Lacave, o Castelo.



Numa zona cercada por vinhedos, por paisagens um tanto européias, há um castelinho como os dos contos de fadas: Castelo Lacave. 



Por séculos povos provenientes de todos os lugares migraram para o Rio Grande, onde já haviam índios, antes mesmo de outros serem importados. Dessa seleta de sangues e costumes se origina o gaúcho do século XXI, que se espalha pelas regiões, demarcando territórios, aqui e ali,  com costumes de um ou outro país. Por aqui há de tudo e em Caxias não seria diferente.



Nossos castelos não são medievais, são apenas sonhos contemporâneos e esse, especificamente, o sonho do uruguaio Juan Carrau. Sim, na "gringolândia", a terra dos italianos recebe um uruguaio sonhador. Por dez longos anos, a partir de 1968, ele empilha pedras, seguindo à risca a planta de um castelo Medieval Espanhol. 

Pronto, do sonho nasceu o Castelo: 





E o Lacave foi e continua sendo uma vinícola, conhecida por seus vinhos finos, por seu restaurante e por seus salões sempre a receber as melhores festas da região. 



Quem está de passagem e não pretende usufruir do restaurante, pode apenas fazer um tour guiado pelas dependências, ouvir as histórias e fazer compras na adega subterrânea. 





Nós preferimos nos aventurar na Enogastronomia do lugar, conhecido pela harmonização de vinhos e espumantes. 




Fomos para o "Almoço do Castelo", com um cardápio baseado na culinária italiana da serra, servida com algum requinte. Da sopa de capeletti ao cordeiro, passando pela picanha e pelo filé, além de massas e risotos. Se a gula resistir, no buffet de sobremesas há peras ao vinho e outras guloseimas. 



Pretendemos retornar para o jantar, quando poderemos experimentar algum dos cardápios propostos, como o "Jantar dos Nobres", o "Jantar da Corte" ou o "Jantar com Javali". 



O restaurante, na verdade, é apenas uma desculpa para ir ao Castelo, pois o gostoso é andar e fotografar suas dependências. Com uma decoração pré-renascentista, proporciona uma viagem no tempo. 




Depois de almoçar, circular pelas dependências, ainda restavam as compras na adega. Lá fomos, felizes atrás de garrafinhas de vinho e suco de uva. 






Encontramos cervejas artesanais, vodka e whisky. 



Depois de um dia visitando vinícolas no Vale dos Vinhedos, nos surpreendemos com os ótimos preços da Lacave. Claro, há vinhos especiais, de boas safras e envelhecidos em barris de carvalho que possuem preços menos atraentes, mas já estávamos com os estoques reabastecidos.  





Confesso que nem atentei para as garrafas, enquanto o pessoal fazia compras, fui fotografar o que aquele lugar oferecia. 





É muito gostoso circular pelas dependências, embora não seja uma visita longa. 

Ao final, andanças pela área externa, fotos e um até breve. 




Onde fica?
BR 116 - Km 143, Caxias do Sul. 





Nenhum comentário

Para o Topo