Casas Bonnet, tradição italiana em Caxias do Sul.




No auge da imigração italiana na Serra Gaúcha um francês se estabelece em Caxias do Sul e, de herança para a cidade e para todos os apaixonados por história, deixa as mais antigas casas de pedra da região. Preservadas ao longo dos séculos as Casas Bonnet, originalmente de uma família francesa, contam uma parte da história da imigração italiana na Serra Gaúcha e o empreendimento oferece aos turistas horas de experiências deliciosas. 


Hoje integra a conhecida Estrada do Imigrante, conjunto de estabelecimentos turísticos distribuídos na 3ª Légua de Caxias do Sul. Atualmente é de propriedade da Família Tonietto, que administra o local com muita simpatia. 


As casas construídas em 1877 e 1879 são os primeiros atrativos do local. Ambas em pedras, são as mais antigas da região e se encontram perfeitamente preservadas. Distribuídos pelas instalações temos um museu de objetos do cotidiano, outro de utensílios e maquinários de trabalho no campo e adega. Permeando isso uma agenda festiva oferecida pelos proprietários, mediante agendamento, que conta com passeio de Carretão, almoço tipico italiano e apresentação teatro musical. 


Não chegue sem ter agendado, pois é provável que encontres a casa fechada ou atendendo grupos, pois são contratados para casamentos, aniversários e formaturas. 

Os visitantes são recepcionados por integrantes da família trajados a caráter, sempre com uma merendinha tipica, antes de desfiarem histórias dos antepassados, das casas e da região. 


O ideal é a contratação do serviços completo, com o passeio de Carretão e almoço, quando se pode viver por algumas horas um tanto das histórias da imigração italiana como passear por lindas paisagens. Os agendamentos são para pequenos grupos, mas casais e pessoas desacompanhadas podem tentar ser incluídas em grupos agendados. Não deixe de ligar e conferir. 




O passeio de Carretão dura pouco mais de meia hora, percorrendo um trajeto por estreitas estradas de terra em meio às propriedades locais e vastos parreirais. Na época da vindima, entre janeiro e março, ainda proporciona a beleza das frutas colorindo os caminhos. 


Do passeio de carretão para uma visita aos pequenos museus mantidos na propriedade, repletos de objetos que contam muito da histórias das famílias da região. Ideal para muitas e muitas fotos, e mais ainda para relembrarmos a utilidade de objetos que estão guardados em nossas lembranças das histórias que nossos avós contavam. 




E como toda boa visita a uma família italiana, ela desemboca na farta mesa e na boa música. O almoço tipico italiano é servido no amplo salão da casa centenária, regado com vinho e licores especiais. E, entre uma garfada e outra, que tal uma pausa para muita música e gargalhadas?









Não dá para contar todos os segredos da programação, mas posso afirmar que o teatro musical oferecido pela família Tonietto é muito divertido. 


O meu dia curtindo as delicias oferecidas pelas Casas Bonnet, num grupo maravilhoso do Intercity Escapes, ficou guardado com muito carinho pelas experiências e pela diversão. 


Não esqueça, o atendimento se dá mediante agendamento: 

casasbonnet@hotmail.com ou 54.30268410. 
Estrada do Imigrante, s/nº - São Luiz, 3º Légua - Caxias do Sul. 


....

Nenhum comentário

Para o Topo