Lucca: para mim, ainda uma história por viver.




A pequena Lucca sempre esteve em meus sonhos toscanos, nem lembro desde quando. Quando fui traçar o roteiro das férias, foi das primeiras a ser marcada no mapa, numa fuga desde Firenze. 

Pegamos o trem na Estação Santa Maria Novella, fizemos um pit-stop em Pisa e, no inicio de uma tarde ensolarada de primavera partimos em direção a Lucca - muitas paisagens belíssimas pelas janelas.


A pequena já nos foi simpática, de cara, ainda na estação. 



Olhamos o entorno, uma espiadela no mapa e nas placas, partimos para uma caminhadinha curta, até avistarmos suas lindas muralhas e seus gramados de tons fortes, vivos. Linda, afinal. 





O único senão do passeio é que não me sentia bem, estava com dificuldades de locomoção e, então, não pude perambular o tanto que desejava, apesar da cidade ser bem pequena, em torno de 4km. Muitas detalhes avistei ao longe, embora seja plana e de fácil acesso e, por essa razão e por sua beleza, desejo retornar. 


Caminhamos no entorno de suas muralhas, descansamos um tanto aproveitando a sombra dos caminhos, entramos por uma passagem, saímos pela Porta San Pietro, entramos novamente. 




Haviam poucas pessoas circulando, alguns turistas, a maioria pedalando (há aluguel de bicicletas e quadriciclos). Nada da agitação de Pisa e Firenze, nada de gritos e balbúrdia, só a tranquilidade tipica das cidades interioranas. 


O maior patrimônio do local são as muralhas, praticamente intactas. Construída para ser uma fortaleza, guardar a região, ao perder suas características militares foi acolhida pela comunidade, que transformou o entorno da muralha em alamedas, repletas de árvores frondosas. Caminhar, acompanhando o desenho ainda bem marcado e preservado, é delicioso. 




Possui alguns prédios históricos importantes, como a Duomo di San Martino, a Torre Guinige do século XV (com seus 230 degraus, muito além dos que me são possíveis) e a Piazza dell'Anfiteatro, construída ainda no século I. Mas muito mais do que os pontos turísticos apontados nos mapas, onde se inclui a Casa de Puccini, a beleza está em seu conjunto, em suas casas e pequenos prédios. 





E o pecadinho da gula? Garantido. Padarias, pequenos cafés, todos recheados de gostosuras e de bons vinhos - cervejas e refrigerantes, geladíssimos, também. 





Para mim, ainda, uma cidade a ser descoberta, explorada. Retornando a Firenze, essa esticadinha estará garantida. 




10 comentários

  1. Você, mais uma vez, me apresentando a lugares lindos!

    ResponderExcluir
  2. Um dos lugares que eu gostei mais de conhecer o ano passado. Encantadora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amamos, Fabio. Maravilhoso encontrar essas jóias, tão bem preservadas, né? BjO!

      Excluir
  3. Eu adorei Lucca!
    E aquela linda e enorme praça oval, o Anfiteatro Romano, não visitaram? Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avistei, apenas. Não explorei. Não estava num dia bom, o que prejudicou muito o passeio. Preciso voltar, não? hahaha!!! BjO!

      Excluir
  4. Preciso voltar! Redescobri Lucca nesse post :-)

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana a matéria.
    Esses dias mesmo estava pesquisando mais sobre Lucca e acredito que ela seja uma das cidades mais históricas da Itália.

    Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo, muito, retornar, viver um pouco mais o clima e as belezas do lugar. Renova as energias. BjO!

      Excluir

Para o Topo