Passione: San Quirico d'Orcia.



Nos hospedamos por alguns dias em Montalcino, no Val di Chiana. A escolha foi estratégica, para curtirmos um pouco a região vizinha, o Val d'Orcia e seus belos lugarejos. E numa de nossas escapadas pelas estradas da região, chegamos em San Quirico d'Orcia, que sequer estava em nosso roteiro. 


A cidade num todo conta com pouco mais de dois mil habitantes. É cercada por lindos campos, olivais e pequenas florestas de carvalhos. Nos detivemos apenas na cidade antiga, murada, com suas ruas calmas. Mulheres de um lado, homens de outro, algumas crianças, numa tarde fria e ensolarada. Acho que foi a primeira das pequenas cidades toscanas onde havia poucos turistas, mas muitos locais curtindo o sol, conversando animadamente. 





Considerada uma aldeia de origem etrusca, faz parte da Via Francigena - via de peregrinação que liga Canterbury na Inglaterra a Roma, passando pela França e Suiça. Na Idade Média foi importante paragem de peregrinos. Hoje mantém bem conservadas suas características originais.




Sua principal atração, segundo os guias, é a Chiesa dei Santi Quirico e Giulitta. Belíssima, com uma mistura de elementos góticos e barrocos. O portal é uma mescla de estilos, entre o gótico e o românico. O interior pende para o barroco.Com suas origens num batistério do século VIII, foi se transformando ao longo dos séculos, possuindo partes de épocas distintas, num mesmo conjunto. Possui seu desenho a partir de uma Cruz Latina e muitos elementos lombardos em sua fachada. 










No ponto mais central da pequena cidadela, encontramos a Chiesa di San Francesco. Sem a mesma beleza da Santi Quirico, mas interessante.




Logo junto a entrada principal, há um lindo jardim público. Datam dos anos de 1500, sendo que a estátua central, representando Cosimo III di Medice foi esculpida em 1681. O Horti Leonini é único na região senese. Dividido em duas partes, a inferior em forma de jardim hexagonal e a superior formada por azinheiras.






Em algumas vias o vento soprava frio. Com poucos turistas, os locais reunidos no Sol, tínhamos a impressão de uma cidade deserta. Mas dai você dá uma caminhadinha, dobra uma esquina e encontra uma lojinha cheia de lindos e coloridos doces e gelatos. Irresistível, não? Posso afirmar que o gelato nem de longe se compara aos melhores já experimentados, mas estava bom, bem bom! 



Confesso que achei que faltava aconchego na cidade, tudo estava meio frio. As Igrejas, embora cheias de detalhes arquitetônicos, especialmente externamente, perdiam em cores. Faltava algo, que só encontrei do lado de fora, quando sentamos na área aberta por detrás das igreja. Um pouco de verde, um céu azul e sol, resultado: lidas e apaixonantes imagens. 






Com arredores encantadores, não foi surpresa que seus campos tenham servido de cenário para a novela global Passione. 



  

Nenhum comentário

Para o Topo