Hotel Curi, nossa casa em Pelotas durante a Rota Farroupilha.



Pelotas já tinha estado na minha vida, por duas ou três vezes, mas apenas a trabalho. Fora os docinhos e uma voltinha por entre os lindos prédios do Centro Histórico, pouco conhecia da cidade. Finalmente chegou o momento de desbravá-la, com agenda de compromissos e tempo suficiente para permitir que ela se mostrasse e me encantasse. 


Já estávamos rodando há dias, enfrentando dias e noites chuvosas, mas Pelotas nos recebeu com sol e o Hotel Curi com conforto e doçuras. 

Os hotéis Curi possuem mais de um empreendimento na cidade e, juntamente com outros bons hotéis do Estado, integram a Rede Versare. Com administrações independentes os empreendimentos se uniram sob uma mesma bandeira, de forma a seguir um rol de boas condutas para oferecer uma hospedagem de bom nível. Eu, particularmente, quando vejo a bandeira Versare já relaxo, pois reconheço o bom trabalho. 



O Sebrae da Costa Doce encaminhou nosso projeto e dois hotéis da rede toparam nos receber, fazendo com que duas ficassem num dos empreendimentos e, as outras duas, no outro. Foi bom, pois pudemos numa mesma viagem testar dois empreendimentos que estão sob administrações diversas. Eu e Gardênia ficamos no Hotel Curi, da rua General Osório, bem no centro da cidade. Roberta e Criz se hospedaram no Hotel Curi Palace, na rua ao lado. 


Há muitos hotéis na região central de Pelotas, pois a cidade conta com um turismo de negócios e de eventos importante, se destacando na região. Além disso, é um polo universitário. A história de 50 anos de atividades do hotel não se reflete de forma negativa nas instalações, absolutamente reformadas e adequadas as novas necessidades dos hóspedes. Há diversos salões para eventos e estavam todos em pleno uso nos dias em que lá estivemos. O hotel está uma graça, cheio de detalhes e primando pelo conforto. 

Na chegada já me alegrou o fato de ter garagem para a camionete, o que nem sempre é regra. Garagem e manobristas, melhor ainda. Uma recepção confortável, com bom atendimento, jornais do dia e chimarrão sempre disponível para os viciados ou curiosos.  Chimarrão? Sim, um mate amargo para quem chega. Cuia e água quente, para a alegria da Gardens (sim, a paulista adora a iguaria e a gaúcha passa longe).
 

Confesso que estava cansadíssima, após dias de muita agitação e de muitos quilômetros pelas estradas e queria uns minutos de sossego. Alegria ao encontrar uma suite confortável e com uma área de trabalho com todas as tomadinhas necessárias - tinha tarefas do escritório para executar e remeter para Porto Alegre. 





Tudo organizadinho, como gosto. Quem como eu já rodou muito pelo interior do Rio Grande do Sul, trabalhando em mais de cinquenta cidades, sabe que nem sempre encontramos hotéis que estejam reformados, que possuam comodidades como uma boa área de trabalho e de convivência. Pois o Curi está passando por um trabalho onde os detalhes ganharam importância. 



O Pelotas Convention & Visitor Bureau havia deixado docinhos e material sobre a cidade, com as boas vindas para as blogueiras. O material de divulgação da cidade me surpreendeu pela qualidade e beleza, pois a maioria das cidades por onde passamos não possuíam nada além de folhetos. Eles foram excelentes em toda a nossa estada, nos proporcionando um tour maravilhoso que contarei num próximo momento. Oba, eles deixaram docinhos!



A administração do hotel deixou um bilhetinho de boas vindas, com a delicadeza do manuscrito. Suficiente? Eles acharam que não. Na cidade mais doce da Costa Doce, deixaram duas caixinhas dos Doces Imperatriz, para que pudéssemos nos deliciar. Foram tantos doces deliciosos que não vencemos degustá-los e optamos por levar conosco ao longo da viagem. Pelotas acompanhou a Rota Farroupilha além de suas fronteiras. 





Ao amanhecer, o jornal do dia e um bilhetinho, com a previsão do tempo. 



O café da manhã farto e delicioso é servido no Restaurante Barsa, no térreo, que é aberto ao público para almoços e jantares. A propaganda era sobre a delicia do cardápio de culinária árabe dos almoços de sábado, mas que não usufruímos.   



Frutas, para colorir a manhã fria.


Além do básico, algumas delicias como esses pães doces. Doce de leite e mel? Hum, tem uma manteiguinha para acompanhar a delicia desse mel de flores silvestres?


Posso declarar que uma das comidinhas que mais curto encontrar são o que chamo de sanduiches de colégio? Só boas recordações, com gostinho de infância. Sei que é fácil me agradar, mas eles foram criativos!
Como estávamos à convite e o staff tinha conhecimento de nossa situação, aproveitei os momentos que passei na área de convivência do hotel para observar o tratamento dispensado aos demais hóspedes. Enquanto aguardava pelas meninas, inclusive, aproveitei para papear um pouquinho com um grupo que estava na cidade para negócios e eles comentaram da surpresa com a qualidade dos serviços oferecidos. Pelo visto o conceito empregado está agradando ao público alvo. Água saborizada com limão e hortelã? Fui conquistada. Gostei. 




Informações: 

Rua General Osório, 719 - Centro - Pelotas/RS
53.32279955


A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios e do As Peripécias de uma Flor, em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae RS e oferecido, como pacote turístico, pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé/RS.


Nenhum comentário

Para o Topo