Casa da Ovelha: descortinando os Caminhos de Pedra.


No sábado do #TchÊncontro Bento Gonçalves era nosso destino, para comemorarmos os 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

Saímos cedinho, seguindo a praxe entre porto-alegrenses que sobem a Serra Gaúcha para passar apenas o dia. Nosso destino? Caminhos de Pedra. Primeira parada? Casa da Ovelha. 



A visita foi agendada pelo Rafael Alencastro, da South Star Magazine, com o compromisso da empresa nos receber para um tour guiado, seguido de degustação dos produtos. Atrasamos um tantinho, perdemos a oportunidade de amamentar os filhotes, mas curtimos momentos deliciosos ao ar livre. 




Na chegada a distribuição de chapéus de palha, para serem usados durante as atividades externas. O sol começava a brilhar intensamente e eles foram providenciais. 







Como primeira atividade participamos de uma demonstração do pastoreio de ovelhas, com cão da raça border collie. Os cães pastores sempre encantam, pois são treinados há séculos para trabalharem de maneira segura e rápida, sem prejuízos ao rebanho.





Quem está habituado ao trabalho rural conhece o dito "cachorro ovelheiro, só matando" e identifica no trabalho de uma raça apta ao pastoreiro o valor para um incremento de produção. Cães normais, embora habituados a convivência com ovinos, se os morderem tem seus instintos predadores aguçados e precisam ser sacrificados. Já o border collie é pastor por natureza e, com o treinamento recebido, jamais avança sobre os animais, evitando estresse e perdas.  





Permanecemos num potreiro enquanto a treinadora explicava sobre a raça, aptidões, treinamento e desenvolvimento dos trabalhos. Após semanas de muita chuva o gramado estava verde, mas com o sol as diminutas pólvoras (pequenos mosquitinhos) nos atacaram. Recomendo o uso de repelente, especialmente por crianças e pessoas alérgicas. 





Será que o pessoal curtiu? Thiago, Sofia e Naiá podem relatar! 





A maternidade estava interditada para visitantes, então fomos ao berçário, onde passamos alguns minutos com os pequenos e faceiros cordeirinhos. 





Para uma gaúcha da campanha, criada em meio a rebanho de mais de quinhentas cabeças da espécie, apenas o prazer do reencontro. Para muitos dos presentes um verdadeiro encantamento, a alegria de um primeiro encontro. 




Adultos? Sempre temos uma criança internalizada, não? 




Do criadouro direto para a área de produção, para degustação dos produtos. 



A produção se dá na pequena e secular casa de madeira e numa das salas fomos recebidos para conhecer mais de perto a qualidade e sabor dos produtos. 







Embora o Estado tenha tradição na criação de ovinos, especialmente na área da Campanha Gaúcha, a produção de produtos com o leite é uma atividade mantida de forma inovadora pela Casa da Ovelha. Sou fã do iogurte, mas os queijos são sensacionais. 



Degustamos queijos com períodos de maturação diversos, além do iogurte. Com o paladar aguçado fomos liberados para uma passadinha na loja, no andar térreo. 



Na loja são vendidos todos os produtos produzidos pela empresa, além de artesanato típico e sucos, onde o pessoal teve nova oportunidade de degustar outra delicia da serra. 






Embora a empresa receba visitantes há alguns anos, ainda não conhecia o local. Termos escolhido apenas lugares que seriam novidade, inclusive para nós, tornou o dia ainda mais agradável. 




a empresa está entre as que apoiaram o evento, conforme imagem de divulgação, abaixo. 




Blogs Participantes

6 comentários

  1. Foi delicioso... O queijo que trouxe ja rendeu 2 nhoques com pesto. O iogurte ainda não encontrei aqui. É mto bom recordar o encontro. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom recordar o que foi gostoso, alegre, serve para dar créditos para a vida. Adoramos sua companhia, querida. Hum, chego a sentir o perfume desse nhoque! Por aqui ainda não tivemos tempo para darmos essa relaxada na cozinha (não é muito a nossa praia), mas os queijinhos estão aguardando. BjO!!

      Excluir
  2. Esse passeio "Caminhos de Pedra é maravilhoso ! Achei muito organizado e a Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves está de parabéns ,além desse tem outros roteiros bem legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os roteiros são espetaculares, cada um com uma temática mais acentuada. Voltem, vamos passear mais um pouco! BjO!!

      Excluir
  3. Oi Paula, fiquei com água na boca, tenho que retornar na casa da ovelha e comprar iogurte com amoras, meu preferido. Para dar mais respaldo, lembro que neste ano também comemoramos os 140 Anos de Imigração Polonesa no RS. Grande abraço e parabéns pela iniciativa, espero que na próxima, eu esteja 100% e assim poderei participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi outro dias em suas publicações que as datas comemorativas coincidem, não sabia. Só temos que comemorar e muito essa mistura que deu tão certo e que fez nosso Estado, né? Estará super bem, tenho certeza e será uma farra, tenha certeza. BjO!!

      Excluir

Para o Topo