Museu da Língua Portuguesa: em São Paulo, junto a Estação da Luz.


O Museu da Língua Portuguesa ocupa um espaço no prédio da  Estação da Luz. 


Nessa visita, no último domingo, o andar reservado para exposições itinerantes e projetos temporários se encontrava fechado para reformas, estando disponíveis apenas os andares do projeto permanente e do cine museu. 

É um museu diferenciado, criativo, acolhedor, contemporâneo. Ideal para levar as crianças, pois é muito lúdico. Mas se vê visitantes de todas as idades. Pela lotação da sala de cinema, percebemos a grande procura. 

No espaço permanente temos um telão de mais de 100 metros de comprimento, com projeções sobre o uso da língua portuguesa no cotidiano das comunidades. As imagens remetem a épocas importantes da história do país ou a personagens conhecidos, atraindo a atenção e fazendo trocadilhos com a língua. 




No mesmo andar temos os totens interativos, sobre a influência de outras línguas na formação do português falado no Brasil, onde se pode acessar palavras herdadas de outras culturas, com seu significado.


Na Linha do Tempo temos nas paredes do ambiente um pouco da história da língua portuguesa até nossos dias. Também conta com recursos interativos.


No Beco das Palavras temos uma sala com jogos etimológicos, que permitem brincar com a formação das palavras, conhecendo suas origens e significados. 

Há ainda o Mapa dos Falares, onde o visitante pode escolher uma localidade para ouvir os "falares do brasileiro". 

Um passeio agradável, interativo e que acaba no cine museu, onde temos a projeção de um vídeo texto na voz de Fernanda Montenegro, de aproximadamente 10 min, sobre as origens da Língua Portuguesa falada no Brasil. Após, todos se deslocam para o Planetário - Praça da Língua, onde vozes famosas narram poemas e pensamentos, com projeções aleatórias no teto - uma antologia da literatura em Língua Portuguesa. A soma das projeções não leva 30 minutos, mas é relaxante. 

O Museu da Língua Portuguesa não conta com um acervo físico, é multimídia, é visual. Porquê? Porque seu acervo é a Língua, um patrimônio imaterial. 

Por estar ocupando um espaço da antiga Estação da Luz, é de fácil acesso e conta com ingressos a R$ 6,00 (inteira), que dá direito a visita ao interior do prédio, ao cine museu e a Praça da Língua. 




Aproveitando a visita ao Museu, resolvi fotografar novamente a Estação da Luz, prédio histórico, bem conservado e de uma beleza singela que encanta. Num domingo de pouco movimento, ouvi o piano e me dirigi ao saguão - no local há um piano para ser usado pela população (sempre que passo por lá dou uma paradinha para ouvir os musicistas do povo). E lá estava uma senhorinha, com seus trajes caipiras (pronta para Festas Juninas), tocando lindamente e encantando aqueles poucos que por lá circulavam. Merece o registro - apesar de dizer que seus dedos já não possuíam a destreza de antes, tocou lindamente. Não lhe perguntei o nome, mas eternizei o momento: 




2 comentários

  1. Adoro o Museu da Lingua Portuguesa, sempre que passo por ali dou uma espiada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço isso, sempre que vou na Pinacoteca. Peninha que dessa feita não tinha nenhuma exposição.

      Excluir

Para o Topo