Uma cidade por suas Placas

Minha paixão por Brasilia já foi declarada em prosa e verso, inclusive nesse blog. Há naquele lugar uma aura que me atrai, que me alimenta o ser, que me encanta. Moraria lá? Não. É lugar de sonho, de encantamento e para tanto precisa ser assim, em pequenas doses, em eventuais visitas, em lembranças que alimentam até o próximo encontro. 

A cidade monumental, onde quase tudo foi planejado, onde quase tudo é superlativo. Seus grandes prédios, seus majestosos detalhes arquitetônicos, sua infindável importância politica. Mas será que só disso é feita a cidade? Para mim, não! 

As ruas de Brasilia são um misto de deserto e multidão. Você sai de um eixo onde só vê veículos e ingressa numa área residencial com crianças correndo, pessoas fazendo sua caminhada diária, bicicletas, ambulantes assando frangos na esquina, pássaros cantando. Você dobra (expressão mega gaúcha) uma esquina e cai numa área comercial, cheia de lojinhas, bares e restaurantes, alguma música, muitas risadas. Há Vida a cada quadra, após cada esquina. 

O colorido da cidade está em seus ipês floridos, nos azulejos de Athos Bulcão, nos vitrais da Catedral e no azul do Santuário de Dom Bosco. E onde mais? Em todos os lugares, por todos os cantos. Por isso amo as placas dos estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade, elas sempre me chamaram a atenção.

Esse registro é em homenagem a Naiá, que sonha em ter (e me dar carona) um fusca rosa - 
rezo para que permaneça no campo dos sonhos!! 

Há um charme nas plaquinhas e letreiros, há cor, há sempre uma graça. Talvez para quem lá viva nem seja algo que chame atenção, mas para mim, tão acostumada a placas sóbrias, é uma festa para os sentidos.


Nunca parei para efetivamente fotografá-las, com a intenção de fazer uma coletânea de imagens. Mas olhando alguns registros, logo percebi que é recorrente meu ato de registrá-las. Possuo algumas imagens, todas muito coloridas.


Brasilia é um conjunto inexplicável de gente, de edificações, de cores. Essas pequenas plaquinhas, sobre as portas de tantos estabelecimentos comerciais, passam à margem dos estudiosos, mas colorem a vida das pessoas, integram-se ao dia-a-dia de todos e chegam aos olhos dessa turista apaixonada.




Há tantos lugares para conhecer, para explorar, há tanta gente. Assim, numa tacada só, conhecemos a Cyntia do blog  Fragata Surprise e esse cantinho simpático, com alguns objetos antigos em seu interior e um belo piano - e claro que já retornamos para explorá-lo melhor:


E esse é um post para ser atualizado a cada visita, a cada nova esquina, a cada novo encantamento. 


8 comentários

  1. Brasília:"ou amas ou odeias"...já vi pessoas se referirem assim a Brasília... minha filha, que morou lá por três anos, disse:"não fui eu quem escolheu Brasília, foi ela que me escolheu", sim pois ela, assim como eu amou viver lá, e sempre que possível lá voltaremos...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de muitas oportunidades, o encantamento permanece! Bjo!!

      Excluir
  2. Toda vez que chego em Brasília só lembro da música do Renato Russo do Legião "...Meu Deus mas que cidade linda, no ano novo eu começo a trabalhar.." eheheh...Legal o Post!! Bjs.. :)

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, que Brasília nunca me atraiu!
    Nunquinha!!!
    Mas ultimamente tenho tido vontade conhecê-la, pelo menos.
    Acho que já é um bom começo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais eu visito, mais laços crio com ela. Coisas de paixão, que não são facilmente explicáveis!!! Hahaha!! Bjo!!

      Excluir
  4. Menina, preciso conhecer essa Brasília que você conheceu, porque a "minha" tem tão pouca cor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é sempre colorida, como as grandes paixões. Até na seca ela tem tons, todos os tons de vermelho. E existe algo mais azul (minha cor no Mundo) do que o Santuário de Dom Bosco?? Dá uma olhada e me diz se esse fusquinha rosa é lindo, ou não? Precisaríamos dar umas voltas juntas por aquelas ruas.... Bjo!

      Excluir

Para o Topo