Das doçuras de uma cidade: Roma!


Roma é uma cidade surpreendente, com tantos contrastes, tantas belezas para serem vistas, vividas e sonhadas - sim, um ótimo lugar para sentar, olhar o entorno, acompanhar o movimento ou sonhar apenas. Todos se referem aos monumentos históricos, a religiosidade e tudo o que a cerca, as belezas artísticas espalhadas por todos seus vértices. E quando se fala em alimentação? Pizza e Pastas, não é mesmo? Mas sou da turma que prefere um doce, afinal eles possuem o poder especial de adoçar as lembranças.


Por Roma perambulamos, andamos e andamos - nunca imaginei que usaria tão pouco os meios de transporte. Caminhávamos por horas, sem pressa. As horas se mostraram infinitas naqueles dias. E para rápidos momentos de descanso, uma paradinha para adoçar os caminhos e refrescar a vida. Assim, a medida que conhecíamos os bairros e as esquinas da bela cidade, íamos parando para um gelato, para um refresco ou, e especialmente, para um tiramisù. Pois bem, andamos, andamos e andamos e nossas preferências estavam sempre pertinho de nosso destino, nas proximidades da Piazza di Spagna, onde estávamos hospedadas. E eu adoro quando minhas preferências recaem sobre lugares que estão na vizinhança, pois posso curtir até o último momento! 

Os gelatos!! Claro que para poder escolher um preferido tivemos que experimentar, pois esse é o melhor método que conheço: o "comparativo". Chegamos no inicio de uma agradável noite, moídas e sem termos almoçado - queria dar uma espiadela nas redondezas, de preferência onde meus olhos alcançassem sem a ajuda de minhas pernas, além de fazer uma rápida refeição antes de experimentar a qualidade da cama do hotel. Mas minha companheira, ao contrário, estava serelepe e cheia de vontades, louca para provar as delicias da terra de seus antepassados. Logo, depois do jantar, ela já foi olhando no entorno a procura de um gelato e não parou mais de falar dele, da consistência, do sabor, do perfume. E eu, que passei a vez, tive que ouvi-la tecer elogios até o dia seguinte! 

E os dias seguintes foram de andanças e gelatos, andanças e gelatos. De bairro em bairro fazendo uso do "método comparativo". E não é que retornávamos sempre ao ponto inicial? Na Venchi!


Para nós a Venchi estava a poucos passos de nosso hotel, na Via Della Croce. Há outros estabelecimentos em Roma e pela Itália, mas a pequena loja foi a nossa escolhida e por lá batemos ponto todos os dias de nossa estada. Sou mais básica, mas minha companheira de aventuras provou quase que todos os sabores é claro, afinal o método utilizado assim exige, não é mesmo?




Não posso deixar de referir, entretanto, a pequena Alice. Cheia de gelatos coloridos, também possui suas delicias e ficava bem no caminho que fazíamos para chegar na Fontana Di Trevi! E o lugar, mais moderninho, tem um colorido especial.





Bom, de tudo o que provamos, nossos escolhidos estavam a dois passinhos de nosso hotel, fazendo com que só mesmo as muitas e muitas caminhadas diárias pudessem elidir em parte os efeitos da dieta açucarada. Vai um chocolatinho, aí?


Não poderíamos deixar de relembrar os sabores dos chocolates da Lindt. Mas só uma vez, que fique claro. Nem cheguei na melhor parte, na minha opinião, mas aposto que há quem esteja pensando: gordas, só podem ser gordas!!! Hahaha!!! Mas tudo se explica nessa Vida. Deliciosos os lindos chocolates.


Mas não foram os gelatos da Venchi ou os chocolates da Lindt que ganharam meu coração e meu estômago naqueles dias. Ah, não foram mesmo. Meu encanto foi por balcões repletos de coloridos docinhos de Marzipan (tudo bem, não gosto, mas acho lindos e me remetem a infância), além de refrigeradores com estoques de caixinhas coloridas. E nessas belas embalagens havia sabores e sabores de Tiramisù como jamais havia provado. Saborosíssimos. Tantos sabores, como castanhas e morangos, prontos para nos acompanharem até o hotel. A Pompi fica pertinho, pertinho da Venchi e seus balcões são irresistíveis! Vá lá, também tem gelatos para os apaixonados.








E foi com seus sabores que me despedi da linda cidade e por eles que me guiarei no retorno, pois doces devem ser as lembranças e os caminhos, não é mesmo?


Que venham muitos gelatos em 2014, pois os caminhos até Roma já estão açucarados para que não percamos o rumo, como na história de João e Maria. 




4 comentários

  1. Gosto mais de salgado do que de doce, mas essas fotos me deixaram com água na boca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, não é a toa que sou gorda, gosto de tudo! Digamos que não tenho preconceitos!! Hahahahaa!!!! Mas em matéria de doces os sorvetes são imbatíveis!!

      Excluir
  2. Paula, também regressei apaixonada por aqueles gelatos. Como só estive 5 dias, não deu para fazer uma "investigação comparativa" eficaz, mas gostei muito de uma gelataria perto do Panteão, chamada o Macaquinho. Acho que foi o melhor gelado de framboesa que comi na minha vida. Se morasse em Roma, ia engordar com certeza :)
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro framboesas e terei que fazer o máximo sacrifício de localizar o Macaquinho quando retornar, em abril!! Hahahahaaaa!!!! Das coisas boas da Vida, não? Amo esses sacrifícios! Abraços!!

      Excluir

Para o Topo