Firenze Card: vale, ou não?



Em viagens para cidades absurdamente turísticas tenho o hábito de comprar passes prioritários, pois além da economia, ainda fico dispensada de enfrentar as filas imensas nas principais atrações. 


Os passes costumam ser caros, o que muitas vezes faz com que o turista deixe de adquirir. Como sou uma rata de museus, bibliotecas, pinacotecas e monumentos históricos, acabam sendo economicamente interessantes. Regra geral possuem na lista de atrações vinculadas as principais do local, tornando-os quase que indispensáveis. 

No meu caso em particular, como possuo restrições médicas em permanecer em filas, por longos períodos em pé e quase sem movimentação, o acesso prioritário é o que me move. Então, mesmo quando pelas atrações a serem visitadas ele não se mostra economicamente interessante, adquiro e aproveito a comodidade. 


O Firenze Card custa (preços praticados em abril/14) 72€, é válido para 72 horas, oferece app, acesso prioritário em até 67 atrações (museus e jardins), free wi-fi, uso gratuito do transporte público ATAF & Linea e elétrico ao longo de sua validade, além um kit contendo mapas, sugestões de roteiros e outras especificações. 


Com o kit em mãos, o usuário efetuará o desbloqueio ao utilizá-lo pela primeira vez, momento a partir do qual contará o prazo de 72 horas de validade. 

Ao chegar na atração turística desejada, o usuário deverá observar a indicação de qual fila dá acesso prioritário com o uso do passe turístico. Quando a indicação não existir ou não estiver clara, basta perguntar e será direcionado para o local devido. O acesso prioritário costuma ser imediato, ao contrário das horas por vezes perdidas em longas filas. 


Pela primeira vez um passe turístico nos proporcionou acesso a rede wi-fi, mediante o uso da senha fornecida junto ao cartão. Assim, no interior das atrações participantes e em alguns pontos do centro histórico, tivemos acesso liberado a internet de boa qualidade. Muito útil para essa blogueira, confesso. 


Usamos muito pouco o transporte público, mas aproveitamos no dia da chuvarada. Bastando para o uso a validação do ticket de transporte que integra o kit na primeira oportunidade - "timbrar" nas máquinas existentes nos coletivos. Há total liberdade para acessar livremente os meios de transporte, podendo fazer quantas trocas sejam necessárias, sem qualquer custo adicional. Para pessoas com mobilidade reduzida pode ser um fator de interesse. 


Com o câmbio desfavorável, o custo do Firenze Card não é acessível. Entretanto, ao considerar o custo final das atrações visitadas, já teria sido um fator de importante economia. Ainda, somando a comodidade, liberdade de horários e rapidez proporcionadas pelo acesso preferencial, afirmo que foi uma aquisição vantajosa. 

Não esqueça que o Card dá acesso a uma única visita em cada atração. Assim, após a validação do mesmo pelo funcionário, o cartão estará automaticamente bloqueado para novo acesso naquele local. 

Importante frisar que estivemos na cidade na Primavera, em dias com predomínio de sol e temperaturas amenas, quando as filas para acesso às atrações eram longas. Para saber se a aquisição do passe compensa, é necessário atentar para o número de atrações turísticas a serem visitadas e ao período do ano - dizem que na baixa temporada não há necessidade de adquiri-lo, salvo se o número de visitas compensar financeiramente. 

Há outras formas de acessar as principais atrações sem permanecer nas filas? Claro que sim, na Galleria degli Uffizi e na Galleria dell'Accademia, por exemplo, você pode adquirir além do ingresso normal (o valor varia de acordo com as exposições temporárias), o direito de reserva de horário para acesso preferencial, algo em torno de 4€. Então, o segredo na alta temporada é ter em mãos um roteiro com as atrações que desejas visitar e fazer o cálculo do custo geral envolvido, considerados ingressos e valores de reservas para o acesso preferencial. 

Para adquirir basta ir a um dos pontos de venda espalhados pela cidade, normalmente junto as principais atrações turísticas ou efetuar sua compra on line, confira aqui




Um comentário

Para o Topo