Porto Alegre em 50 Sabores: Pinacoteca Bar.



O Pinacoteca é um bar simpaticão no fervo da Cidade Baixa, na rua da República. Ao dizer isso já explico um de seus principais atributos, o de estar no meu bairro querido, boêmio e cheio de vida. 



Cidade Baixa é um bairro classe média e que é uma mescla de todas as tribos. Formado em sua origem por funcionários públicos e aposentados, preponderantemente, atualmente recebe um grande contingente de universitários. Nos últimos vinte anos tem sofrido modificações constantes, tendo se transformado num eixo gastronômico e cultural da cidade. Embora a convivência entre os moradores e as variadas tribos que o frequentam não seja sempre amistosa, eu mesma sou uma antiga moradora que fugiu por conta da explosão de bares e boates, o lugar é uma festa permanente. Local para caminhadas e encontros em mesas de bar. 

Instalado num antigo casarão, quase ao lado da Sorveteria Jóia, conta com ambientes internos e muitas mesas na calçada. O local já possui seus frequentadores de fé e as mesas estão sempre lotadas, mas a rotatividade é grande e a espera não é longa. 


As mesinhas externas ficam sob os jacarandás, local para um bom papo, para bebericar e curtir o movimento do bairro. 

O ambiente interno, meu preferido, é mais apropriado para refeições. 


Com uma decoração eclética, sempre conta com obras em exposição, especialmente gráficas, que recobrem parte das paredes. 


O que comer? Certamente terá algo que lhe agrade. Filés, pizzas, escondidinhos, sopas e cremes, além de uma variedade de petiscos. 

Batatas bravas?


Um filé aos quatro queijos com torradinhas?


Tá bom, muito comum. Que tal guacamole?


Com um carta de vinhos e cervejas artesanais, faz a alegria dos entusiasmados frequentadores, em qualquer estação. 



Informações:
Pinacoteca Bar
Rua da República, 409 - Cidade Baixa - POA. 


2 comentários

Para o Topo