PITADAS DO RIO GRANDE: Uma Miragem na Serra Gaúcha





E o sonho de Luciana é uma Miragem de beleza e cultura encravada na cidade de São Francisco de Paula – São Chico para os íntimos, na Serra Gaúcha.

Numa visita despretensiosa a cidade, apenas para um almoço de sábado, me deparo com um belo espaço cultural no Centro da pequena e simpática cidade – Livraria Miragem. Não se trata de uma simples livraria, mas de um sonho realizado de uma professora de história aposentada e amante dos animais: Luciana Olga Soares.



O complexo cultural (quase 2 mil metros quadrados na rua principal de uma cidade que conta com pouco mais de 20 mil habitantes), além da livraria, possui uma casa de chá, galeria para exposições e um centro cultural, todos interligados. Por lá anda Dona Luciana, uma senhora simpática e hospitaleira. Filha de pecuaristas, solteira e sem filhos, certamente deixará a Livraria como o fruto de sua existência, fará História. Pelo pouco que soube sobre Luciana é uma idealista, amante de cachorros, que mora na área rural e não possuí televisão.


Construída em madeira de demolição (reaproveitamento de materiais), teve sua obra integralmente acompanhada por sua idealizadora, que a construiu e a mantém com recursos próprios – nada foge a seu olhar. A Casa de Chá oferece bebidas quentes, sucos naturais e lanches, feitos com frutas e verduras orgânicas.



Perdemos-nos por entre as prateleiras, sonhando, curtindo aqueles livros e objetos, tão bem distribuídos pelo espaço.  Para quem deseja um descanso, um momento de introspecção ou apenas um tempo para uma conversa, há namoradeiras à disposição. E não pense que o lugar é silencioso, pois há muitas vozes, muitas pessoas buscando, muitas pessoas apenas visitando.


Livros? São muitos e de todos os gêneros. Há obras Russas (dizem ser as preferidas de Dona Luciana), Francesas e até em Tupi-Guarani. Há obras originais, com mais de 30 anos e em perfeito estado.




Na área externa há uma réplica do primeiro Banco Comercial da cidade, recheada de bancos e outros móveis antigos e decorada com fotos antigas da cidade, dispostas em painéis.







A decoração é belíssima e possui charme. Há recantos em homenagem a pessoas importantes, como o Professor Carlos Wortmann – primeiro professor da cidade, nomeado em 1903. Em outro recanto, fotos homenageiam trabalhadores locais responsáveis pela construção do espaço.





Para as crianças um espaço único, com muitos livros e brinquedos pedagógicos (não são vendidos livros onde os animais apareçam presos ou sendo mal tratados), além de um banheiro especialmente adaptado para elas. Confesso que olhei cada cantinho como se ainda fosse criança, sonhando com tantas cores e histórias.



No andar superior se encontram muitos objetos de decoração e espaço para exposições.







Por todos os cantos muitos relógios, que parecem querer lembrar que as horas não param...




O lugar é acolhedor e Dona Luciana anda despretensiosamente por entre as estantes de livros, recebendo quem chega ou apenas tomando seu chimarrão. Quando a procurei para uma fotografia, para um agradecimento por aquele lugar e para um abraço, ela havia dado uma saidinha. Mas não faltarão oportunidades, pois a Miragem de Dona Luciana me fará retornar a pequena e bela São Chico.
A gente fica com vontade de aprisionar em cada fotografia a essência daquele lugar, mas não é possível, porque tem lugares que se precisa viver, sentir os aromas e a espiritualidade.
Para finalizar, apenas uma frase: Dona Luciana é daquelas mulheres que estão à frente de seu tempo.





14 comentários

  1. Que lugar lindo!!!
    Um achado mesmo e que herança ela deixará =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei aqui!! Sou gaúchinha de Pelotas, mas moro em Porto Alegre desde os 4 anos de idade! Amo o nosso Estado, a Serra, as praias, as Missões, os Pampas...tantas belezas!! Parabéns pelo blog, amiga!! Vou seguir para acompanhar as suas postagens!!

    Tenha uma semana encantadora!!
    Beijos de Luz!!♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula!
    É a minha terceira vez tentando postar um comentário no teu blog, vejamos se agora dou sorte! Tentei duas vezes há um mês atrás, acho que havia algum bug...
    Primeiro queria agradecer a visitinha lá no blog e os comentários simpáticos! Segundo, te parabenizar pelo teu blog e te dizer que adoro São Chico e, por incrível que pareça, ainda não conheço essa livraria. Agora com teu post me lembrei dessa pendência!
    Bj, sucesso, e apareça pelo blog sempre que quiser!
    Pati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati, que bom que conseguiste, ninguém havia me reportado problemas antes... Aparecerei por lá sim... Abraços,
      Paula

      Excluir
  4. Que lugar lindo e acolhedor. Vivo no litoral, mas gosto muito da serra gaúcha. Parabéns pelo post. Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Que lugar liiiindo! Eu gostaria muito de ser uma idealizadora como a Dona Luciana, viu? Muito legal mesmo...

    E sim, as livrarias hoje em dia estão tão chatinhas... Acho que a úncia que se salva é a livraria Cultura. Aqui em Brasília temos duas e ambas são confortáveis e bem "friendly", dá para passar a tarde por lá.

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lugar é encantador, respira história! Adoro Brasilia, cidade inspiradora!! Abraços...
      Paula

      Excluir
  6. Simplesmente amo a livraria Miragem... Ando devendo uma visita a ela! Bjos e parabéns pelo lindo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lugar para muitos retornos, não? Sua atmosfera é excepcional!! Também estou me devendo um retorno, mas a movimentação da Serra nesse inverno passarei por lá!! Abraços,
      Paula

      Excluir
  7. Ola
    Eu ja fui nessa livraria, é a minha preferida, eu comprei o livro Miragem escrito pela Luciana, ela até autografou, ela é uma graça, desejo muito voltar!

    Att. Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Paula, que preciosidade esse lugar ! Parece casa de avó. Essa senhora realmente ama ler pois tem obras em tupi-guarani.Tenho vontade de conhecer essa cidade. beijocas

    ResponderExcluir

Para o Topo