PERNAMBUCO: hospedagem em Recife



Painel Ceramista Brennand
     
Nas vezes em que estive em Recife, sempre procurei hospedagem em Boa Viagem, bem turística mesmo. Entretanto, as experiências foram bem variadas, indo do péssimo ao maravilhoso.
 
Não considero que o custo envolvido tenha sido o grande diferencial, pois já me hospedei em lugares simples e com um atendimento excelente e em lugares sofisticados que não me receberam com a mesma simpatia. Quando falamos em atendimento, estamos falando de treinamento e capacitação de equipe e isso não se compra, se estabelece e se exige. Assim, há administração e administração e isso sim faz toda a diferença.
 
Abaixo faço comentários de minhas experiências. Certamente retornarei aquela terra, que amei de paixão.
 



 
ONDA MAR
 
Quando estive pela primeira vez em Recife minha hospedagem foi no Hotel Onda Mar. O mesmo possui uma boa estrutura, conta com um restaurante anexo (que aproveitamos para uma Ceia de Natal simples, mas num grupo de hóspedes maravilhoso) e, embora esteja a 200m do Mar, sua localização é excelente – próximo ao 3º Jardim (numa localização bastante residencial, de classe média no geral, mas próximo ao famoso edifício Holliday – bastante popular).
 
Embora não seja uma localização nobre, é um ponto excelente para conviver com os locais – comprar frutas na feirinha, ir a pé até a Feira de Boa Viagem, viver Recife. Tudo bem que é impossível curtir a praia naquele ponto num final de semana – uma muvuca geral e alternativa, onde não sobra um lugarzinho sequer na areia para armar a cadeira. Aproveitamos bastante para andar e mesmo a noite, tomados cuidados básicos é claro, não sentimos medo – apesar de minha acompanhante ter presenciado um assalto logo na chegada ao Hotel (batedor de bolsa).  

O Hotel possui uma boa estrutura e quando lá me hospedei apenas parte dos apartamentos estavam reformados. Não fomos felizes na escolha, pois o atendimento beirava a agressividade. Os atendentes na recepção tratavam a todos com gritos e respostas grosseiras, além de não auxiliarem em suas necessidades – completamente despreparados para o movimento da semana do Natal. Nós, além dos problemas recorrentes aos demais hospedes – muitos daqueles que estavam pela mesma operadora de turismo e eram igualmente oriundos de Porto Alegre, tivemos problemas no apartamento que nos foi designado. Havíamos comprado pacote para hospedagem em apartamento superior e nos foi designado um que nem para standart serviria. O apartamento não se encontrava reformado, os equipamentos eram de uma decadência total (faltavam pedaços da porta de um dos armários, entre outros detalhes) e a limpeza, se é que era realmente feita, já não aparecia em meio a deteriorização geral (os rejuntes do box do banheiro estavam encardidos e desgastados).  Cansadas, com passeios agendados e por ser época de festas (Natal), acabamos nos submetendo a dois pernoites naquela situação, enquanto brigávamos com a operadora de turismo (que alegava não ter para onde nos remanejar) e com a gerência do Hotel. Após, fomos transferidas para um apartamento condizente com o pacote adquirido – reformado e com uma decoração simpática, mas já era muito tarde para apagar a má impressão e a falta de hospitalidade.  Não pretendo retornar ao Hotel, mas jamais fecho uma porta, pois equipes se alteram e se aprimoram.  

Agora, procurando fotos para o post é que percebi que tenho apenas algumas da vista, nada do Hotel ou de suas instalações. Haveria alguma razão para isso?
 
 
 

 
MARANTE HOTEL 
 

No Reveillon de 2010 me hospedei em família no Marante Hotel, em frente ao 1º Jardim de Boa Viagem. Havia convivido com um grupo de paulistas que se hospedaram pela mesma operadora de turismo no Marante e, ao saberem de nossos problemas de hospedagem, apenas teciam elogios a esse simpático Hotel. Entretanto, quando da compra de nosso pacote anterior, essa possibilidade não nos havia sequer sido oferecida – realmente, percebi que haviam paulistas e mineiros hospedados e que éramos as únicas gaúchas por lá.  


              
A localização é nobre, numa área belíssima, próxima a diversas opções gastronômicas (Parraxaxá e Camarada), além de muitos bares próximos para curtir um agito. Minha observação nesse aspecto está na distância até a Feirinha de Boa Viagem – que é um ponto obrigatório de visitação (o melhor é pegar um táxi, nem que seja na ida, porque o retorno merece uma caminhada para a digestão dos lanches – tapiocas e outros).  

As acomodações, as instalações e o atendimento do Marante Hotel são excepcionais. Só elogios e mais elogios. Possuem um restaurante pequeno onde servem o café da manhã, mas que serviu um pequeno e gostoso jantar (a la carte) de Ano-Novo. Um café da manhã excepcional, com muitas iguarias típicas. Toalhas e lençóis impecáveis – inclusive excelentes toalhas para serem levadas nos passeios de praia. Ambiente agradável e acolhedor -  super indicado. No calçadão há um excelente quiosque, com cocos verdes e amarelos, além de empadas fresquinhas para um lanchinho a qualquer hora.  
 

Para o Réveillon ficou um pouco longe do Palco, mas isso não foi um problema - demos uma caminhada pelas areias para dar uma espiadinha no show. Adoramos os hábitos dos moradores, eis que muitas famílias que residem nos edifícios da Orla (sim, nos da orla mesmo) levaram mesas e cadeiras para a areia (com toalhas e taças) para brindar a entrada de um novo ano. O clima foi de absoluta tranquilidade e como não estávamos junto ao Palco, não ficamos em meio à multidão.  

 
BEACH CLASS SUITES 

Minha passagem por esse Hotel foi rápida, mas prazerosa. O Hotel é lindo, com uma arquitetura diferenciada, com ótimas instalações e um atendimento primoroso. A localização? Maravilhosa, junto ao 3º Jardim. Os apartamentos são diferenciados, com uma vista da orla excepcional. Possui uma decoração mais cuidadosa, com belas telas adornando os corredores. Os atendentes são solícitos, sempre prontos a auxiliar e os procedimentos são céleres.  

O saguão é amplo e ótimo para uma leitura. As refeições, excelentes. Merece um retorno, com mais tempo de estadia para aproveitar tudo o que oferecem. Aprovadíssimo. 
 
 
 


 
A vista dos apartamentos é excepcional:
 




E a noite, sem palavras:
 


 
 
Mas Recife merece muitos e muitos retornos, a cidade é linda e o povo acolhedor

9 comentários

  1. Já me hospedei por umas três vezes no Marante e sempre fui mais que bem atendida. No ano passado, a trabalho, me hospedei no Onda Mar e realmente o pessoal não é muito acolhedor, mas acho que tem haver com o fato de ser um pouco mais barato, parece que não primam muito pela qualidade e sim mais pela quantidade, pelo fluxo. Agora a localização do Onda Mar e o seu café da manhã são perfeitos, pois também aproveitava para ir a pé na feirinha, bem tranquilo se não for muito tarde. Mas, podendo escolher, Marante toda a vida, pq lá o conjunto é perfeito, tem o atendimento, a vista e a proximidade com o Parraxaxá! Hum adorei lembrar dos momentos que vivi lá, maravilhosos. Ana

    ResponderExcluir
  2. Voltei. O Beach Class deve ser um luxo, passava na frente e achava um espetáculo, a construção já é maravilhosa, apesar de tirar o sol da areia a tarde. Abraço querida, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marante é especial mesmo, tb amei. A cidade é apaixonante e ser bem recebido é tdo, não? Abraços,
      Paula

      Excluir
  3. MARANTE, meu hotel preferido. Fui a muitos lugares, dentro e fora do Brasil, e do Marante não esqueço. Tudo nota 1.000 e que saudade do café da manhã. Pessoal gentilissimo mesmo na recepção, tdo facilitado, um luxo por um precinho justo. Os outros não conheço, não dá para opinar. Mas o Marante é bom, está num lugar lindo e ainda por cima junto ao Camarada e perto do Boteco. Abração querida e parabéns. !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, obrigada pelos gentis comentários. Tb gostei muito, inclusive do café é claro! Valeu.
      Paula

      Excluir
  4. Ana e João, espero que retornem sempre. Ovbrigada pelos muitos comentários deixados no blog! É um estimulo, sem dúvida.
    Abraços,
    Paula

    ResponderExcluir
  5. Pois é, pois é. hahahaa... Me hospedei no Onda Mar e fui mais ou menos bem atendida. Isso existe? O pessoal que atende no andar e na portaria são ótimos, mas a recepção? Bem mais ou menos mesmo. Não gostei muito da localização no que se refere a praia. Acredita que a noite eu não tive coragem de andar a pé até a feirinha, fui e voltei de taxi? Sou meio medrosa, coisa de gente do interior. Mas a cidade é muito linda, meu primeiro passeio pelo Nordeste. Um abraço, Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a gente não teve problema algum em ir e voltar até a feirinha. Tá certo que era um pouco deserto, não tinha muito movimento, mas levavamos apenas documento e dinheiro suficiente para um lanche. Quando ficamos no Onda Mar fomos várias vezes na feirinha, pela proximidade mesmo. Já nas outras oportunidades, de taxi, já não foram tantas assim...hahaha!!! Valeu pela visita!!!
      Paula
      ...

      Excluir
  6. Ops... e a hospedagem? Viu, tb achaste o hotel bom, né? O problema mesmo é o atendimento, que poderia (se ainda não foi) facilmente resolvido - treinamento de equipe. E a Copa chegando... Paula

    ResponderExcluir

Para o Topo