PITADAS DO RIO GRANDE: Consultório Culinário, delicias baianas em POA.


Há tempos amigos comentavam que o Consultório Culinário era uma opção simpática na Cidade Baixa, lugar legal para almoçar ou curtir um inicio de noite. Confesso que não havia dado muita importância, apesar de ter achado o nome um charme. Pois bem, ontem fui convidada para visitá-lo. 


Cheguei sem expectativas, subi as escadas do antigo casarão da Rua da República (em 2016 ele ganhou uma nova casa, em novo endereço: Av. Venâncio Aires, 588), com a intimidade de quem foi criada em meio aquelas casas, correndo por aquelas calçadas. Lá em cima? Uma simplicidade franciscana e a simpatia dos atendentes. 

Dividido em ambientes pequenos, escolhemos um mais reservado, para podermos papear mais a vontade. Ao espiarmos o cardápio, a surpresa: comidinhas com tempero baiano, inclusive, que amo. Não é algo tão comum em Porto Alegre. 

O lanche pretendido acabou por se transformar em jantar, pois não resistimos as sugestões da chef. 


Depois de deliciosas bruschettas de entrada (coisas de Naiá, que fazem com que nunca consigamos acabar a refeição principal), chegaram nossos pratos, absolutamente deliciosos. O dela? Um risoto de camarões. E para mim camarões no coco, com dendê e purê de mandioquinha. 


Dá uma olhadinha e me diga se preciso dizer que estava delicioso? Embora o coco não se misture ao prato, o calor da mandioquinha em contato com ele dá um sabor especial, além do aroma delicioso. 

E para completar? Acabamos sendo surpreendidas por duas queridas amigas, que nos fizeram companhia, alegrando ainda mais o final de noite. Inclusive, uma delas foi a responsável pela indicação, não é Lú? 

Qualquer dia vamos experimentar o almoço, que dizem ser igualmente delicioso. Por hora, indico o simples e simpático Consultório para uma refeição aromática, um papo com os amigos, junto as janelas do antigo casarão e as copas das árvores, os mais lindos jacarandas da cidade. 

Para o happy hour (até às 21h) estão com rodada dupla de chopp, para os apaixonados. No meu caso, a coca estava especialmente gelada, com uma rodela de limão de espessura perfeita e servida em copo gigante, como prefiro - mas sem rodada dupla, o que considero bullying!! 

E nós, demos uma boa olhadinha no cardápio, já para garantirmos o retorno. E o encanto recaiu sobre o Contemporâneo, uma entradinha simpática, com kibes vegetarianos e pastinha de grãos de bico - pelos quais somos apaixonadas. Olhem a foto de divulgação e vejam se vale ou não o retorno: 

https://www.facebook.com/consultorioculinario/photos_stream

2 comentários

Para o Topo