PITADAS DO RIO GRANDE: Expointer




A EXPOINTER - Exposição Internacional de Animais, ocorre anualmente no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, cidade distante 25Km de Porto Alegre. Local próximo a Capital e de fácil acesso -  de carro, ônibus ou trensurb (trem metropolitano).

Realizada desde 1972, primeiro a cada dois anos e após anualmente, é um sucesso absoluto de público. Atrai mais de quinhentos mil visitantes pagantes, de diversos Estados do país e de países sul-americanos.
No evento são expostos animais e máquinas agrícolas,  produtos da agricultura familiar, artesanato e outros. Além da exposição em si, há o importante comércio de animais de ponta e de maquinário agrícola – os leilões de animais transmitidos ao vivo pelo Canal Rural atraem grande público e compradores nacionais e internacionais.

As atrações ficam divididas entre diversos pavilhões. Nos reservados aos animais, é puro encantamento - há pássaros, coelhos, ovelhas, bovinos e equinos. Os pôneis fazem a alegria da garotada. O público além de conviver com os animais, presencia os cuidados dispensados pelos tratadores – banhos, tosas, ordenhas e outros.
O parque é um lugar para passear, ver os animais, conhecer um pouco da vida campeira e confraternizar com amigos e em família. Há um espaço destinado a alimentação popular, com diversas espécies de lanches distribuídas nos diversos stands. Entretanto, na rua coberta e em suas proximidades, encontram-se diversos bares e restaurantes, capazes de agradar até os mais exigentes. Há restaurantes vinculados as associações de criadores, onde são servidos pratos que utilizam as carnes provenientes da raça representada. Por ser um prato típico, o churrasco é encontrado por todos os lados. Querendo curtir uma conversa com os amigos, se pode escolher entre os diversos bares existentes aquele mais no estilo da turma, alguns com música ao vivo e todos com excelentes opções de lanches e bebidas.
Há uma área para o comércio mais sofisticado, onde se encontram lojas conhecidas no mercado, especialmente para comércio em botas, roupas e joias.
 
Bom, mas temos que ter claro que os destaques são mesmo os animais. Durante o evento circulam pela Feira os maiores expoentes nacionais de cada raça, quer em provas, quer nos leilões que ocorrem diariamente. Ser eleito o destaque de sua raça, além de ser uma vitória para qualquer criatório e de multiplicar o valor do exemplar e de seus descendentes, é um importante passo para o aprimoramento da produção.
 
 
 
A prova que atrai o maior público ao evento é, sem dúvida, o FREIO DE OURO – a prova final de seleção do melhor expoente da raça equina crioula. O Cavalo Crioulo é tido como o equino mais adaptado a lida campeira e as provas a que são submetidos busca o exemplar que melhor reúne as características da raça. Ao longo de quatro dias dezenas de exemplares são submetidos a diversas provas, que ao final culminam com a escolha do melhor pontuador  – provas de morfologia, funcional, mangueira, Bayard-Samento e paleteada. O público lota as arquibancadas – é uma festa.
 
 
 
 

 
 
 

 
Em 2012, como nos demais anos, o tempo oscilou. No primeiro final de semana, exatamente na final do Freio de Ouro, choveu e esfriou. Nos demais, dias de primavera.

3 comentários

  1. Já visitei essa feira, há uns 8 anos. Me perdi no pavilhão das ovelhas, não queria mais sair deles, passava a mão, acompanhei um parto, os cuidados, fiquei horas por lá, sai e voltei para me despedir. Nem preciso dizer que me perdi na comida também, um churrasco nunca visto antes, com uma salada de batata com maionese e ovos picados que jamais comi em outro lugar. Dei uma espiada numa das provas do freio de ouro, não entendi nada, mas fiquei fascinada com a beleza dos animais e com a paixão do povo. Um dia ainda retorno. Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que já conheces, mas precisas retornar, está a cada ano melhor. Abraços,
      Paula

      Excluir
  2. Gostamos muito do Freio de Ouro e sempre acompanhamos pelo Canal Rural. Deve ser muito especial ao vivo. Nesse ano não podemos acompanhar a final, pois estávamos viajando, uma pena.

    ResponderExcluir

Para o Topo