Vale dos Vinhedos: Don Laurindo.


O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é uma das rotas turísticas da cidade intitulada Capital Nacional do Vinho. 


Passear pelo Vale significa rodar por estradas de terra, fazendo paradas nas vinícolas, visitando e fotografando parreirais e curtindo degustar vinhos produzidos a partir de qualidades diversas da fruta. 


A Don Laurindo é uma pequena vinícola familiar, logo na entrada do Vale. Embora não possua uma área expressiva a ser visitada, o atendimento familiar é um de seus diferenciais. 


Como a maioria das vinícolas da região, a Don Laurindo inicia sua história com a vinda de um imigrante italiano para a região, Marcelino Brandelli. Proveniente de Verona, na Itália, desembarcou no país em 1887. Por décadas a produção foi se aprimorando e envolvendo gerações da família, até que em 1991 Laurindo funda a empresa e passa a comercializar os vinhos de forma mais organizada. Ademir, filho de Laurindo, é enólogo por formação. 



Na adega de pedra há muitos barris de carvalho, alguns de inox, além de uma infinidade de garrafas descansando nos ambientes frescos, proporcionados pela construção. 





Há uma área onde estão armazenadas garrafas de diversas safras, um pouco da história da vinícola. 





Nas Caves de Evolução parte da produção fica descansando, com temperatura e umidade naturais, com luz controlada. 




E a degustação? Tradicional, com as garrafas dispostas e enfileiradas sobre um balcão, onde o proprietário vai explicando acerca da uva envolvida em cada processo produtivo, do teor alcoólico, da acidez e de outros detalhes que os diferenciam. 



Além dos vinhos, graspa (no pequeno barril). 


É um lugar para chegar sem pressa, ir papeando, bebericando e comprando. 


Onde fica?
Estrada do Vinho, nº 8 da Graciema - Vale dos Vinhedos. 


.


Nenhum comentário

Para o Topo