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paula!
    Antes de ir para Maceió, fiz várias pesquisas de onde comer, e este lugar era super indicado. Só não fui porque sou "super fresca para comer", fico sempre com medo de experimentar e não gostar, risos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, o lugar é pequeno, mas agradável. Em Maceió foi o único tipico na orla que encontrei. Eu gosto de experimentar e vou te dizer que a comida para nós aqui do sul é tipica da região da campanha gaúcha (pampa), tem cordeiro, cabrito, mandioca (macaxeira), etx... comidinha portuguesa, com certeza!! Inclusive, achei muito, muito pouco temperado - para nós precisa mais uma pimentinha!!

      Excluir

Para o Topo